A experiência da graduação por uma pessoa com deficiência

reflexões para se avançar na inclusão e acessibilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.39525

Palavras-chave:

educação superior, pessoa com deficiência, inclusão social, acessibilidade arquitetônica, enfermagem

Resumo

A lei de cotas propiciou o ingresso de muitos estudantes com deficiência nas universidades. Contudo, concluir o curso não tem sido tarefa fácil para essas pessoas. O objetivo deste estudo foi descrever as vivências de uma pessoa com deficiência na graduação em uma universidade pública. Trata-se de um relato de experiência realizado por uma graduanda cadeirante. Dentre as dificuldades enfrentadas estiveram a falta de acessibilidade arquitetônica e preconceitos, geradores de desestímulo, sofrimento e isolamento. Para ela, a participação em projetos de extensão com bolsa contribuiu para sua permanência, bem como cursar disciplinas de formação transversal com a temática da inclusão. Os avanços alcançados nos últimos anos para a inclusão e acessibilidade no ambiente universitário foram muito importantes, mas ainda há muito a se avançar para que estudantes com deficiência tenham uma experiência mais prazerosa e digna. Dessa forma, o combate ao capacitismo se faz urgente nas instituições de ensino superior.

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Biografia do Autor

Andressa Regina Marques, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil

Estudante de graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Jaqueline Almeida Guimarães Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Mestre e doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente adjunta do Departamento de Enfermagem Básica da Escola de Enfermagem da UFMG. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cuidado e Desenvolvimento Humano.

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Publicado

30-11-2022

Como Citar

MARQUES, A. R. .; BARBOSA, J. A. G. . A experiência da graduação por uma pessoa com deficiência: reflexões para se avançar na inclusão e acessibilidade. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 12, p. 1–16, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.39525. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/39525. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção especial: universidade e inclusão