A formação continuada em tutoria a partir da interação no ambiente virtual
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2014.1982Palavras-chave:
Educação a distância, Tutoria, Formação continuada, Sala de tutores, Docência do ensino superiorResumo
Este artigo relata a formação continuada da Tutoria na experiência de educação a distância (EaD) implementada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) por meio do GIZ/Prograd. No contexto do Reuni, o GIZ implementou o Curso Formação em Docência do Ensino Superior. Ofertado a mestrandos e doutorandos da UFMG, o curso dispõe de uma equipe composta, em sua maioria, por pós-graduandos em Educação, além de funcionários do GIZ. A formação acontece em um espaço de interação virtual – Sala dos Tutores – no qual as estratégias didático-pedagógicas são discutidas antes de serem implementadas. Os desafios em estabelecer uma dinâmica pedagógica eficiente, com base nos aspectos teóricos, metodológicos e tecnológicos da formação, foco desta análise, foram sistematicamente discutidos e desenvolvidos nesse espaço, ao mesmo tempo que ocorria a formação teórico-prática dos sujeitos. Os resultados remetem à reflexão sobre as potencialidades pedagógicas da formação a distância dos sujeitos que atuarão com a Tutoria em EaD.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).