O portfólio como instrumento didático

o processo de construção/constituição do “ser professor”

Autores

  • Daniel Alberto Santos e Santos Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, BA, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6695-3638
  • Maria Geralda Gomes Aguiar Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, BA, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2016.2126

Palavras-chave:

Portfólio, Fazer docente, Aluno

Resumo

Este relato descreve experiências de aprendizagens vividas na disciplina “Didática Aplicada à Saúde”, do mestrado acadêmico em Saúde Coletiva, a partir da construção do portfólio. A estratégia de elaboração do portfólio envolve trocas de experiências relevantes para construção/constituição do ser professor. O eixo do relato reside na descrição de momentos significativos relacionados às práticas pedagógicas no cotidiano da sala de aula. No primeiro momento, relatam-se as experiências vivenciadas na disciplina; no segundo, apresentam-se as vicissitudes do mapa conceitual; no terceiro, detalham-se as peculiaridades do planejamento e do desenvolvimento de um seminário e, em seguida, as experiências com a estratégia do painel integrado. Após isso, são descritas as particularidades da elaboração e da execução da aula e o papel dos textos para aprendizagem. A construção do portfólio permitiu ao aluno em formação entrar em contato com ferramentas que estimulam a investigação, a capacidade de síntese, a autorreflexão e a autoavaliação, favorecendo a aprendizagem significativa.

Biografia do Autor

  • Daniel Alberto Santos e Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, BA, Brasil.

    Psicólogo, especialista em Saúde Mental, mestrando em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Pesquisador integrante do Núcleo de Epidemiologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (NEPI-UEFS).

  • Maria Geralda Gomes Aguiar, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, BA, Brasil.

    Enfermeira, mestre em Enfermagem pela Universidade de São Paulo, doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professora titular da Universidade Estadual de Feira de Santana. Coordenadora do Núcleo Integrado de Estudos e Pesquisas sobre o Cuidar/Cuidado (NUPEC).

Downloads

Publicado

23-05-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O portfólio como instrumento didático: o processo de construção/constituição do “ser professor”. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 6, n. 1, p. 91–112, 2016. DOI: 10.35699/2237-5864.2016.2126. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2126. Acesso em: 19 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)