Sentidos e competências docentes para o exercício do magistério superior

um estudo de representações sociais

  • Mônica Patrícia da Silva Sales Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-8626-2102
  • Laêda Bezerra Machado Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil.
Palavras-chave: Docência. Ensino superior. Representações sociais., Docência, Ensino superior, Representações sociais

Resumo

Este artigo analisa as representações sociais de docência no ensino superior compartilhadas por estudantes de graduação. Parte do pressuposto que o cenário de transformações e expansão da educação superior interfere na construção de representações sociais e implica o processo de profissionalização docente. O referencial teórico-metodológico adotado na investigação foi a Teoria das Representações Sociais, de Moscovici. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como campo empírico uma instituição de ensino superior privada. Os sujeitos, 21 estudantes de licenciaturas diversas, responderam a uma entrevista semiestruturada, cujos dados foram tratados com o suporte da Análise de Conteúdo, de Bardin. A docência no ensino superior foi representada como profissão que requer conhecimentos e competências específicas, constituída como atividade que demanda compromisso, responsabilidade e ética. Os achados da presente investigação sugerem a necessidade de investimentos na formação pedagógica dos professores e no desenvolvimento dos saberes pedagógicos e das competências necessárias à docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Patrícia da Silva Sales, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil.

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestre em Educação, especialista em Gestão da Escola e Coordenação Pedagógica e graduada em Pedagogia. Professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru atuando nos cursos de licenciatura em Pedagogia, Letras, História e Filosofia.

Laêda Bezerra Machado, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil.

Doutora em Educação, professora associada, vinculada ao Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional e ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil.

Referências

ABRIC, Jean-Claude. A abordagem estrutural das Representações Sociais. In: Estudos Interdisciplinares de representação social. 2. ed. Goiânia: AB, 2000. p. 27-38.

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Representações sociais: desenvolvimentos atuais e aplicações à educação. In: ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith et al. Linguagens, espaços e tempos no ensinar e aprender. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. p. 57-73.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, LDA, 2010.

CASTANHO, Maria Eugênia L. M. A qualidade do Ensino Superior numa sociedade em processo de mudança acelerada: docência e inovação através de história oral temática. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 23, 2000, Caxambu-MG. Anais eletrônicos... Caxambu-MG: ANPED, 2000. Disponível em: <http://www.anped.org.br>. Acesso em: 15 maio 2010.

CUNHA, Maria Isabel da. Trajetórias e lugares de formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara, SP: Junqueira&Marin; Brasília, DF: CAPES/CNPQ, 2010.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 21. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MASETTO, Marcos T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.

MELO, Márcia M. Oliveira; CORDEIRO, Telma Santa Clara (Org.). Formação Pedagógica e docência do professor universitário: um debate em construção. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2008.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigação em psicologia social. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

PIMENTA, Selma Garrido. ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2008.

RIOS, Teresinha Azerêdo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

SANTOS, Maria do Carmo. As representações sociais de gênero das professoras sobre o magistério: feminização – feminilização do campo socioprofissional. 2004. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.

SANTOS, Patrícia Irene dos. Profissão docente:um estudo das representações sociais do ser professor. 2010. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

ZABALZA, Miguel A. O ensino universitário:seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Publicado
2016-05-23
Como Citar
SALES, M. P. DA S.; MACHADO, L. B. Sentidos e competências docentes para o exercício do magistério superior. Revista Docência do Ensino Superior, v. 6, n. 1, p. 211-234, 23 maio 2016.
Seção
Artigos

Most read articles by the same author(s)