Trabalho experimental e aprendizagem baseada na resolução de problemas

um estudo desenvolvido com futuros professores de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2017.2177

Palavras-chave:

Ensino das Ciências, Trabalho experimental, Formação inicial de professores, Resolução de problemas

Resumo

Sendo a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas uma abordagem didática que incentiva os alunos a pesquisar a solução para um problema, então, o trabalho experimental constitui uma ótima estratégia na implementação dessa nova metodologia. Este estudo desenvolveu-se em Portugal, numa escola superior de educação privada, e envolveu seis futuros professores de Ciências que, tendo em conta as aulas dadas na formação inicial, no âmbito da Didática das Ciências, planificaram onze atividades experimentais para implementação posterior, em contexto de estágio. Usaram, como suporte, a Carta de Planificação utilizada no Programa de Formação em Ensino das Ciências, promovido pelo Ministério da Educação. Os resultados revelam que os estudantes estruturaram corretamente essas atividades experimentais, ainda que evidenciassem algumas fragilidades nas etapas que requerem maior envolvimento conceitual por parte dos alunos. Assim, torna-se necessário o investimento na formação inicial de professores, preparando-os a lidar com atividades promotoras da resolução de problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcina Figueiroa, Instituto Jean Piaget, Portugal.

Doutora em Ciências da Educação, na área de especialização em Metodologia em Ensino das Ciências, pela Universidade do Minho, é docente no Instituto Piaget, onde exerce funções docentes na área da Didática das Ciências e da Supervisão Pedagógica e de investigação na unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária (Research Unit – Education and Community Intervention – RECI).

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

FIGUEIROA, A. Trabalho experimental e aprendizagem baseada na resolução de problemas: um estudo desenvolvido com futuros professores de Ciências. Revista Docência do Ensino Superior, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 74-93, 2017. DOI: 10.35699/2237-5864.2017.2177. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2177. Acesso em: 30 out. 2020.

Edição

Seção

Artigos