Análise da organização curricular do curso de Psicologia

história e currículo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2411

Palavras-chave:

Ensino superior, Psicologia, Organização curricular

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a matriz curricular da graduação em Psicologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, um documento considerado como fundamental para entender a concepção formativa do curso. Como método, foi utilizada a análise documental pautada nos estudos de Cellard. De modo geral, a matriz curricular mostrou-se congruente com as mudanças institucionais e políticas da Universidade, direcionando a formação para um viés mais humanístico e social, o que mostra uma concepção curricular implicada com a realidade social na qual está inserida.

Biografia do Autor

  • Marianne Oliveira Gonçalves, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA, Brasil.

    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia, atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade. Desenvolve pesquisas relacionadas à formação do psicólogo, à flexibilização curricular e às novas metodologias de ensino para crianças com dificuldades de aprendizagem.

  • Renata Meira Véras, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA, Brasil.

    Possui graduação e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba e doutorado em Psicologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professora adjunta III do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde na UFBA e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade, da UFBA.

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Publicado

11-07-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Análise da organização curricular do curso de Psicologia: história e currículo. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 8, n. 1, p. 92–107, 2018. DOI: 10.35699/2237-5864.2018.2411. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2411. Acesso em: 19 dez. 2024.

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