Ensino remoto emergencial durante a pandemia de covid-19
avaliação no curso de Nutrição de uma universidade pública
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.34838Palavras-chave:
educação a distância, educação superior, covid-19, avaliação educacionalResumo
O objetivo da pesquisa foi avaliar o ensino remoto emergencial implementado no curso de graduação em Nutrição da Universidade Federal de Minas Gerais. Para isso, foi realizada pesquisa por meio de formulários eletrônicos aplicados aos alunos, professores e gestores educacionais, em dois momentos, num espaço de seis meses. Os dados foram analisados à luz de métodos estatísticos. A satisfação com o ensino remoto, a percepção de aprendizado e a efetiva comunicação apresentaram importante declínio entre todos os atores envolvidos no processo. Observou-se um aumento do número de trancamentos totais de matrículas, além da não oferta de práticas presenciais consideradas essenciais, as quais precisarão ser ofertadas e ressignificadas posteriormente. As principais barreiras para o estudo remoto pelo discente não estavam centradas na ausência de equipamentos e acesso à internet, e sim em questões familiares, condições inadequadas de estudo, falta de tempo e a não adaptação ao novo regime de ensino.
Downloads
Referências
AKOUR, Amal et al. The impact of the covid-19 pandemic and emergency distance teaching on the psychological status of university teachers: a cross-sectional study in Jordan. The American Journal of Tropical Medicine and Hygiene, Arlington, v. 103, n. 6, p. 2391-2399, dez. 2020. DOI: https://dx.doi.org/10.4269%2Fajtmh.20-0877. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7695050/. Acesso em: 10 dez. 2021.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. 280 p.
BASTOS, Milena de Carvalho et al. Ensino remoto emergencial na graduação em Enfermagem: relato de experiência na covid-19. Revista Mineira de Enfermagem, Belo Horizonte, v. 24, e-1335, ago. 2020. Disponível em: https://cdn.publisher.gn1.link/reme.org.br/pdf/e_1335.pdf. Acesso em: 27 mar. 2023.
CASTIONI, Remi et al. Universidades federais na pandemia da covid-19: acesso discente à internet e ensino remoto emergencial. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação [online], Rio de Janeiro, v. 29, n. 111, p. 399-419, abr./jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362021002903108 Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/53yPKgh7jK4sT8FGsYGn7cg/?lang=pt. Acesso em: 10 dez. 2021.
CNS. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf. Acesso em: 27 mar. 2023.
GUERRA-BÁEZ, Sandra Patrícia. Una revisión panorámica al entrenamiento de las habilidades blandas em estudiantes universitarios. Psicologia Escolar e Educacional, Uberlândia, v. 23, e186464, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-35392019016464 Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/YyZgKBY9JLVXnCDKMNc7nqc/?lang=es. Acesso em: 10 dez. 2021.
LISCHER, Suzanne; SAFI, Netkey; DICKSON, Cheryl. Remote learning and students’ mental health during the covid-19 pandemic: a mixed-method enquiry. Prospects, p. 1-11, 2021. DOI: https://dx.doi.org/10.1007%2Fs11125-020-09530-w. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11125-020-09530-w. Acesso em: 8 fev. 2023.
MATOS, Daniel Abud Seabra; JARDILINO, José Rubens Lima. Os conceitos de concepção, percepção, representação e crença no campo educacional: similaridades, diferenças e implicações para a pesquisa. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, p. 20-31, set./dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.25053/edufor.v1i3.1893. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/111/94. Acesso em: 10 dez. 2021.
OLIVEIRA, Luciana; MESQUITA, Anabela; SEQUEIRA, Arminda; OLIVEIRA, Adriana. Emergency remote learning during covid-19: socio-educational impacts on portuguese students. In: Auer M. E., Rüütmann T. (ed.) Educating engineers for future industrial revolutions. ICL 2020. Advances in Intelligent Systems and Computing, v. 1328, mar. 2021. Disponível em: Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007%2F978-3-030-68198-2_28. Acesso em: 10 dez. 2021.
SHIM, Tae Eun; LEE, Song Yi. College students’ experience of emergency remote teaching due to covid-19. Children and youth services review, New York, v. 199, p. 105578, dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.childyouth.2020.105578. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7550861/. Acesso em: 10 dez. 2021.
SILVA, Beatriz Xavier Ferreira da; CAROLINA NETO, Victória; GRITTI, Neusa Haruka Sezaki. Soft skills: rumo ao sucesso no mundo profissional. Revista Interface Tecnológica, Taquaritinga, v. 17, n. 1, p. 829-842, 2020. . Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/index.php/interfacetecnologica/article/view/797. Acesso em: 10 dez. 2021.
SINDIANI, Amer Mahmoud et al. Distance education during the covid-19 outbreak: a cross-sectional study among medical students in North of Jordan. Annals of Medicine and surgery, London, v. 59, p. 186-194, nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.amsu.2020.09.036. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2049080120303411?via%3Dihub. Acesso em: 10 dez. 2021.
UFMG. Universidade Federal de Minas Gerais. Portaria UFMG nº 1819, de 18 de março de 2020a. Disponível em: https://ufmg.br/storage/9/d/5/b/9d5bff9213dc34c2ed1763bb4c4143ea_15845832990431_378828222.pdf. Acesso em: 27 mar. 2023.
UFMG. Universidade Federal de Minas Gerais. Guia: diretrizes para o ensino remoto emergencial. 2020b. Disponível em: https://www.ufmg.br/prograd/wp-content/uploads/2022/01/DiretrizesERE.pdf. Acesso em: 27 mar. 2023.
UFMG. Universidade Federal de Minas Gerais. Resolução CEPE/UFMG nº 02, de 9 de julho de 2020c. Disponível em: https://www2.ufmg.br/sods/content/download/2461/16548/version/2/file/02rescepe2020.pdf. Acesso em: 27 mar. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Tamires Nunes dos Santos, Daniele Cristina de Almeida, Yaske Palhares Fonseca, Milene Cristine Pessoa, Rita de Cássia Ribeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).