A experiência da graduação por uma pessoa com deficiência

reflexões para se avançar na inclusão e acessibilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.39525

Palavras-chave:

educação superior, pessoa com deficiência, inclusão social, acessibilidade arquitetônica, enfermagem

Resumo

A lei de cotas propiciou o ingresso de muitos estudantes com deficiência nas universidades. Contudo, concluir o curso não tem sido tarefa fácil para essas pessoas. O objetivo deste estudo foi descrever as vivências de uma pessoa com deficiência na graduação em uma universidade pública. Trata-se de um relato de experiência realizado por uma graduanda cadeirante. Dentre as dificuldades enfrentadas estiveram a falta de acessibilidade arquitetônica e preconceitos, geradores de desestímulo, sofrimento e isolamento. Para ela, a participação em projetos de extensão com bolsa contribuiu para sua permanência, bem como cursar disciplinas de formação transversal com a temática da inclusão. Os avanços alcançados nos últimos anos para a inclusão e acessibilidade no ambiente universitário foram muito importantes, mas ainda há muito a se avançar para que estudantes com deficiência tenham uma experiência mais prazerosa e digna. Dessa forma, o combate ao capacitismo se faz urgente nas instituições de ensino superior.

Biografia do Autor

  • Andressa Regina Marques, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil

    Estudante de graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

  • Jaqueline Almeida Guimarães Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Mestre e doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente adjunta do Departamento de Enfermagem Básica da Escola de Enfermagem da UFMG. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cuidado e Desenvolvimento Humano.

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Publicado

30-11-2022

Edição

Seção

Seção especial: universidade e inclusão

Como Citar

A experiência da graduação por uma pessoa com deficiência: reflexões para se avançar na inclusão e acessibilidade. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 12, p. 1–16, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.39525. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/39525. Acesso em: 23 dez. 2024.