À procura de um método para ensinar matemática
revendo alguns clássicos
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.24464Palavras-chave:
Ensino, Experiência partilhada, Método, Relação dialógica, HeurísticaResumo
O ensaio seguinte explora, através de contribuições de filósofos e educadores, a possibilidade de construir um método para o ensino da matemática, que obviamente não pretende ser definitivo. Este é o objetivo do estudo. Para tanto, são examinados elementos como a tríade formada pelo interesse, experiência compartilhada e iniciativa individual; o método heurístico; a sequência hierárquica que existe entre a relação dialógica e a experiência; e a interconexão entre eles por meio de exemplos de aplicação. Além disso, um breve olhar sobre a prática do amor na educação, um operador comum que deve estar presente em qualquer método de ensino. O texto termina sugerindo que o amor pelo que se faz e o afeto que se dá são os agentes de transformação mais poderosos que um método pode ter.
Downloads
Referências
ALARCÓN VIUDES, Víctor Manuel. Antropología cultural y Creación Matemática. A Parte Rei. Revista de Filosofía, n. 56, p. 1-38, mar. 2008. Disponible en: http://serbal.pntic.mec.es/~cmunoz11/alarcon56.pdf.
AMENGUAL, Gabriel. El concepto de experiencia: de Kant a Hegel. Tópicos. Revista de Filosofía de Santa Fé, Santa Fé, n. 15, p. 5-30, 2007. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=28811907001.
BOLL, Marcel. Histoire de Mathématiques. Paris: Presses Universitaires de France, 1968.
BUBER, Martín. Yo y Tú. Buenos Aires: Nueva Visión, 1982.
CHACÓN ÁNGEL, Policarpo; COVARRUBIAS VILLA, Francisco. El sustrato Platónico de las teorías pedagógicas. Tiempo de Educar, Toluca, v. 13, n. 25, p. 139-159, 2012. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=31124808006.
DEWEY, John. Democracia y Educación. Madrid: Morata, 2004.
ECO, Umberto. La Estructura Ausente. Introducción a la Semiótica. México: Random House Mondadori S.A., 2006.
FERNÁNDEZ, Oscar. Algunas influencias culturales en el desarrollo de pensamiento matemático. In: LESTÓN, P. (ed.). Acta Latinoamericana de Matemática Educativa, v. 24, México: CLAME, 2011. p. 43-50. Disponible en: https://www.clame.org.mx/documentos/alme24.pdf.
FREIRE, Paulo Reglus Neves. Pedagogía del oprimido. Madrid: Siglo XXI, 2012.
FROMM, Erich Seligmann. El arte de amar. Madrid: Paidós, 2014.
GÓMEZ, Susana. Experiencia, historia, memoria. Acerca de una transformación en la Revolución Científica. Revista de Filosofía, Madrid, v. 27, n. 1, p. 75-111, 2002.
KANT, Immanuel. Premiers principes métaphysiques de la science de la nature. Paris: Poche/Vrin, 1990.
PLATÓN. Menón. Madrid: Istmo, 1999.
PLATÓN. La República. Buenos Aires: Alianza Editorial, 2013.
RUSSELL, Bertrand Arthur. Historia de la Filosofía Occidental. Barcelona: Austral, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Walter Walker Janzen
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).