A formação continuada em tutoria a partir da interação no ambiente virtual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2014.1982

Palavras-chave:

Educação a distância, Tutoria, Formação continuada, Sala de tutores, Docência do ensino superior

Resumo

Este artigo relata a formação continuada da Tutoria na experiência de educação a distância (EaD) implementada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) por meio do GIZ/Prograd. No contexto do Reuni, o GIZ implementou o Curso Formação em Docência do Ensino Superior. Ofertado a mestrandos e doutorandos da UFMG, o curso dispõe de uma equipe composta, em sua maioria, por pós-graduandos em Educação, além de funcionários do GIZ. A formação acontece em um espaço de interação virtual – Sala dos Tutores – no qual as estratégias didático-pedagógicas são discutidas antes de serem implementadas. Os desafios em estabelecer uma dinâmica pedagógica eficiente, com base nos aspectos teóricos, metodológicos e tecnológicos da formação, foco desta análise, foram sistematicamente discutidos e desenvolvidos nesse espaço, ao mesmo tempo que ocorria a formação teórico-prática dos sujeitos. Os resultados remetem à reflexão sobre as potencialidades pedagógicas da formação a distância dos sujeitos que atuarão com a Tutoria em EaD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Igor Adolfo Assaf Mendes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Possui graduação em Ciências Sociais (2008), mestrado em Sociologia (2012) e doutorado em Educação com ênfase em Sociologia da Educação, todas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Jacqueline de Castro Laranjo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Ciências Biológicas, especialização em Processo Ensino-Aprendizagem e Mestrado em Educação.

Francys Silva Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Possui graduação/licenciatura em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007).

Downloads

Publicado

2014-10-15

Como Citar

MENDES, I. A. A.; LARANJO, J. de C.; ARAÚJO, F. S. A formação continuada em tutoria a partir da interação no ambiente virtual. Revista Docência do Ensino Superior, [S. l.], v. 4, p. 73-100, 2014. DOI: 10.35699/2237-5864.2014.1982. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/1982. Acesso em: 28 out. 2020.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)