Uso do mapa conceitual como ferramenta de ensino-aprendizagem no desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2452Palavras-chave:
Mapa conceitual, Metodologia de ensino, Metodologia da aprendizagem, Educação em EnfermagemResumo
A realização do trabalho de conclusão de curso (TCC) é um desafio para discentes de graduação. Este estudo teve como objetivo relatar a experiência do uso de mapas conceituais como ferramenta de ensino-aprendizagem no desenvolvimento do TCC na graduação em Enfermagem. Resultados: a elaboração do mapa conceitual sobre o TCC a ser desenvolvido propiciou aos discentes a organização de ideias e a autopercepção de alinhamentos necessários a fim de se chegar à coerência exigida entre as etapas que compõem o estudo científico. A ferramenta favoreceu a visualização do processo de pesquisa como um todo, bem como a compreensão das relações entre as partes que o compõem. Conclusão: o mapa conceitual mostrou-se uma estratégia efetiva no desenvolvimento do TCC, além de servir como um instrumento de avaliação do aluno por parte do docente, uma vez que reflete todo o raciocínio do discente.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES no 3, de 7 de nov. de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação em Enfermagem. Diário Oficial da União, Brasília, 7 de nov. de 2001. Seção 1. p. 37. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES03.pdf>. Acesso em: 21 out. 2018.
CARABETTA JÚNIOR, Valter. A utilização de mapas conceituais como recurso didático para a construção e a inter-relação de conceitos. Revista Brasileira de Educação Médica, São Paulo, v. 37, p. 441-447, 2013.
NOVAK, Joseph Donald. The Theory Underlaying Concept Maps and how to Construct Them. Disponível em: <https://web.stanford.edu/dept/SUSE/projects/ireport/articles/concept_maps/The%20Theory%20Underlying%20Concept%20Maps.pdf>. Acesso em: 26 out. 2018.
DRAGANOV, Patrícia Bover; SANNA, Maria Cristina. Estratégia para incentivar o uso de mapas conceituais no processo de ensino e aprendizagem em enfermagem. Nursing, São Paulo, v. 18, n. 216, p. 1024-1029, 2015.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).