Desafios da docência em um curso de Medicina
análises dos pilares de resiliência
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.22175Palavras-chave:
Resiliência, Ensino superior, Educação médicaResumo
A pesquisa teve como objetivo avaliar os pilares de resiliência de professores de um curso de Medicina de uma universidade do estado de São Paulo. Participaram do estudo 68 docentes que responderam à Escala dos Pilares da Resiliência. Dentre as médias da amostra, a mais alta foi encontrada no pilar Autoeficácia (M = 72,6) e a mais baixa no pilar Aceitação Positiva de Mudança (M = 17,4). A análise em função do sexo revelou que apenas no pilar Sociabilidade houve diferenças estatisticamente significativas entre homens e mulheres. Quanto às correlações entre os pilares, apenas tiveram maior magnitude entre Bom Humor e Controle Emocional. Novas investigações são sugeridas nos cursos de Medicina, que permitam a verificação de associações entre a resiliência docente e as mudanças a ser implementadas que exigem do professor flexibilidade e utilização de estratégias de enfrentamento.
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