Trabalho docente
algumas indicações de professores de instituições superiores privadas
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2017.2293Palavras-chave:
Trabalho, Docência, Educação superiorResumo
Este artigo tem como objetivo compreender o modo como os professores concebem o trabalho docente na educação superior, analisando as atividades desenvolvidas no cotidiano de diferentes instituições particulares do Agreste de Pernambuco. A pesquisa envolveu 22 professores dos cursos de licenciaturas, que responderam a um questionário composto por questões abertas e fechadas. Os resultados revelaram que os professores sentem-se satisfeitos com o trabalho e com a profissão e veem o trabalho docente como desafiante, motivador, prazeroso e de relevância social. Ao mesmo tempo, eles destacam os diversos desafios enfrentados pelas Instituições de Educação Superior e seus profissionais, sobretudo aqueles ligados ao perfil do aluno. O quadro que se apresenta em relação ao trabalho docente é ambíguo, pois há por um lado uma sensação de bem-estar, ao mesmo tempo em que o trabalho é desafiante e limitado.
Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, LDA, 2010.
BATISTA, A. S.; CODO, W. Crise de identidade e sofrimento. In: CODO, W. (org.). Educação, carinho e trabalho. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2006. p. 60-88.
BRASIL. Censo da Educação Superior. INEP/MEC, 2013. Disponível em: . Acesso em: 18 nov. 2015.
DOISE, W.; MOSCOVICI, S. Dissensões e consenso: uma teoria geral das decisões coletivas.Tradução de Maria Fernanda Jesuino. Lisboa: Livros Horizontes LDA, 1991.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia:saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia da indignação:cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
GATTI, B. A. et al. Atratividade da carreira docente. Estudos & Pesquisas Educacionais, São Paulo, Fundação Victor Civita, n. 1, p. 139-211, maio 2009.
SALES, M. P. S.; SILVA, W. R. Razões e expectativas da escolha profissional docente: o curso de pedagogia em foco. Revista Formação Docente, Belo Horizonte, Editora Autêntica, v. 9, n. 15, p. 129-147, ago./dez. 2016.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente:elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).