Sentidos e competências docentes para o exercício do magistério superior
um estudo de representações sociais
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2016.2115Palavras-chave:
Docência. Ensino superior. Representações sociais., Docência, Ensino superior, Representações sociaisResumo
Este artigo analisa as representações sociais de docência no ensino superior compartilhadas por estudantes de graduação. Parte do pressuposto que o cenário de transformações e expansão da educação superior interfere na construção de representações sociais e implica o processo de profissionalização docente. O referencial teórico-metodológico adotado na investigação foi a Teoria das Representações Sociais, de Moscovici. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como campo empírico uma instituição de ensino superior privada. Os sujeitos, 21 estudantes de licenciaturas diversas, responderam a uma entrevista semiestruturada, cujos dados foram tratados com o suporte da Análise de Conteúdo, de Bardin. A docência no ensino superior foi representada como profissão que requer conhecimentos e competências específicas, constituída como atividade que demanda compromisso, responsabilidade e ética. Os achados da presente investigação sugerem a necessidade de investimentos na formação pedagógica dos professores e no desenvolvimento dos saberes pedagógicos e das competências necessárias à docência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).