Cursos da Saúde
integração e responsabilidade social no enfrentamento da pandemia
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24767Palavras-chave:
Educação, Saúde, Educação interprofissional, PandemiaResumo
A pandemia da COVID-19 afetou os cursos de graduação da área da Saúde, que se viram diante de um dilema sobre como conciliar a responsabilidade social de participar da atenção à saúde da população no município e no estado com as demandas de biossegurança impostas pela pandemia. Na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), há 14 cursos da área da Saúde que compartilham do mesmo espaço, dos mesmos recursos e das mesmas políticas acadêmicas. Pensar juntos sobre os desafios vivenciados foi um movimento de solidariedade, integração e coesão. O objetivo deste artigo é relatar essa experiência. São descritos o contexto antes da pandemia, a atuação diante de portarias ministeriais, a elaboração de diretrizes para o ensino remoto emergencial e a situação dos estágios curriculares. Destaca-se a importância da construção coletiva no enfrentamento das dificuldades para garantir a segurança, a equidade e a qualidade na formação de profissionais da saúde na UFMG.
Downloads
Referências
ALVIM, Cristina Gonçalves. Conferência Livre vai formular propostas para o fortalecimento do SUS. Universidade Federal de Minas Gerais [online], Belo Horizonte, 9 abr. 2019a. Entrevista concedida à Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG. Disponível em: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/conferencia-livre-vai-formular-propostas-para-o-fortalecimento-do-sus. Acesso em: 21 ago. 2020.
ALVIM, Cristina Gonçalves. Programa da UFMG e da PBH forma para trabalho colaborativo em saúde. Universidade Federal de Minas Gerais [online], Belo Horizonte, 31 jan. 2019b. Entrevista concedida ao Centro de Comunicação da UFMG. Disponível em: https://www.medicina.ufmg.br/programa-da-ufmg-e-da-pbh-forma-para-trabalho-colaborativo-em-saude-2/. Acesso em: 21 ago. 2020.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Lei de Estágios. Diário Oficial da União, Brasília, 26 set. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm. Acesso em: 16 ago. 2020.
BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Relatório da 16ª Conferência Nacional de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde/Conselho Nacional de Saúde, 2019.
BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. ANVISA. Nota Técnica GVIMS/GGTES/ANVISA nº 04/2020. Orientações para serviços de saúde: medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus (SARS-Cov-2). Brasília: ANVISA, 31 mar. 2020a. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/arquivos-noticias-anvisa/814json-file-1. Acesso em: 17 ago. 2020.
BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Recomendação nº 048. Brasília: Conselho Nacional de Saúde, 1 jul. 2020b. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/recomendacoes-cns/1250-recomendacao-n-048-de-01-de-julho-de-2020. Acesso em: 17 ago. 2020.
BRASIL. Governo Federal. Medida Provisória nº 934, de 1º de abril de 2020. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, 1 abr. 2020c. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591. Acesso em: 16 ago. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, 18 mar. 2020d. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 16 ago. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 356, de 20 de março de 2020. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, 20 mar. 2020e. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-356-de-20-de-marco-de-2020-249090908. Acesso em: 16 ago. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 383, de 9 de abril de 2020. Diário Oficial da União, Brasília, 13 abr. 2020f. Disponível em: https://abmes.org.br/legislacoes/detalhe/3097/portaria-mec-n-383-2020. Acesso em: 16 ago. 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Edital nº 4, de 31 de março de 2020. Diário Oficial da União: seção 3, Brasília, 1 abr. 2020g. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-n-4-de-31-de-marco-de-2020-250707765. Acesso em: 16 ago. 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 492, de 23 de março de 2020. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, 23 mar. 2020h. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-492-de-23-de-marco-de-2020-249317442. Acesso em: 16 ago. 2020.
CECCIM, Ricardo Burg. Conexões e fronteiras da interprofissionalidade: forma e formação. Interface - Comunicação, Saúde, Educação [online], Botucatu, v. 22, supl. 2, p. 1739-1749, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601739&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 16 ago. 2020. ISSN 1807-5762. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-57622018.0477.
COSTA, Dayane Aparecida Silva; SILVA, Roseli Ferreira da; LIMA, Valéria Vernaschi; RIBEIRO, Eliana Cláudia Otero. Diretrizes curriculares nacionais das profissões da Saúde 2001-2004: análise à luz das teorias de desenvolvimento curricular. Interface - Comunicação, Saúde, Educação [online], Botucatu, v. 22, n. 67, p. 1183-1195, dez. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000401183&tlng=pt. Acesso em: 16 ago. 2020. ISSN 1807-5762. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0376.
LIMA, Valéria Vernaschi. Competência: distintas abordagens e implicações na formação de profissionais de saúde. Interface - Comunicação, Saúde, Educação [online], Botucatu, v. 9, n. 17, p. 369-379, ago. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832005000200012&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 16 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-32832005000200012.
