Uso do mapa conceitual como ferramenta de ensino-aprendizagem no desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso

Autores

  • Jaqueline Almeida Guimarães Barbosa Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-9175-0055
  • Selme Silqueira de Matos Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2452

Palavras-chave:

Mapa conceitual, Metodologia de ensino, Metodologia da aprendizagem, Educação em Enfermagem

Resumo

A realização do trabalho de conclusão de curso (TCC) é um desafio para discentes de graduação. Este estudo teve como objetivo relatar a experiência do uso de mapas conceituais como ferramenta de ensino-aprendizagem no desenvolvimento do TCC na graduação em Enfermagem. Resultados: a elaboração do mapa conceitual sobre o TCC a ser desenvolvido propiciou aos discentes a organização de ideias e a autopercepção de alinhamentos necessários a fim de se chegar à coerência exigida entre as etapas que compõem o estudo científico. A ferramenta favoreceu a visualização do processo de pesquisa como um todo, bem como a compreensão das relações entre as partes que o compõem. Conclusão: o mapa conceitual mostrou-se uma estratégia efetiva no desenvolvimento do TCC, além de servir como um instrumento de avaliação do aluno por parte do docente, uma vez que reflete todo o raciocínio do discente.

Biografia do Autor

  • Jaqueline Almeida Guimarães Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais. Docente adjunta do Departamento de Enfermagem Básica do Curso de Enfermagem da UFMG. Realiza pesquisas nas áreas de Enfermagem Básica e Fundamental.

  • Selme Silqueira de Matos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Doutora em Enfermagem. Docente associada 1 do Departamento de Enfermagem Básica do curso de Enfermagem da UFMG. Realiza pesquisas nas áreas de Enfermagem Básica e Fundamental.

Referências

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Publicado

10-12-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Uso do mapa conceitual como ferramenta de ensino-aprendizagem no desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 140–155, 2018. DOI: 10.35699/2237-5864.2018.2452. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2452. Acesso em: 22 dez. 2024.

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