Estratégias para aprendizagem sobre hanseníase no ensino em saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.38304

Palavras-chave:

Hanseníase, aprendizagem, ensino superior, saúde, tecnologias de informação e comunicação

Resumo

O ensino na graduação em saúde deve integrar problemas mais frequentes que influenciam a situação de saúde do território. No caso da hanseníase, percebem-se lacunas na formação de profissionais para atuar no cuidado às pessoas com essa condição. Estratégias inovadoras poderão contribuir para a divulgação e abordagem da hanseníase, como é o caso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Objetiva-se identificar como a hanseníase tem sido abordada no processo de ensino-aprendizagem em cursos de graduação em saúde e como as TDIC podem ser integradas nesse contexto. Trata-se de revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados SciELO, LILACS, BVS e MEDLINE, com publicações entre 2011 e 2020. O ensino da hanseníase mostra-se limitado na formação dos profissionais da saúde. No entanto, estratégias pedagógicas, como atividades extracurriculares, vivência prática e problematização, foram utilizadas em cursos de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia. Não há estudos que explorem as potencialidades das TDIC no ensino da hanseníase.

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Biografia do Autor

Jorge Fernando Pereira Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Paulo Afonso, BA, Brasil.

Graduando em Medicina pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Paulo Afonso/BA. Participou como membro do Grupo de Pesquisa Ensino e Cuidado em Saúde (GPECS) e atuou no projeto de iniciação científica (PIBIC: 2019-2021).

Iukary Takenami, Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Paulo Afonso, BA, Brasil.

Docente do curso de Medicina na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Paulo Afonso/BA. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (PgBSMI) do Instituto Gonçalo Moniz (IGM/Fiocruz). É vice-líder do Grupo de Pesquisa Ensino e Cuidado em Saúde (GPECS) e membro do Grupo de Pesquisa Clínica Fiocruz em tuberculose.

Maria Augusta Vasconcelos Palácio, Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Paulo Afonso, BA, Brasil.

Docente do curso de Medicina na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Paulo Afonso/BA. Doutora em Educação em Ciências e Saúde pelo Instituto NUTES da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É líder do Grupo de Pesquisa Ensino e Cuidado em Saúde (GPECS) e membro do Grupo de Pesquisa Clínica Cuidado e Gestão em Saúde (GPCLIN).

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Publicado

05-09-2022

Como Citar

SILVA, J. F. P. .; TAKENAMI, I. .; PALÁCIO, M. A. V. . Estratégias para aprendizagem sobre hanseníase no ensino em saúde. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 12, p. 1–21, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.38304. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/38304. Acesso em: 25 abr. 2024.

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