O ensino de Filosofia a distância no curso de especialização da UFBA
relato de experiências
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2487Palavras-chave:
Formação docente, Ensino de Filosofia, Educação a DistânciaResumo
O relato de experiências apresenta e reflete a formação continuada de docentes para o ensino de Filosofia na educação básica em diversos municípios do interior baiano, em um ambiente virtual de aprendizagem, partindo da relação entre professor-tutor e cursista no curso de Especialização em Ensino de Filosofia, oferecido na modalidade a distância pela Universidade Federal da Bahia. Tem como objetivo investigar a percepção dos cursistas acerca das relações entre o conteúdo de Filosofia, a educação a distância e a cultura do interior baiano. Para isso, destaca-se o contexto do ensino de Filosofia no Brasil e a importância da mediação dialógica realizada pela tutoria a distância durante a formação dos docentes. Por fim, os resultados obtidos, através da avaliação dos trabalhos de conclusão de curso, apontam que a cultura de cada região potencializa novas maneiras de ensinar Filosofia, contribuindo para interiorização e democratização do ensino superior público a distância.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).