Mulheres docentes em cursos superiores de Física em duas universidades federais no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.24894

Palavras-chave:

Relações de gênero, Mulheres no ensino superior, Docência de Física

Resumo

O artigo é parte de uma pesquisa qualitativa sobre relações de gênero em cursos superiores de Física. O estudo foi realizado entre 2014 e 2017, buscando discutir experiências de mulheres concernentes à carreira docente na Física. Especificamente neste texto, os temas discutidos se relacionam às experiências profissionais de acadêmicas em duas instituições federais de ensino e pesquisa no Brasil: Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro). O estudo utilizou entrevistas individuais semiestruturadas. Foram entrevistados tanto homens quanto mulheres (professores e chefes de departamento), porém, o artigo enfoca 11 acadêmicas. Os dados mostram que o comportamento das acadêmicas varia de escamotear a feminilidade para evitar o assédio ao apoio e incentivo (em relação às estudantes, sobretudo aquelas que foram discriminadas por cientistas do sexo masculino). Também foi observada a desvalorização tácita da licenciatura em comparação ao bacharelado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcel de Almeida Freitas, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Divinópolis, MG, Brasil.

    Sociólogo (UFMG), licenciado em Sociologia (UFMG), mestre em Psicologia Social (FAFICH/UFMG), Doutor em Educação (FaE/UFMG) e professor adjunto na Universidade do Estado de Minas Gerais, onde ministra disciplinas como Filosofia, Antropologia e Sociologia. Temáticas de atuação: Sociologia e Antropologia da Educação, relações de gênero. Integra o Grupo de Estudos em Gênero e Sexualidade na Educação (GSS/FaE/UFMG).

  • Adla Betsaida Martins Teixeira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Pedagoga e mestre em Educação Internacional Comparada pela University of London, doutora em Cultura, Educação e Comunicação pela University of London, pós-doutora em Gênero e Direitos Humanos pela Université de Lyon,pós-doutora em Aprendizagem e Ensino Superior pela Stanford University, professora associada IV da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE-UFMG) e coordenadora do Grupo de Estudos em Gênero e Sexualidade na Educação (GSS/FaE/UFMG). Temáticas de atuação: didática, gênero e educação, mulheres nas ciências.

  • Denise Bianca Maduro Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Pedagoga pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em Ciências Sociais pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO-Argentina). Apresenta doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE-UFMG) e doutorado latino-americano em Educação. Técnica em Assuntos Educacionais na Pró-Reitoria de Extensão da UFMG desde 2009. Temáticas de atuação: avaliação de políticas públicas, educação comparada, extensão universitária, educação profissional e educação integral.

Referências

ACKER, Sandra. Gender and teacher’s work. Review of Research in Education, v. 2, n. 1, p. 99-162, 1996.

BALL, Stephen. La micropolitica de la escuela: hacia una teoría de la organización escolar. Barcelona: Paidós, 1989.

BARRETO, Andreia. A mulher no ensino superior. Distribuição e representatividade. Cadernos do GEA, n. 6. Rio de Janeiro: FLACSO/UERJ/LPP, jul./dez. 2014.

BENÍCIO, Ronildo Alves. Uncertain future for women scientists in Brazil. Nature, v. 567, n. 7747, p. 31-32, 2019.

BLACKMORE, Jill; SACHS, Judyth. Worried, weary and just plain worn out: gender, restrutucturing and the psychic economy of higher education. In: ANNUAL CONFERENCE, n. 1-4, 1997. Brisbane. Anais [...] Brisbane: AARE, 1997.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. Os herdeiros: os estudantes e a cultura. 2. ed. Florianópolis: Editora UFSC, 2018.

BRITO, Thiago. Trabalho, docência e precarização: breves notas de um projeto de pesquisa. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 28, n. 3, p. 161-178, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9844. Acesso em: 6 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.17648/2238-037X-trabedu-v28n3-9844.

CARABINE, Jean. Unmarried motherhood 1830-1990: A genealogical analysis. In: WETHERELL, Margaret; TAYLOR, Stephanie; YATES, Simeon. J. (ed.). Discourse as Data: A Guide for Analysis. London: Sage, 2001.

CISNE, Mirla. Gênero, divisão sexual do trabalho e serviço social. 2 ed. São Paulo: Outras Expressões, 2015.

