Cursos da Saúde

integração e responsabilidade social no enfrentamento da pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24767

Palavras-chave:

Educação, Saúde, Educação interprofissional, Pandemia

Resumo

A pandemia da COVID-19 afetou os cursos de graduação da área da Saúde, que se viram diante de um dilema sobre como conciliar a responsabilidade social de participar da atenção à saúde da população no município e no estado com as demandas de biossegurança impostas pela pandemia. Na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), há 14 cursos da área da Saúde que compartilham do mesmo espaço, dos mesmos recursos e das mesmas políticas acadêmicas. Pensar juntos sobre os desafios vivenciados foi um movimento de solidariedade, integração e coesão. O objetivo deste artigo é relatar essa experiência. São descritos o contexto antes da pandemia, a atuação diante de portarias ministeriais, a elaboração de diretrizes para o ensino remoto emergencial e a situação dos estágios curriculares. Destaca-se a importância da construção coletiva no enfrentamento das dificuldades para garantir a segurança, a equidade e a qualidade na formação de profissionais da saúde na UFMG.

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Biografia do Autor

Cristina Gonçalves Alvim, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Professora Associada do Departamento de Pediatria, Faculdade de Medicina/UFMG. Assessora para área da Saúde da Reitoria da UFMG. Coordenadora do Comitê de Enfrentamento Coronavírus UFMG.

Adriane Mesquita de Medeiros , Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Professora Adjunta do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Saúde e Trabalho da UFMG, integra a Rede Latino-Americana de Especialistas em Inquéritos sobre Condições de Trabalho, Emprego e Saúde (RedECoTES).

Cláudia Freire de Andrade Morais Penna, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua no ensino, pesquisa e extensão na área de Inspeção e Tecnologia de Leite e Produtos Derivados. Coordenadora do Colegiado de Graduação em Medicina Veterinária.

Cristina Mariano Ruas, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Farmacêutica, com mestrado e doutorado em Saúde Pública. Professora da graduação em Farmácia e pós-graduação na área de Assistência Farmacêutica e Saúde Coletiva. Coordenadora do Colegiado de Graduação do curso de Farmácia da UFMG.

Ênio Lacerda Vilaça, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Professor Associado do Departamento de Odontologia Restauradora FAO UFMG. Coordenador do Colegiado de Graduação em Odontologia da UFMG e Presidente do Núcleo Docente Estruturante NDE da FO UFMG. Especialista em Odontopediatria PUCMG, mestrado em Odontologia, Odontopediatria FAO UFMG e doutor em Odontologia, Clínica Integrada FO USP.

Erika Lourenço, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Professora Associada no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais. É coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Ensino em História da Psicologia. Membro do grupo de pesquisa do CNPq História da Psicologia e Contexto Sociocultural. Mestrado em Psicologia Social, doutorado em Conhecimento e Inclusão Social em Educação.

Fabiane Ribeiro Ferreira , Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Professora Adjunta do Departamento de Fisioterapia da UFMG e do Programa de Pós-graduação em Estudos da Ocupação do Departamento de Terapia Ocupacional da UFMG. Mestrado em Ciências da Reabilitação pela UFMG (2006), doutorado em Saúde Pública pela UFMG (2010) e pós-doutorado em Ciências da Reabilitação – UFMG (2014).

Fabíola Carvalho de Almeida Lima Baroni , Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Coordenadora do Colegiado de Graduação e Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Graduação em Enfermagem. Especialista em Saúde Pública, mestre e doutora em Saúde e Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Adjunta no Departamento de Enfermagem Básica da Escola de Enfermagem da UFMG.

Luciene das Graças Mota, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Professora Associada do Departamento de Anatomia em Imagem da Faculdade de Medicina/UFMG. Coordenadora do Curso de Tecnologia em Radiologia. Possui experiência em Radiofarmácia e desenvolve atividades de pesquisa e extensão em Medicina Nuclear. Mestrado e doutorado em Ciências e Técnicas Nucleares/UFMG.

Maria Gabrielle de Lima Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestrado (2008) e doutorado (2013) em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Farmacologia Clínica (2007) e em Citologia Clínica (2019). Subcoordenadora de Colegiado de Graduação do Curso de Biomedicina e Conselheira Municipal de Saúde de Belo Horizonte.

Maria José Nunes de Paiva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Farmacêutica habilitada em Análises Clínicas. Mestrado em Toxicologia e Análises Toxicológicas e doutorado em Química Analítica. Professora Adjunta na Faculdade de Farmácia/UFMG. Coordena o Colegiado de Biomedicina e tem experiência na área de biomarcadores da exposição à toxicantes.

Paula Maria Machado Arantes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Professora Adjunta do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil. Mestre e doutora em Ciências da Reabilitação pela UFMG e especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

Rita de Cássia Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Professora do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Coordenadora do Colegiado de Graduação em Nutrição. Pesquisadora Associada da Rede Ibero-Americana de Pesquisa Qualitativa em Alimentação e Saúde.

Rosangela Gomes da Mota de Souza , Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduada em Terapia Ocupacional (USP-SP, 1997), mestre em Psicologia (USP-SP, 2002), doutora em Ciências da Saúde (UNIFESP-SP, 2014), pós-doutorado em Terapia Ocupacional Social (UFSCAR-SP, 2016). Coordenadora do Colegiado de Graduação do Departamento de Terapia Ocupacional (UFMG), tutora no PET Saúde Interprofissionalidade.

Sônia Maria Nunes Viana , Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Mestre em Enfermagem (UFMG), graduada em Enfermagem (PUC Minas), pós-graduada em Formação Profissional em Saúde (Fiocruz), em Docência do Ensino Superior (UnilesteMG) e Administração Hospitalar (São Camilo). Coordenadora do Colegiado de Gestão de Serviços de Saúde da UFMG desde 2016 com desenvolvimentos de disciplinas, extensão e pesquisa na área de auditoria, gestão hospitalar e gestão acadêmica. Coordenadora da UaB no âmbito da UFMG.

Taciana de Figueiredo Soares, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Professora Associada do Departamento de Propedêutica Complementar, Faculdade de Medicina/UFMG. Coordenadora do Colegiado do Curso de Medicina/UFMG. Coordenadora do Curso de Medicina/UFMG e do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso.

Referências

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Publicado

20-12-2020

Como Citar

ALVIM, C. G. .; MEDEIROS , A. M. de; PENNA, C. F. de A. M.; RUAS, C. M.; VILAÇA, Ênio L.; LOURENÇO, E.; FERREIRA , F. R.; BARONI , F. C. de A. L.; MOTA, L. das G.; ROCHA, M. G. de L.; PAIVA, M. J. N. de; ARANTES, P. M. M.; RIBEIRO, R. de C. .; SOUZA , R. G. da M. de; VIANA , S. M. N.; SOARES, T. de F. Cursos da Saúde: integração e responsabilidade social no enfrentamento da pandemia. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–21, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.24767. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24767. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção especial: docência no ensino superior em tempos de pandemia

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