Avaliação da aprendizagem
perspectiva de professores e alunos da Universidade Federal de Uberlândia
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.19866Palavras-chave:
Avaliação da aprendizagem, Ações formativas, (Re)construção de saberesResumo
Neste estudo são investigadas as contribuições de ações formativas para a (re)construção das concepções de avaliação da aprendizagem. Buscamos investigar como docentes e discentes do contexto universitário compreendem a avaliação da aprendizagem, além de identificar as principais dificuldades por eles enfrentadas. Trata-se de uma investigação de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação crítico-colaborativa (PIMENTA, 2005). Os dados apresentados foram obtidos a partir da técnica brainstorming (NÓBREGA; LOPES NETO; SANTOS, 1997), realizada com professores e estudantes do curso de Enfermagem de uma Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Os resultados indicaram que docentes e alunos apresentam diversos desafios a serem superados em relação a avaliação, a citar insegurança, medo e a perspectiva punitiva. Entretanto, um diálogo reflexivo, ancorado em pressupostos teóricos, mediado por pesquisadoras do campo da pedagogia universitária, corroborou para que ambas as partes pudessem rever e reconstruir as concepções de avaliação da aprendizagem para além de uma perspectiva meramente somativa.
Downloads
Referências
ALVES, Hobedes de Albuquerque; CAMPOS, Fábio Ferreira da Costa; NEVES, André Menezes Marques das. Aplicação da técnica criativa “brainstorming clássico” na geração de alternativas na criação de games. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS PARA COMPUTADOR E ENTRETENIMENTO DIGITAL, 6., 2007, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: SBgames, 2007.
AVALIAÇÃO. In: MICHAELIS ON-LINE. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/. Acesso em: 04 de nov. de 2019.
BOGDAN, Roberto Carlos; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora, 1994.
BURNIER, Suzana. Dinamizar suas aulas diversificando as técnicas de ensino. Belo Horizonte: CEFET-MG, 2005. Disponível em: https://www.leticiacapelao.com/arquivos/profissional/Apostila%20T%E9cnicas%20de%20Ensino.pdf. Acesso em: 20 out. 2020.
CUNHA, Maria Isabel da. Professor da Educação Superior. In: MOROSINI, Marilia Costa. Enciclopédia de pedagogia universitária: glossário. Brasília: Inep, 2006.
FERNÁNDEZ CRUZ, Manuel. Desarrollo profesional docente. Granada: Grupo Editorial Universitário, 2006.
FREITAS, Luiz Carlos. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas: Papirus, 2006.
GIL, Antônio Carlos. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2012.
IBIAPINA, Ivana Maria. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Líder Livro, 2008.
KENSKI, Vani Moreira. Repensando a avaliação da aprendizagem. In: VEIGA, Ilma Passos. Repensando a didática. Campinas: Papirus, 2013.
MELO, Geovana Ferreira. Pedagogia universitária: aprender a profissão, profissionalizar a docência. Curitiba: CRV, 2018.
NÓBREGA, Maria de Magdala; LOPES NETO, David; SANTOS, Sérgio Ribeiro dos. Uso da técnica de brainstorming para tomada de decisões na equipe de enfermagem de saúde pública. Revista Brasileira de Enfermagem, [S.l.], v. 50, n. 2, p. 247-256, abr./jun. 1997. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-71671997000200009.
PIMENTA, Selma Garrido. Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 521-539, set./dez. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300013.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; WACHOWICZ, Lílian Anna. Avaliação formativa no ensino superior: que resistências manifestam os professores e os alunos? In: ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo; ALVES; Leonir Pessati. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: UNIVILLE, 2006. p. 121-139.
SILVA, Natália Luiza. Avaliação formativa no ensino superior: avanços e contradições. 2015. 171 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.
SOARES, Sandra Regina. Pedagogia universitária: campo de prática, formação e pesquisa na contemporaneidade. In: NASCIMENTO, Antônio Dias; HETKOWSKI, Maria Tânia (org.). Educação e Contemporaneidade: pesquisas científicas e tecnológicas. Salvador: Edufba, 2009.
SOUSA, Jesus Maria et al. Pensar a avaliação do ensino superior. In: Pensar a avaliação do ensino superior: propostas para um debate indispensável. Porto: Vida Económica Editorial, 2015. p. 71.
VILELA, Naiara Sousa. (Trans)formar a docência na universidade: possibilidades evidenciadas a partir de uma pesquisa com professores bacharéis. 2020. 214 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.92. Acesso em: 20 out. 2020.
VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Práticas avaliativas no contexto do trabalho pedagógico universitário: formação da cidadania crítica. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; NAVES, Marisa Lomônaco de Paula (org.). Currículo e a avaliação na educação superior. Araraquara: JM, 2005. p. 163.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Naiara Sousa Vilela, Geovana Ferreira Melo, Marlei José de Souza Dias
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).