O ensino de Filosofia a distância no curso de especialização da UFBA

relato de experiências

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2487

Palabras clave:

Formação docente, Ensino de Filosofia, Educação a Distância

Resumen

O relato de experiências apresenta e reflete a formação continuada de docentes para o ensino de Filosofia na educação básica em diversos municípios do interior baiano, em um ambiente virtual de aprendizagem, partindo da relação entre professor-tutor e cursista no curso de Especialização em Ensino de Filosofia, oferecido na modalidade a distância pela Universidade Federal da Bahia. Tem como objetivo investigar a percepção dos cursistas acerca das relações entre o conteúdo de Filosofia, a educação a distância e a cultura do interior baiano. Para isso, destaca-se o contexto do ensino de Filosofia no Brasil e a importância da mediação dialógica realizada pela tutoria a distância durante a formação dos docentes. Por fim, os resultados obtidos, através da avaliação dos trabalhos de conclusão de curso, apontam que a cultura de cada região potencializa novas maneiras de ensinar Filosofia, contribuindo para interiorização e democratização do ensino superior público a distância.

Biografía del autor/a

  • Carlos Eduardo Gomes Nascimento, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA, Brasil.

    Licenciado em Filosofia (2015), especialista em Direito do Estado (2016) e mestrando em Educação pela UFBA (2018). Professor orientador do curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio da UFBA. Bolsista CAPES.

Publicado

2018-12-10

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

O ensino de Filosofia a distância no curso de especialização da UFBA: relato de experiências. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 78–98, 2018. DOI: 10.35699/2237-5864.2018.2487. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2487. Acesso em: 23 dec. 2024.