Responsabilidade social universitária na formação de professores
relação teoria-prática no Programa Institucional de Iniciação à Docência
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.19721Palavras-chave:
Formação de professores, Saberes docentes, Prática pedagógicaResumo
A formação inicial de professores implica considerar a responsabilidade da universidade quanto ao seu compromisso social diante das mudanças no campo da educação e, também, considerar, nesse processo, um conjunto de saberes necessários às atividades docentes. O objetivo deste estudo é apresentar os resultados de um programa de formação inicial de professores, mediante o Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre a Universidade Estadual do Piauí e a Prefeitura Municipal de Corrente/PI, denominado Programa Institucional de Iniciação à Docência. Foram adotadas as abordagens quantitativa e qualitativa na pesquisa e utilizada a técnica survey para o levantamento de dados. Participaram da pesquisa 40 sujeitos: 17 professores, 6 gestores e 17 bolsistas. Destacam-se dois pontos de importância: satisfatoriamente, as atividades desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Iniciação à Docência são muito adequadas; os desafios apontados pelos sujeitos participantes referem-se muito mais ao processo de ensino-aprendizagem na educação básica do que propriamente à metodologia e à logística do programa.
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