A linguagem metacientífica no ensino de ciências

um olhar para a formação inicial docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.29527

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Linguagem científica, Formação docente

Resumo

Buscou-se neste trabalho identificar como licenciandos do curso de Ciências Biológicas, de uma universidade pública do estado do Paraná, compreendem os termos relativos à linguagem metacientífica, como leis, teorias e hipóteses. Para a coleta de dados, utilizaram-se questionários descritivos e entrevistas semiestruturadas e os dados foram submetidos à análise textual discursiva. Os resultados demonstraram que os licenciandos apreendem de forma equivocada os elementos da linguagem metacientífica. Em geral, perceberam-se equívocos entre os termos teoria e hipótese, assim como nos significados relativos ao termo lei, além de uma tendência em atribuir gradações entre os conceitos de teoria e lei. Entende-se, assim, ser necessário que haja a inserção de discussões sobre a linguagem metacientífica no processo de formação de professores de ciências, evitando-se que esses equívocos se consolidem entre tais profissionais e consequentemente se estendam aos estudantes da educação básica.

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Biografia do Autor

Maycon Raul Hidalgo, Secretaria de Estado de Educação do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Paranaense (UNIPAR). Mestre e doutor em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Integrante do grupo de estudos SEMINARE/UEM e do grupo GETEPEC/UEL. Professor de Ciências e Biologia na Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

Álvaro Lorencini Júnior, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR, Brasil.

Licenciado e bacharel em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP/São Paulo). Mestrado e doutorado em Educação, área de didática pela Faculdade de Educação da USP (FEUSP). Professor do departamento de Biologia Geral do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR). Coordenador do GETEPEC/UEL.

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Publicado

13-08-2021

Como Citar

HIDALGO, M. R.; LORENCINI JÚNIOR, Álvaro. A linguagem metacientífica no ensino de ciências: um olhar para a formação inicial docente. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1–19, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.29527. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/29527. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos