Uso do mapa conceitual como ferramenta de ensino-aprendizagem no desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso

  • Jaqueline Almeida Guimarães Barbosa Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-9175-0055
  • Selme Silqueira de Matos Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.
Palavras-chave: Mapa conceitual. Metodologia de ensino. Metodologia da aprendizagem. Educação em Enfermagem.

Resumo

A realização do trabalho de conclusão de curso (TCC) é um desafio para discentes de graduação. Este estudo teve como objetivo relatar a experiência do uso de mapas conceituais como ferramenta de ensino-aprendizagem no desenvolvimento do TCC na graduação em Enfermagem. Resultados: a elaboração do mapa conceitual sobre o TCC a ser desenvolvido propiciou aos discentes a organização de ideias e a autopercepção de alinhamentos necessários a fim de se chegar à coerência exigida entre as etapas que compõem o estudo científico. A ferramenta favoreceu a visualização do processo de pesquisa como um todo, bem como a compreensão das relações entre as partes que o compõem. Conclusão: o mapa conceitual mostrou-se uma estratégia efetiva no desenvolvimento do TCC, além de servir como um instrumento de avaliação do aluno por parte do docente, uma vez que reflete todo o raciocínio do discente.

Biografia do Autor

Jaqueline Almeida Guimarães Barbosa, Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais. Docente adjunta do Departamento de Enfermagem Básica do Curso de Enfermagem da UFMG. Realiza pesquisas nas áreas de Enfermagem Básica e Fundamental.

Selme Silqueira de Matos, Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutora em Enfermagem. Docente associada 1 do Departamento de Enfermagem Básica do curso de Enfermagem da UFMG. Realiza pesquisas nas áreas de Enfermagem Básica e Fundamental.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 3, de 7 de nov. de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação em Enfermagem. Diário Oficial da União, Brasília, 7 de nov. de 2001. Seção 1. p. 37. Disponível em: . Acesso em: 21 out. 2018.

CARABETTA JÚNIOR, Valter. A utilização de mapas conceituais como recurso didático para a construção e a inter-relação de conceitos. Revista Brasileira de Educação Médica, São Paulo, v. 37, p. 441-447, 2013.

NOVAK, Joseph Donald. The Theory Underlaying Concept Maps and how to Construct Them. Disponível em: . Acesso em: 26 out. 2018.

DRAGANOV, Patrícia Bover; SANNA, Maria Cristina. Estratégia para incentivar o uso de mapas conceituais no processo de ensino e aprendizagem em enfermagem. Nursing, São Paulo, v. 18, n. 216, p. 1024-1029, 2015.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
Publicado
2018-12-10
Seção
Artigos