Avaliação da aprendizagem
perspectiva de professores e alunos da Universidade Federal de Uberlândia
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.19866Palavras-chave:
Avaliação da aprendizagem, Ações formativas, (Re)construção de saberesResumo
Neste estudo são investigadas as contribuições de ações formativas para a (re)construção das concepções de avaliação da aprendizagem. Buscamos investigar como docentes e discentes do contexto universitário compreendem a avaliação da aprendizagem, além de identificar as principais dificuldades por eles enfrentadas. Trata-se de uma investigação de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação crítico-colaborativa (PIMENTA, 2005). Os dados apresentados foram obtidos a partir da técnica brainstorming (NÓBREGA; LOPES NETO; SANTOS, 1997), realizada com professores e estudantes do curso de Enfermagem de uma Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Os resultados indicaram que docentes e alunos apresentam diversos desafios a serem superados em relação a avaliação, a citar insegurança, medo e a perspectiva punitiva. Entretanto, um diálogo reflexivo, ancorado em pressupostos teóricos, mediado por pesquisadoras do campo da pedagogia universitária, corroborou para que ambas as partes pudessem rever e reconstruir as concepções de avaliação da aprendizagem para além de uma perspectiva meramente somativa.
Referências
ALVES, Hobedes de Albuquerque; CAMPOS, Fábio Ferreira da Costa; NEVES, André Menezes Marques das. Aplicação da técnica criativa “brainstorming clássico” na geração de alternativas na criação de games. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS PARA COMPUTADOR E ENTRETENIMENTO DIGITAL, 6., 2007, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: SBgames, 2007.
AVALIAÇÃO. In: MICHAELIS ON-LINE. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/. Acesso em: 04 de nov. de 2019.
BOGDAN, Roberto Carlos; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora, 1994.
BURNIER, Suzana. Dinamizar suas aulas diversificando as técnicas de ensino. Belo Horizonte: CEFET-MG, 2005. Disponível em: https://www.leticiacapelao.com/arquivos/profissional/Apostila%20T%E9cnicas%20de%20Ensino.pdf. Acesso em: 20 out. 2020.
CUNHA, Maria Isabel da. Professor da Educação Superior. In: MOROSINI, Marilia Costa. Enciclopédia de pedagogia universitária: glossário. Brasília: Inep, 2006.
FERNÁNDEZ CRUZ, Manuel. Desarrollo profesional docente. Granada: Grupo Editorial Universitário, 2006.
FREITAS, Luiz Carlos. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas: Papirus, 2006.
GIL, Antônio Carlos. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2012.
IBIAPINA, Ivana Maria. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Líder Livro, 2008.
KENSKI, Vani Moreira. Repensando a avaliação da aprendizagem. In: VEIGA, Ilma Passos. Repensando a didática. Campinas: Papirus, 2013.
MELO, Geovana Ferreira. Pedagogia universitária: aprender a profissão, profissionalizar a docência. Curitiba: CRV, 2018.
NÓBREGA, Maria de Magdala; LOPES NETO, David; SANTOS, Sérgio Ribeiro dos. Uso da técnica de brainstorming para tomada de decisões na equipe de enfermagem de saúde pública. Revista Brasileira de Enfermagem, [S.l.], v. 50, n. 2, p. 247-256, abr./jun. 1997. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-71671997000200009.
PIMENTA, Selma Garrido. Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 521-539, set./dez. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300013.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; WACHOWICZ, Lílian Anna. Avaliação formativa no ensino superior: que resistências manifestam os professores e os alunos? In: ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo; ALVES; Leonir Pessati. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: UNIVILLE, 2006. p. 121-139.
SILVA, Natália Luiza. Avaliação formativa no ensino superior: avanços e contradições. 2015. 171 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.
SOARES, Sandra Regina. Pedagogia universitária: campo de prática, formação e pesquisa na contemporaneidade. In: NASCIMENTO, Antônio Dias; HETKOWSKI, Maria Tânia (org.). Educação e Contemporaneidade: pesquisas científicas e tecnológicas. Salvador: Edufba, 2009.
SOUSA, Jesus Maria et al. Pensar a avaliação do ensino superior. In: Pensar a avaliação do ensino superior: propostas para um debate indispensável. Porto: Vida Económica Editorial, 2015. p. 71.
VILELA, Naiara Sousa. (Trans)formar a docência na universidade: possibilidades evidenciadas a partir de uma pesquisa com professores bacharéis. 2020. 214 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.92. Acesso em: 20 out. 2020.
VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Práticas avaliativas no contexto do trabalho pedagógico universitário: formação da cidadania crítica. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; NAVES, Marisa Lomônaco de Paula (org.). Currículo e a avaliação na educação superior. Araraquara: JM, 2005. p. 163.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Naiara Sousa Vilela, Geovana Ferreira Melo, Marlei José de Souza Dias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).