Ações formativas no contexto universitário
saberes e identidade docente
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2017.2223Palavras-chave:
Desenvolvimento profissional universitário, Prática pedagógica, Formação continuadaResumo
O presente artigo aprofunda discussões referentes a uma investigação que teve como temática processos formativos de professores universitários. A pesquisa foi orientada pelos seguintes questionamentos: quais saberes são necessários para a prática do docente universitário? De que forma as ações formativas contribuíram para o desenvolvimento profissional dos professores? Objetivamos investigar a contribuição do curso oferecido pela Divisão de Formação Docente da instituição federal pesquisada e as mudanças ocorridas nas concepções de prática pedagógica dos docentes universitários. Realizamos uma análise qualitativa de dados, a partir da pesquisa bibliográfica, além de questionários e entrevistas junto aos professores de uma universidade pública da região do Triângulo Mineiro. A análise demonstrou transformações nas concepções desses docentes no que se refere aos aspectos das ações didático-pedagógicas que exercem, as quais destacamos construção e reconstrução de saberes e identidade profissional docente.
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