Responsabilidade social universitária na formação de professores

relação teoria-prática no Programa Institucional de Iniciação à Docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.19721

Palavras-chave:

Formação de professores, Saberes docentes, Prática pedagógica

Resumo

A formação inicial de professores implica considerar a responsabilidade da universidade quanto ao seu compromisso social diante das mudanças no campo da educação e, também, considerar, nesse processo, um conjunto de saberes necessários às atividades docentes. O objetivo deste estudo é apresentar os resultados de um programa de formação inicial de professores, mediante o Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre a Universidade Estadual do Piauí e a Prefeitura Municipal de Corrente/PI, denominado Programa Institucional de Iniciação à Docência. Foram adotadas as abordagens quantitativa e qualitativa na pesquisa e utilizada a técnica survey para o levantamento de dados. Participaram da pesquisa 40 sujeitos: 17 professores, 6 gestores e 17 bolsistas. Destacam-se dois pontos de importância: satisfatoriamente, as atividades desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Iniciação à Docência são muito adequadas; os desafios apontados pelos sujeitos participantes referem-se muito mais ao processo de ensino-aprendizagem na educação básica do que propriamente à metodologia e à logística do programa.

 

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Biografia do Autor

Raimunda Maria da Cunha Ribeiro, Universidade Estadual do Piauí

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Realizou estágio pós-doutoral no PPGED na Universidade do Oeste de Santa Catarina em Joaçaba/SC. Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual do Piauí, no campus de Corrente/PI, no curso de Pedagogia. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas Educacionais (Cnpq).

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Publicado

24-08-2020

Como Citar

RIBEIRO, R. M. da C. . Responsabilidade social universitária na formação de professores: relação teoria-prática no Programa Institucional de Iniciação à Docência. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–19, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.19721. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/19721. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos