À procura de um método para ensinar matemática

revendo alguns clássicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.24464

Palavras-chave:

Ensino, Experiência partilhada, Método, Relação dialógica, Heurística

Resumo

O ensaio seguinte explora, através de contribuições de filósofos e educadores, a possibilidade de construir um método para o ensino da matemática, que obviamente não pretende ser definitivo. Este é o objetivo do estudo. Para tanto, são examinados elementos como a tríade formada pelo interesse, experiência compartilhada e iniciativa individual; o método heurístico; a sequência hierárquica que existe entre a relação dialógica e a experiência; e a interconexão entre eles por meio de exemplos de aplicação. Além disso, um breve olhar sobre a prática do amor na educação, um operador comum que deve estar presente em qualquer método de ensino. O texto termina sugerindo que o amor pelo que se faz e o afeto que se dá são os agentes de transformação mais poderosos que um método pode ter.

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Biografia do Autor

Walter Walker Janzen, Fundación Educacional Intraeduc, Santiago, Chile.

Profesor de Estado en Matemática (USACH), Magister en Educación (USACH – Columbia University), y Doctor en Pedagogía (Universidad Ramón Llull, Barcelona). Académico e investigador. Su línea de investigación actual está focalizada en el área “Educación en contextos vulnerables”. Ha dictado cursos en Educación Matemática y Educación en Universidades chilenas y extranjeras. Al presente, en Gestión Curricular de la Fundación Educacional Intraeduc, Chile.

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Publicado

2021-03-24

Como Citar

WALKER JANZEN, W. À procura de um método para ensinar matemática: revendo alguns clássicos. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1–18, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.24464. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24464. Acesso em: 20 set. 2021.

Edição

Seção

Artigos