Trabalho experimental e aprendizagem baseada na resolução de problemas
um estudo desenvolvido com futuros professores de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2017.2177Palavras-chave:
Ensino das Ciências, Trabalho experimental, Formação inicial de professores, Resolução de problemasResumo
Sendo a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas uma abordagem didática que incentiva os alunos a pesquisar a solução para um problema, então, o trabalho experimental constitui uma ótima estratégia na implementação dessa nova metodologia. Este estudo desenvolveu-se em Portugal, numa escola superior de educação privada, e envolveu seis futuros professores de Ciências que, tendo em conta as aulas dadas na formação inicial, no âmbito da Didática das Ciências, planificaram onze atividades experimentais para implementação posterior, em contexto de estágio. Usaram, como suporte, a Carta de Planificação utilizada no Programa de Formação em Ensino das Ciências, promovido pelo Ministério da Educação. Os resultados revelam que os estudantes estruturaram corretamente essas atividades experimentais, ainda que evidenciassem algumas fragilidades nas etapas que requerem maior envolvimento conceitual por parte dos alunos. Assim, torna-se necessário o investimento na formação inicial de professores, preparando-os a lidar com atividades promotoras da resolução de problemas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).