Há lugar para a teoria de Paulo Freire na pedagogia universitária contemporânea?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.34884

Palavras-chave:

Pedagogia universitária, Teoria de Freire, Ensino-aprendizagem

Resumo

Este artigo resulta de pesquisa teórica, de natureza qualitativa, com o objetivo de responder ao questionamento: há lugar para a teoria de Freire na pedagogia universitária contemporânea? No ano de 2021 comemora-se o centenário de nascimento do patrono da educação brasileira. Com base nas suas obras e em outras que tratam da pedagogia universitária, argumenta-se na direção de construir pontes entre elas. Traz-se à discussão alguns conceitos que se encontram diluídos na teoria de Freire, além de construir argumentos para demonstrar que ainda há muito por aprender e por compreender a seu respeito. A opção pelos conceitos apresentados não foi aleatória: fez-se com base na experiência acadêmica dos autores e no conhecimento que possuem da obra do pensador, acreditando que eles representam aspectos importantes de um perfil docente esperado para atuar na docência universitária.

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Biografia do Autor

Arnaldo Nogaro, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Erechim, RS, Brasil.

Doutor em Educação, docente do programa de pós-graduação em Educação e reitor da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI.

Hildegard Susana Jung, Universidade La Salle (Unilasalle), Canoas, RS, Brasil.

Doutora em Educação, docente e coordenadora do programa de pós-graduação em Educação da Universidade La Salle – Unilasalle.

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Publicado

26-10-2021

Como Citar

NOGARO, A. .; JUNG, H. S. . Há lugar para a teoria de Paulo Freire na pedagogia universitária contemporânea?. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1–17, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.34884. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/34884. Acesso em: 17 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção especial: Centenário de Paulo Freire