FIDALGO, Fernando S. O. Trabalho e carreira docente: contribuições teórico-metodológicas, Trabalho e Educação, Belo Horizonte, n. 0, p. 94-109, jul./dez. 1996.

FREITAS, Marcel de A. Mulheres Cientistas. Percursos e percalços a partir da realidade da UFMG. Belo Horizonte: Conhecimento, 2018.

GARG, Reva; AGRELLO, Deise A. Mulheres na Física: poder e preconceito nos países em desenvolvimento, Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 1301-1306, 2009.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Trajetória da Mulher na Educação Superior Brasileira – período de 1991 a 2004. Brasília: MEC, 2005.

LETA, Jacqueline. Mulheres na ciência brasileira: desempenho inferior? Revista Feminismos, Salvador, v.2, n. 3, p. 139-152, 2014. Disponível em: https://cienciasmedicasbiologicas.ufba.br/index.php/feminismos/article/viewFile/30039/17771. Acesso em: 26 ago. 2016.

LOMBARDI, Maria Rosa. Engenheiras na construção civil: a feminização possível e a discriminação de gênero. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 163, p.122-146, 2017.

MARSHALL, Martin N. Sampling for qualitative research. Family Practice Review, v. 13, n. 6, p. 522-525, 1996.

MELO, Hildete P.; LASTRES, Helena M. M.; MARQUES, Teresa C. M. Gênero no Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil. Revista Gênero, Niterói, v. 4, n. 2, p. 73-94, 2004.

MIRANDA, Teresa, L.; SCHIMANSKI, Edina. Relações de gênero: algumas considerações conceituais. In: FERREIRA, Aparecida De Jesus (org.). Relações étnico-raciais, de gênero e sexualidade: perspectivas contemporâneas. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2014.

NASCIMENTO, Silvânia S; PLANTIN, Christian; VIEIRA, Rodrigo D. A validação de argumentos em sala de aula: um exemplo a partir da formação inicial de professores de Física, Revista Investigações de Ensino de Ciências da UFRS, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 68-185, 2008.

PARAÍSO, Marlucy A. Gênero na formação do/a professor/a: campo de silêncio do currículo? Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo, v. 1, n. 102, p. 23-45, 1997.

RISTOFF, Dilvo. A trajetória da mulher brasileira na educação. Folha de São Paulo, São Paulo, 8 mar. 2006. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz0803200610.htm Acesso em: 23 maio 2016.

SÁ, Carmen S. S.; SANTOS, Wildson L. Constituição de identidades em um curso de licenciatura em Química. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 22, n. 69, p. 315-338, 2017.

SCOTT, Joan. Os usos e abusos do gênero. Projeto História, São Paulo, n. 45, p. 327-351, dez. 2012.

SUMMERS, Anne. The misogyny factor. Sydney: New South Wales University, 2013.

SVARCZ, Kariane C. Relações de Gênero na Física: a inserção das mulheres na “ciência hard” da UFSC (1980-2010). Dissertação (Mestrado em História) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.

TEIXEIRA, Adla B. M. The Domestication of primary school teaching: a Brazilian study case. 1998. Thesis (Doctorate in Education) – Institute of Education, University of London, London, 1998.

TEIXEIRA, Adla B. M.; NASCIMENTO, Silvânia S.; VILLANI, Carlos E. Exploring Modes of Communication among Pupils in Brazil. Gender and Education, v. 20, n. 4, p. 387-398, jul. 2008.

THERRIEN, Ângela T. S. Trabalho docente: uma incursão no imaginário social brasileiro. São Paulo: EDUC, 1998.

VIANNA, Cláudia. O sexo e o gênero da docência. Cadernos Pagu, Campinas, n. 18, p. 81-103, 2002.

WAGNER, Anne; ACKER, Sandra; MAYUZUMI, Kimine. Whose university is it anyway? Toronto: Sumach Press, 2008.

Downloads

Publicado

25-06-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FREITAS, Marcel de Almeida; TEIXEIRA, Adla Betsaida Martins; SILVA, Denise Bianca Maduro. Mulheres docentes em cursos superiores de Física em duas universidades federais no Brasil. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1–18, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.24894. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24894. Acesso em: 13 dez. 2025.