Assessoria pedagógica universitária e o Congresso Brasileiro de Pedagogia Universitária
uma experiência de construção de espaço de formação
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.35163Palavras-chave:
Assessoria pedagógica universitária, Pedagogia universitária, Formação pedagógicaResumo
Este artigo tem como objetivo trazer elementos que possibilitem refletir sobre espaços e práticas formativas desenvolvidas por e para assessores pedagógicos universitários, que se responsabilizam pela pedagogia no interior da universidade. À luz do referencial teórico da pedagogia universitária, um espaço de formação foi inserido em um congresso brasileiro na área da educação, denominado Congresso Brasileiro de Pedagogia Universitária, que foi realizado no ano de 2020. Orientada por uma metodologia dialógica e ativa, nesse congresso foi oferecida uma oficina sobre as assessorias pedagógicas universitárias, congregando 22 profissionais de 11 instituições de ensino superior que se debruçam sobre o tema. Na oficina, buscou-se definir os limites de atuação profissional destes assessores. Os efeitos dessa experiência sinalizam que construir espaços de formação para além daqueles formalmente constituídos pode potencializar a aprendizagem em determinado campo, o que se concretiza como oportunidade de autoformação, nem sempre possível em algumas funções em construção.
Downloads
Referências
CARRASCO, Ligia Bueno Zangali. Assessorias pedagógicas das Universidades Estaduais Paulistas: concepções dos espaços institucionais de formação do docente universitário. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Biociências, UNESP, Rio Claro, 2016.
CARRASCO, Ligia Bueno Zangali. A ação profissional do assessor pedagógico: diálogos acerca de sua trajetória. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Instituto de Biociências, UNESP, Rio Claro, 2020.
CUNHA, Maria Isabel da. Reflexões e práticas em pedagogia universitária. Campinas: Papirus, 2007.
CUNHA, Maria Isabel da (org.). Trajetórias e lugares de formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara: Junqueira & Marin; Brasília: Capes, CNPq, 2010.
GIMENO-SACRISTÁN, José. Consciência e acção sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, António. Profissão Professor. Porto: Porto Editora, 1999. Coleção Ciências da Educação.
MOROSINI, Marília Costa (org.). Educação superior em periódicos nacionais (1968-1995). Brasília: MEC/INEP/Comped, 2001. Série Estado do Conhecimento, n. 3.
NÓVOA, António. Os professores e sua formação. Lisboa: D. Quixote. Instituto de Inovação Educacional, 1992.
PERRENOUD, Phillipe. O trabalho sobre o habitus na formação de professores: análise das práticas e tomada de consciência. In: PAQUAY, Léopold; PERRENOUD, Philippe; ALTET, Marguerite; CHARLIER, Évelyne. Formando professores profissionais.Porto Alegre: Artmed, 2001, p. 161-184.
PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002, p. 17-52.
SCHÖN, Donald Alan. Educating the reflective practitioner: toward a new design for teaching and learning in the professions. São Francisco: Jossey-Bass, 1990.
SEGOVIA, Jesús Domingo. Las prácticas de asesoramiento a centros educativos: una revisión del modelo de proceso. Education Policy Analysis Archives/Archivos Analíticos de Políticas Educativas, Arizona, vol. 13, p. 1-31, 2005. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=275020513017. Acesso em: 20 jan. 2021.
XAVIER, Amanda Rezende Costa. Universidade Nova: desafios da prática pedagógica numa perspectiva interdisciplinar. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Biociências, UNESP, Rio Claro, 2014.
XAVIER, Amanda Rezende Costa. Contextos curriculares da Universidade Nova e do Processo de Bolonha: a assessoria pedagógica universitária em questão. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Instituto de Biociências, UNESP, Rio Claro, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Amanda Rezende Costa Xavier, Ester Almeida Helmer, Elaine Cristina Maldonado, Lígia Bueno Zangali Carrasco, Maria Antonia Ramos de Azevedo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).