Ações formativas no contexto universitário

saberes e identidade docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2017.2223

Palavras-chave:

Desenvolvimento profissional universitário, Prática pedagógica, Formação continuada

Resumo

O presente artigo aprofunda discussões referentes a uma investigação que teve como temática processos formativos de professores universitários. A pesquisa foi orientada pelos seguintes questionamentos: quais saberes são necessários para a prática do docente universitário? De que forma as ações formativas contribuíram para o desenvolvimento profissional dos professores? Objetivamos investigar a contribuição do curso oferecido pela Divisão de Formação Docente da instituição federal pesquisada e as mudanças ocorridas nas concepções de prática pedagógica dos docentes universitários. Realizamos uma análise qualitativa de dados, a partir da pesquisa bibliográfica, além de questionários e entrevistas junto aos professores de uma universidade pública da região do Triângulo Mineiro. A análise demonstrou transformações nas concepções desses docentes no que se refere aos aspectos das ações didático-pedagógicas que exercem, as quais destacamos construção e reconstrução de saberes e identidade profissional docente.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Naiara Sousa Vilela, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG, Brasil.

Mestre em Educação e especialista em Docência Universitária pela Universidade Federal de Uberlândia, graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Docência na Educação Básica e Superior – GEPDEBS, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação – FACED/UFU.

Geovana Ferreira Melo, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás, mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia e graduada em Pedagogia pela Universidade de Uberaba. Professora associada da Universidade Federal de Uberlândia. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Docência na Educação Básica e Superior – GEPDEBS, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação – FACED/UFU.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

VILELA, N. S.; MELO, G. F. Ações formativas no contexto universitário: saberes e identidade docente. Revista Docência do Ensino Superior, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 94-109, 2017. DOI: 10.35699/2237-5864.2017.2223. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2223. Acesso em: 30 out. 2020.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)