Ensino Remoto Emergencial em um curso de Medicina

avaliação do trabalho docente na perspectiva discente

Autores

  • Rodolffo da Silva Fossa Faculdade de Ciências Médicas de São José dos Campos (HUMANITAS), São José dos Campos, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-9228-241X
  • André Campos Benedetti Faculdade de Ciências Médicas de São José dos Campos (HUMANITAS), São José dos Campos, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-2696-7351
  • Patricia Elisa do Couto Chipoletti Esteves Faculdade de Ciências Médicas de São José dos Campos (HUMANITAS), São José dos Campos, SP, Brasil. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-0954-8721
  • Rinaldo Henrique Aguilar da Silva Faculdade de Ciências Médicas de São José dos Campos (HUMANITAS), São José dos Campos, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3197-3019

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24654

Palavras-chave:

Ensino Remoto Emergencial, Educação médica, Metodologias ativas de ensino, Aprendizagem Baseada em Problemas

Resumo

Como tem acontecido em outros cursos presenciais, as metodologias de ensino de diversos cursos de formação médica foram adaptadas em função do isolamento social imposto pela pandemia do SARS-CoV-2. Assim, muitas instituições de ensino superior passaram a adotar o Ensino Remoto Emergencial (ERE) com o intuito de não paralisar suas atividades acadêmicas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a implantação do ERE em uma Faculdade de Ciências Médicas localizada em São José dos Campos, São Paulo, Brasil, a partir da perspectiva discente. A pesquisa é de natureza qualiquantitativa, do tipo Estudo de Caso. A análise dos resultados demonstrou a adaptação e a satisfação dos estudantes com a sequência didática adotada, que alternou metodologias assíncronas e síncronas, em especial a utilização dos vídeos gravados pelos professores. Esses resultados podem fornecer dados aos estudos que buscam investigar o impacto das tecnologias digitais na formação de alunos do ensino superior, porém devem ser considerados a partir do contexto em que foram adotados.

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Biografia do Autor

Rodolffo da Silva Fossa, Faculdade de Ciências Médicas de São José dos Campos (HUMANITAS), São José dos Campos, SP, Brasil.

Acadêmico de medicina na Faculdade de Ciências Médicas de São José dos Campos – HUMANITAS.

André Campos Benedetti, Faculdade de Ciências Médicas de São José dos Campos (HUMANITAS), São José dos Campos, SP, Brasil.

Acadêmico de Medicina na Faculdade de Ciências Médicas de São José dos Campos – HUMANITAS.

Patricia Elisa do Couto Chipoletti Esteves, Faculdade de Ciências Médicas de São José dos Campos (HUMANITAS), São José dos Campos, SP, Brasil. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP, Brasil.

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática – UNICAMP. Possui mestrado em Ciências pela Universidade do Vale do Paraíba – UNIVAP. Possui Licenciatura em Ciência e Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Taubaté – UNITAU. Professora e Coordenadora do Núcleo de Avaliação da FCMSJC-HUMANITAS. Professora colaboradora no Departamento de Geologia e Recursos Naturais do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

Rinaldo Henrique Aguilar da Silva, Faculdade de Ciências Médicas de São José dos Campos (HUMANITAS), São José dos Campos, SP, Brasil.

Pós-Doutor em Ensino em Saúde pelo Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS-UNIFESP). Doutorado em Genética Médica pela Universidade Federal de São Carlos. Mestrado em Genética Médica pela Universidade Federal de São Carlos. Docente do curso de Medicina e Enfermagem da FAMEMA. Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão na FCM/SJC-HUMANITAS.

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Ensino Remoto Emergencial em um curso de Medicina: avaliação do trabalho docente na perspectiva discente

Publicado

16-12-2020

Como Citar

FOSSA, R. da S.; BENEDETTI, A. C.; ESTEVES, P. E. do C. C.; SILVA, R. H. A. da. Ensino Remoto Emergencial em um curso de Medicina: avaliação do trabalho docente na perspectiva discente. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–21, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.24654. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24654. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção especial: docência no ensino superior em tempos de pandemia