O portfólio como instrumento didático

o processo de construção/constituição do “ser professor”

  • Daniel Alberto Santos e Santos Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, BA, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6695-3638
  • Maria Geralda Gomes Aguiar Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, BA, Brasil.
Palavras-chave: Portfólio, Fazer docente, Aluno

Resumo

Este relato descreve experiências de aprendizagens vividas na disciplina “Didática Aplicada à Saúde”, do mestrado acadêmico em Saúde Coletiva, a partir da construção do portfólio. A estratégia de elaboração do portfólio envolve trocas de experiências relevantes para construção/constituição do ser professor. O eixo do relato reside na descrição de momentos significativos relacionados às práticas pedagógicas no cotidiano da sala de aula. No primeiro momento, relatam-se as experiências vivenciadas na disciplina; no segundo, apresentam-se as vicissitudes do mapa conceitual; no terceiro, detalham-se as peculiaridades do planejamento e do desenvolvimento de um seminário e, em seguida, as experiências com a estratégia do painel integrado. Após isso, são descritas as particularidades da elaboração e da execução da aula e o papel dos textos para aprendizagem. A construção do portfólio permitiu ao aluno em formação entrar em contato com ferramentas que estimulam a investigação, a capacidade de síntese, a autorreflexão e a autoavaliação, favorecendo a aprendizagem significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Alberto Santos e Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, BA, Brasil.

Psicólogo, especialista em Saúde Mental, mestrando em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Pesquisador integrante do Núcleo de Epidemiologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (NEPI-UEFS).

Maria Geralda Gomes Aguiar, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, BA, Brasil.

Enfermeira, mestre em Enfermagem pela Universidade de São Paulo, doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professora titular da Universidade Estadual de Feira de Santana. Coordenadora do Núcleo Integrado de Estudos e Pesquisas sobre o Cuidar/Cuidado (NUPEC).

Referências

CARABETTA JÚNIOR, V. C. A utilização de mapas conceituais como recurso didático para a construção e a inter-relação de conceitos.Revista Brasileira de Educação Médica, São Paulo,v.37, n. 3, p. 441-447, 2013.

CONTRERAS, J. Autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.

D’ÁVILA, C. M. Didática: a arte de formar professores no contexto universitário. In: D’ÁVILA, C. M.; VEIGA, I. P. A. (Org.). Didática e docência na educação superior:implicações para a formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2012. p. 15-30.

GESSINGER, R. M. Seminário. In: ______. A gestão da aula universitária na PUCRS. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2008. p. 165–168.

LIBÂNEO, J. C. Didática.São Paulo: Cortez, 1994.

NOVAK, J. D. Uma teoria de educação. São Paulo: Pioneira, 1982.

PILETTI, C. Didática geral.19. ed. São Paulo: Ática, 1995.

RIBAS, M. H. Avaliação formativa: sua importância para o processo ensino-aprendizagem. In: NADAL, B. G. (Org.). Práticas pedagógicas nos anos iniciais: concepção e ação. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2007. p. 147-164.

SILVA, J. M. A. et al. Quiz: um questionário eletrônico para autoavaliação e aprendizagem em genética e biologia molecular. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 34, n. 4, p. 607-614, 2010.

SMOLE, K. C. S. Avaliação escolar. 2004. Disponível em: <http://www.salesianos.com.br/downloads/SubsidioRSE6.pdf>. Acesso em 28 jul. 2011.

TAKAHASHI, R. T.; FERNANDES, M. F. P. Plano de aula: conceitos e metodologia. Acta Paul. Enf., São Paulo, v. 17, n. 1, p. 114-118, 2004.

TANJI, S.; SILVA, C. M. S. L. M. D. As potencialidades e fragilidades do portfólio reflexivo na visão dos estudantes de enfermagem. Revista de Enfermagem, UERJ, n. 16, v. 3, p. 392-398, jul./set. 2008. Disponível em: <http://www.facenf.uerj.br/v16n3/v16n3a16.pdf>. Acesso: 01 mar. 2013.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional.12. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

VEIGA, I. P. A (Org.). Lições de didática. Campinas, SP: Papirus, 1996.

WATERMAN, M. A. Teaching portfolios for summative and peer evaluation. In: SIXTH AMERICAN ASSOCIATION FOR HIGHER EDUCATION CONFERENCE ON ASSESSMENT FOR HIGHER EDUCATION, 6., 1991, San Francisco.

Publicado
2016-05-23
Como Citar
SANTOS, D. A. S. E; AGUIAR, M. G. G. O portfólio como instrumento didático. Revista Docência do Ensino Superior, v. 6, n. 1, p. 91-112, 23 maio 2016.
Seção
Artigos

Most read articles by the same author(s)