Aprendizagem à luz da Andragogia
comparação da percepção de discentes entre cursos de Ciências Contábeis
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.24343Palavras-chave:
Andragogia, Aprendizagem, Ciências ContábeisResumo
Este estudo analisou a percepção discente quanto ao processo de aprendizagem no curso de Ciências Contábeis, sob os fundamentos da Andragogia no modelo de Knowles, Holton e Swanson (2011), de forma comparativa entre duas instituições de ensino superior, com aplicação de uma pesquisa survey para 148 estudantes. No instrumento de coleta de dados, foram utilizadas as escalas de concordância baixa, moderada e alta, por meio do teste-t. Os resultados evidenciaram que os alunos possuem alta compreensão da necessidade de aprender, se consideram independentes e responsáveis pelo processo de aprendizagem, apresentam baixa e moderada concordância quanto à programação dos próprios estudos, necessitam de suporte de terceiros para aprender e aceitam novas metodologias. Conclui-se que os alunos estão no processo de assimilação dos fundamentos andragógicos ao identificarem a aprendizagem como experiência prazerosa, a sua utilidade para resolver situações diárias e o compromisso com seus próprios estudos.
Downloads
Referências
BELLAN, Zezina. Andragogia em ação: como ensinar adultos sem ser maçante. São Paulo: Câmara Brasileira do Livro, 2005.
BRANDÃO, Jammilly Mikaela Fagundes; CAVALCANTE, Erica Dayane Chaves; TEMOTEO, Joelma Abrantes Guedes. O Processo de Aprendizagem de Alunos de Turismo e Hotelaria Sob a Perspectiva Andragógica. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, São Paulo, v. 8, n. 3, p. 531-551, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v8i3.802.
CARVALHO, José Ricardo. Andragogia: saberes docentes na educação de adultos. Revista Diálogos Acadêmicos, Fortaleza, v. 5, n. 2, p. 79-85, 2017.
CORTINA, Jose M. What is coefficient alpha? An examination of theory and applications. Journal of applied psychology, Washington, v. 78, n. 1, p. 98, 1993. DOI: https://doi.org/10.1037/0021-9010.78.1.98.
COSTA, Patrícia de Souza; GOMES, Gilvania de Souza; BRAUNBECK, Guillermo O.; SANTANA, Maria Eduarda Gomes. Um safari no Brasil: evidências sobre o ensino baseado na estrutura conceitual. Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, v. 9, n. 76, p. 129-147, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1808-057x201804760.
EBOLI, Marisa. O papel das lideranças no êxito de um sistema de educação corporativa. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 45, n. 4, p. 118-122, 2005.
FRANCO, David Silva; PAIVA, Kely Cesar Martins de; HELMOLD, Stefânia de Castro. Possibilidades e desafios para uma abordagem andragógica no ensino em Administração e Contabilidade. Revista ADM.MADE, Rio de Janeiro, v. 19 n. 3, p. 16-33, 2015.
GODOI, Alexandre Franco; FERREIRA, Jeferson Vinhas. Metodologia ativa de aprendizagem para o ensino em administração: relatos da experiência com a aplicação do peer instruction em uma instituição de ensino superior. Revista Eletrônica de Administração, Franca, v. 15, n. 2, p. 337-352, 2016.
HAIR JR., Joseph F.; BABIN, Barry; MONEY, Arthur H.; SAMOUEL, Phillip. (2007). Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. [S.l.]: Bookman Companhia, 2005.
KNOWLES, Malcolm S.; HOLTON, Elwood F.; SWANSON, Richard A. The adult learner: The definitive classic in adult education and human resource development. Londres: Elsevier, 2011.
KNOWLES, Malcolm S. The modern practice of adult education: from pedagogy to andragogy. Westchester: Follett Pub. Co, 1980.
KOLB, David A. Experiential learning. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1984.
ROGERS, Carl R.; FREIBERG, H. Jerome. Freedom to learn. Columbus: Charles E. Merrill Pub, 1969.
ROMANZI, Junior Vitório; VIDI Franciele. Andragogia: um caminho didático no ensino superior. Revista Conversatio, Florianópolis, v. 2, n. 4, p. 258-273, 2017.
SCHLOCHAUER, Conrado; LEME, Maria Isabel da Silva. Aprendizagem ao longo da vida: uma condição fundamental para a carreira. Revista de Carreiras e Pessoas, São Paulo, v. 2, n. 2, 2012. DOI: https://doi.org/10.20503/recape.v2i2.11864.
SCHMIDT, Paulo; OTT, Ernani; SANTOS, José Luis dos; FERNANDES, Andreia Castiglia. Perfil dos alunos do curso de Ciências Contábeis de Instituições de Ensino do Sul do Brasil. ConTexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da UFRGS, Porto Alegre, v. 12, n. 21, 2012.
SILVA, Maria Luiza de Carvalho Araújo da; TORRES, Milton Luiz. O estado da arte em Andragogia: uma análise nas produções científicas. Acta Científica, Engenheiro Coelho, v. 26, n. 2, p. 43-54, 2017. DOI: https://doi.org/10.19141/2236-2622.actacientifica.v26.n2.p43-54.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Kelly Renata Mariani Kozievitch, Lucas Précoma Lorenzini, Moacir Borges da Silva , Silvana Anita Walter
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).