Assessoria pedagógica universitária e o Congresso Brasileiro de Pedagogia Universitária

uma experiência de construção de espaço de formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.35163

Palavras-chave:

Assessoria pedagógica universitária, Pedagogia universitária, Formação pedagógica

Resumo

Este artigo tem como objetivo trazer elementos que possibilitem refletir sobre espaços e práticas formativas desenvolvidas por e para assessores pedagógicos universitários, que se responsabilizam pela pedagogia no interior da universidade. À luz do referencial teórico da pedagogia universitária, um espaço de formação foi inserido em um congresso brasileiro na área da educação, denominado Congresso Brasileiro de Pedagogia Universitária, que foi realizado no ano de 2020. Orientada por uma metodologia dialógica e ativa, nesse congresso foi oferecida uma oficina sobre as assessorias pedagógicas universitárias, congregando 22 profissionais de 11 instituições de ensino superior que se debruçam sobre o tema. Na oficina, buscou-se definir os limites de atuação profissional destes assessores. Os efeitos dessa experiência sinalizam que construir espaços de formação para além daqueles formalmente constituídos pode potencializar a aprendizagem em determinado campo, o que se concretiza como oportunidade de autoformação, nem sempre possível em algumas funções em construção.

Biografia do Autor

  • Amanda Rezende Costa Xavier, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Poços de Caldas, MG, Brasil.

    Doutora e mestra em Educação (UNESP/Rio Claro), com período sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP), UPorto, Portugal. Graduada em Pedagogia. Membra do GEPPU (UNESP/Rio Claro) e do Grupo de Pesquisa em Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas (CIIE/FPCEUP), Portugal. Pedagoga da UNIFAL-MG, campus Poços de Caldas, com experiência em assessoramento pedagógico docente.

  • Ester Almeida Helmer, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, Brasil.

    Doutora e mestra em Educação (UFSCar), com período sanduíche na Universidade de Santiago de Compostela, Espanha. Graduada em Pedagogia. Membra do GEPPU (UNESP/Rio Claro). Pedagoga da UFSCar, com experiência na formação continuada de docentes.

  • Elaine Cristina Maldonado, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Araras, SP, Brasil.

    Doutoranda em Educação (UNESP/Rio Claro). Mestra em História Social (UNESP). Graduação em História e em Pedagogia. Membra do GEPPU (UNESP/Rio Claro). Chefe do Departamento de Graduação da UFSCar – campus Araras, com experiência em assessoramento pedagógico docente.

  • Lígia Bueno Zangali Carrasco, Centro Universitário Claretiano, Rio Claro, SP, Brasil.

    Doutora e mestra em Educação (UNESP), com período sanduíche na Universidade de Buenos Aires, Argentina. Graduada em Pedagogia. Membra do GEPPU (UNESP/Rio Claro). Docente do Centro Universitário Claretiano e Supervisora de Ensino da Rede Municipal de Educação de Rio Claro, SP.

  • Maria Antonia Ramos de Azevedo, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Rio Claro, SP, Brasil.

    Pós-doutoramento em Pedagogia Universitária (UNISINOS), doutora em Educação (USP) e mestra em Educação (UFSM). Graduada em Pedagogia. Líder do GEPPU (UNESP/Rio Claro). Docente do Instituto de Biociências, Departamento de Educação e credenciada no Programa de pós-graduação em Educação da UNESP/Rio Claro.

Referências

CARRASCO, Ligia Bueno Zangali. Assessorias pedagógicas das Universidades Estaduais Paulistas: concepções dos espaços institucionais de formação do docente universitário. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Biociências, UNESP, Rio Claro, 2016.

CARRASCO, Ligia Bueno Zangali. A ação profissional do assessor pedagógico: diálogos acerca de sua trajetória. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Instituto de Biociências, UNESP, Rio Claro, 2020.

CUNHA, Maria Isabel da. Reflexões e práticas em pedagogia universitária. Campinas: Papirus, 2007.

CUNHA, Maria Isabel da (org.). Trajetórias e lugares de formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara: Junqueira & Marin; Brasília: Capes, CNPq, 2010.

GIMENO-SACRISTÁN, José. Consciência e acção sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, António. Profissão Professor. Porto: Porto Editora, 1999. Coleção Ciências da Educação.

MOROSINI, Marília Costa (org.). Educação superior em periódicos nacionais (1968-1995). Brasília: MEC/INEP/Comped, 2001. Série Estado do Conhecimento, n. 3.

NÓVOA, António. Os professores e sua formação. Lisboa: D. Quixote. Instituto de Inovação Educacional, 1992.

PERRENOUD, Phillipe. O trabalho sobre o habitus na formação de professores: análise das práticas e tomada de consciência. In: PAQUAY, Léopold; PERRENOUD, Philippe; ALTET, Marguerite; CHARLIER, Évelyne. Formando professores profissionais.Porto Alegre: Artmed, 2001, p. 161-184.

PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002, p. 17-52.

SCHÖN, Donald Alan. Educating the reflective practitioner: toward a new design for teaching and learning in the professions. São Francisco: Jossey-Bass, 1990.

SEGOVIA, Jesús Domingo. Las prácticas de asesoramiento a centros educativos: una revisión del modelo de proceso. Education Policy Analysis Archives/Archivos Analíticos de Políticas Educativas, Arizona, vol. 13, p. 1-31, 2005. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=275020513017. Acesso em: 20 jan. 2021.

XAVIER, Amanda Rezende Costa. Universidade Nova: desafios da prática pedagógica numa perspectiva interdisciplinar. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Biociências, UNESP, Rio Claro, 2014.

XAVIER, Amanda Rezende Costa. Contextos curriculares da Universidade Nova e do Processo de Bolonha: a assessoria pedagógica universitária em questão. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Instituto de Biociências, UNESP, Rio Claro, 2019.

Publicado

23-12-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Assessoria pedagógica universitária e o Congresso Brasileiro de Pedagogia Universitária: uma experiência de construção de espaço de formação. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1–16, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.35163. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/35163. Acesso em: 19 dez. 2024.