MIRANDA, Fernanda Moura D’Almeida; SANTANA, Leni de Lima; PIZZOLATO, Aline Cecília; SARQUIS, Leila Maria Mansano. Condições de trabalho e o impacto na saúde dos profissionais de enfermagem frente a covid-19. Cogitare Enfermagem [online], v. 25, maio 2020. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/72702. Acesso em: 16 ago. 2020. ISSN 2176-9133. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v25i0.72702.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução de Eloá Jacobina. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. 128p.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. OMS. Marco para ação em educação interprofissional e prática colaborativa. Genebra (Suíça): Organização Mundial da Saúde, Departamento de Recursos Humanos para a Saúde, 2010. Disponível em: http://www.fnepas.org.br/oms_traduzido_2010.pdf. Acesso em: 13 mar. 2020.
PEDUZZI, Marina; NORMAN, Ian James; GERMANI, Ana Claudia Camargo Gonçalves; SILVA, Jaqueline Alcântara Marcelino da; SOUZA, Geisa Colebrusco de. Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 47, n. 4, p. 977-983, ago. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000400977&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 16 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0080-623420130000400029.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução nº 02, de 9 de julho de 2020. Belo Horizonte: Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2020a. Disponível em: https://ufmg.br/storage/7/2/7/c/727cdac040b9f81d6c3a531b0e3cafe7_15944093123508_526377393.pdf. Acesso em: 16 ago. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Pró-Reitoria de Graduação. Comunicado. Atuação dos estudantes da área da saúde no combate à Covid-19, de 2 de abril de 2020. Belo Horizonte: Pró-Reitoria de Graduação, 2020b. Disponível em: https://www2.ufmg.br/prograd/prograd/Pro-Reitoria-de-Graduacao/Publicacoes/Oficios-Circulares-Comunicados-e-Informacoes/2020. Acesso em: 16 ago. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Pró-Reitoria de Graduação. Comunicado. Atuação dos estudantes da área da saúde no combate à Covid-19, de 9 de abril de 2020. Belo Horizonte: Pró-Reitoria de Graduação, 2020c. Disponível em: https://www2.ufmg.br/prograd/prograd/Pro-Reitoria-de-Graduacao/Publicacoes/Oficios-Circulares-Comunicados-e-Informacoes/2020. Acesso em: 16 ago. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Pró-Reitoria de Graduação. Ofício nº 6, de 30 de março de 2020. Belo Horizonte: Pró-Reitoria de Graduação, 2020d. Disponível em: https://www2.ufmg.br/prograd/prograd/Pro-Reitoria-de-Graduacao/Publicacoes/Oficios-Circulares-Comunicados-e-Informacoes/2020. Acesso em: 16 ago. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Reitoria. Portaria nº 1819, de 18 de março de 2020. Belo Horizonte: Reitoria, 2020e. Disponível em: https://ufmg.br/storage/9/d/5/b/9d5bff9213dc34c2ed1763bb4c4143ea_15845832990431_378828222.pdf. Acesso em: 16 ago. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Reitoria. Portaria nº 2295, de 16 de abril de 2020. Belo Horizonte: Reitoria, 2020f. Disponível em: https://sei.ufmg.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&codigo_verificador=0103248&codigo_crc=934A94E3&hash_download=df49e4068e3d3feca10042222e7a0f198c12de55ec9a29b7ee47e378f2dd00ac85f829ffcccfd0f073ca3ba7bbb4623d8e2ad47d5e8ece95802d0e9cd2bf7a84&visualizacao=1&id_orgao_acesso_externo=0. Acesso em: 16 ago. 2020.
WERNECK, Guilherme Loureiro; CARVALHO, Marilia Sá. A pandemia de COVID-19 no Brasil: crônica de uma crise sanitária anunciada. Cadernos de Saúde Pública [online], v. 36, n. 5, e00068820, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2020000500101&tlng=pt. Acesso em: 16 ago. 2020. ISSN 1678-4464. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311X00068820.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. WHO. Considerations in adjusting public health and social measures in the context of COVID-19: interim guidance. Genebra (Suíça), 16 abr. 2020. Disponível em: https://apps.who.int/iris/handle/10665/331773. Acesso em: 15 ago. 2020. License: CC BY-NC-SA 3.0 IGO.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Cristina Gonçalves Alvim, Adriane Mesquita de Medeiros , Cláudia Freire de Andrade Morais Penna, Cristina Mariano Ruas, Ênio Lacerda Vilaça, Erika Lourenço, Fabiane Ribeiro Ferreira , Fabíola Carvalho de Almeida Lima Baroni , Luciene das Graças Mota, Maria Gabrielle de Lima Rocha, Maria José Nunes de Paiva, Paula Maria Machado Arantes, Rita de Cássia Ribeiro, Rosangela Gomes da Mota de Souza , Sônia Maria Nunes Viana , Taciana de Figueiredo Soares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).