Análise da organização curricular do curso de Psicologia

história e currículo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2411

Palavras-chave:

Ensino superior, Psicologia, Organização curricular

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a matriz curricular da graduação em Psicologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, um documento considerado como fundamental para entender a concepção formativa do curso. Como método, foi utilizada a análise documental pautada nos estudos de Cellard. De modo geral, a matriz curricular mostrou-se congruente com as mudanças institucionais e políticas da Universidade, direcionando a formação para um viés mais humanístico e social, o que mostra uma concepção curricular implicada com a realidade social na qual está inserida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marianne Oliveira Gonçalves, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA, Brasil.

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia, atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade. Desenvolve pesquisas relacionadas à formação do psicólogo, à flexibilização curricular e às novas metodologias de ensino para crianças com dificuldades de aprendizagem.

Renata Meira Véras, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA, Brasil.

Possui graduação e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba e doutorado em Psicologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professora adjunta III do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde na UFBA e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade, da UFBA.

Downloads

Publicado

2018-07-11

Como Citar

GONÇALVES, M. O.; VÉRAS, R. M. Análise da organização curricular do curso de Psicologia: história e currículo. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 8, n. 1, p. 92–107, 2018. DOI: 10.35699/2237-5864.2018.2411. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2411. Acesso em: 23 jul. 2021.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)