Aprendizagem baseada em problemas como método de ensino na formação médica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.19801

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Problemas, Ensino-aprendizagem, Metodologias ativas, Ensino superior, Educação médica, Estudante de Medicina

Resumo

As metodologias ativas de aprendizagem, dentre elas a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), representam um dos principais métodos inovadores de ensino. No entanto, embora diversas Instituições orientem seus cursos pela ABP, a literatura ainda é relativamente recente sobre a percepção do estudante em relação às contribuições e à importância do método. O presente estudo tem por objetivo relatar a experiência discente nas sessões tutoriais da ABP e suas contribuições na formação acadêmica em Medicina. As sessões tutoriais fomentam a formação de alunos críticos, autônomos e participativos, fazendo com que eles assumam a responsabilidade pelo seu aprendizado. Por outro lado, a pressão e o medo de fracassar podem atrapalhar e/ou comprometer o processo de ensino-aprendizagem. É importante destacar que o sucesso do método não é apenas função do educando, mas depende de outros fatores que incluem aceitação do método pelo discente, proatividade do tutor, infraestrutura, situação-problema bem elaborada e outros elementos que devem ser considerados na sua implementação.

Biografia do Autor

  • Maylon Wellik dos Santos Carvalho, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Paulo Afonso, BA, Brasil.

    Estudante do curso de graduação em medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), campusPaulo Afonso, Bahia.

  • Wellen Zane Nunes Andrade, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Paulo Afonso, BA, Brasil.

    Graduanda em Medicina pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), campus Paulo Afonso, Bahia.

  • Isaac Farias Cansanção, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Paulo Afonso, BA, Brasil.

    Doutor em Biotecnologia pela Universidade Federal do Ceará (RENORBIO/UFC), professor adjunto do Colegiado de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), campus Paulo Afonso, Bahia e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da UNIVASF.

  • Maria Augusta Vasconcelos Palácio, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Paulo Afonso, BA, Brasil.

    Doutora em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professora adjunta do Colegiado de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), campus Paulo Afonso, Bahia.

  • Iukary Oliveira Takenami, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Paulo Afonso, BA, Brasil.

    Doutora em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa pelo Instituto Gonçalo Moniz (IGM), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Professora adjunta do Colegiado de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), campus Paulo Afonso, Bahia.

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Publicado

31-08-2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Aprendizagem baseada em problemas como método de ensino na formação médica. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–21, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.19801. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/19801. Acesso em: 26 dez. 2024.

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