Sentidos e competências docentes para o exercício do magistério superior

um estudo de representações sociais

Autores

  • Mônica Patrícia da Silva Sales Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-8626-2102
  • Laêda Bezerra Machado Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2016.2115

Palavras-chave:

Docência. Ensino superior. Representações sociais., Docência, Ensino superior, Representações sociais

Resumo

Este artigo analisa as representações sociais de docência no ensino superior compartilhadas por estudantes de graduação. Parte do pressuposto que o cenário de transformações e expansão da educação superior interfere na construção de representações sociais e implica o processo de profissionalização docente. O referencial teórico-metodológico adotado na investigação foi a Teoria das Representações Sociais, de Moscovici. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como campo empírico uma instituição de ensino superior privada. Os sujeitos, 21 estudantes de licenciaturas diversas, responderam a uma entrevista semiestruturada, cujos dados foram tratados com o suporte da Análise de Conteúdo, de Bardin. A docência no ensino superior foi representada como profissão que requer conhecimentos e competências específicas, constituída como atividade que demanda compromisso, responsabilidade e ética. Os achados da presente investigação sugerem a necessidade de investimentos na formação pedagógica dos professores e no desenvolvimento dos saberes pedagógicos e das competências necessárias à docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Patrícia da Silva Sales, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil.

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestre em Educação, especialista em Gestão da Escola e Coordenação Pedagógica e graduada em Pedagogia. Professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru atuando nos cursos de licenciatura em Pedagogia, Letras, História e Filosofia.

Laêda Bezerra Machado, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil.

Doutora em Educação, professora associada, vinculada ao Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional e ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil.

Downloads

Publicado

23-05-2016

Como Citar

SALES, M. P. da S.; MACHADO, L. B. Sentidos e competências docentes para o exercício do magistério superior: um estudo de representações sociais. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 6, n. 1, p. 211–234, 2016. DOI: 10.35699/2237-5864.2016.2115. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2115. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)