Assessoria pedagógica universitária e o Congresso Brasileiro de Pedagogia Universitária

uma experiência de construção de espaço de formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.35163

Palavras-chave:

Assessoria pedagógica universitária, Pedagogia universitária, Formação pedagógica

Resumo

Este artigo tem como objetivo trazer elementos que possibilitem refletir sobre espaços e práticas formativas desenvolvidas por e para assessores pedagógicos universitários, que se responsabilizam pela pedagogia no interior da universidade. À luz do referencial teórico da pedagogia universitária, um espaço de formação foi inserido em um congresso brasileiro na área da educação, denominado Congresso Brasileiro de Pedagogia Universitária, que foi realizado no ano de 2020. Orientada por uma metodologia dialógica e ativa, nesse congresso foi oferecida uma oficina sobre as assessorias pedagógicas universitárias, congregando 22 profissionais de 11 instituições de ensino superior que se debruçam sobre o tema. Na oficina, buscou-se definir os limites de atuação profissional destes assessores. Os efeitos dessa experiência sinalizam que construir espaços de formação para além daqueles formalmente constituídos pode potencializar a aprendizagem em determinado campo, o que se concretiza como oportunidade de autoformação, nem sempre possível em algumas funções em construção.

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Biografia do Autor

Amanda Rezende Costa Xavier, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Poços de Caldas, MG, Brasil.

Doutora e mestra em Educação (UNESP/Rio Claro), com período sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP), UPorto, Portugal. Graduada em Pedagogia. Membra do GEPPU (UNESP/Rio Claro) e do Grupo de Pesquisa em Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas (CIIE/FPCEUP), Portugal. Pedagoga da UNIFAL-MG, campus Poços de Caldas, com experiência em assessoramento pedagógico docente.

Ester Almeida Helmer, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, Brasil.

Doutora e mestra em Educação (UFSCar), com período sanduíche na Universidade de Santiago de Compostela, Espanha. Graduada em Pedagogia. Membra do GEPPU (UNESP/Rio Claro). Pedagoga da UFSCar, com experiência na formação continuada de docentes.

Elaine Cristina Maldonado, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Araras, SP, Brasil.

Doutoranda em Educação (UNESP/Rio Claro). Mestra em História Social (UNESP). Graduação em História e em Pedagogia. Membra do GEPPU (UNESP/Rio Claro). Chefe do Departamento de Graduação da UFSCar – campus Araras, com experiência em assessoramento pedagógico docente.

Lígia Bueno Zangali Carrasco, Centro Universitário Claretiano, Rio Claro, SP, Brasil.

Doutora e mestra em Educação (UNESP), com período sanduíche na Universidade de Buenos Aires, Argentina. Graduada em Pedagogia. Membra do GEPPU (UNESP/Rio Claro). Docente do Centro Universitário Claretiano e Supervisora de Ensino da Rede Municipal de Educação de Rio Claro, SP.

Maria Antonia Ramos de Azevedo, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Rio Claro, SP, Brasil.

Pós-doutoramento em Pedagogia Universitária (UNISINOS), doutora em Educação (USP) e mestra em Educação (UFSM). Graduada em Pedagogia. Líder do GEPPU (UNESP/Rio Claro). Docente do Instituto de Biociências, Departamento de Educação e credenciada no Programa de pós-graduação em Educação da UNESP/Rio Claro.

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Publicado

23-12-2021

Como Citar

XAVIER, A. R. C.; HELMER, E. A. .; MALDONADO, E. C.; CARRASCO, L. B. Z.; AZEVEDO, M. A. R. de. Assessoria pedagógica universitária e o Congresso Brasileiro de Pedagogia Universitária: uma experiência de construção de espaço de formação. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1–16, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.35163. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/35163. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos