Oportunizando envolvimento e desenvolvimento científico na graduação em Medicina

Autores

  • Tatiana Paschoalette Rodrigues Bachur Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS), Fortaleza, CE, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-1975-9995
  • Milena Nunes Alves de Sousa Centro Universitário de Patos (UNIFIP), Patos, PB, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-8327-9147

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.36060

Palavras-chave:

educação superior, ensino, estudantes de Medicina, pesquisa, capacitação profissional

Resumo

A pesquisa é um importante pilar na formação dos estudantes do ensino superior, mas seu desenvolvimento mostra-se desafiador entre acadêmicos de Medicina. Assim, objetivou-se apresentar as experiências positivas de duas docentes de instituições de ensino médico, uma do setor privado e outra do público, em ações direcionadas ao desenvolvimento da aptidão científica de estudantes universitários de cursos médicos, em contextos curricular e extracurricular. Trata-se de um estudo descritivo-qualitativo que relata a experiência das docentes com graduandos de Medicina entre 2016-2021. Em ambas as instituições, está sendo oportunizado o desenvolvimento científico dos acadêmicos, com o nível de produção e publicação desses estudantes variando entre 80-100% de aproveitamento, um forte indicador da presença de comunicação científica nos cursos. Salienta-se a importância do incentivo, da orientação e do acompanhamento docente eficiente como motivadores dos graduandos para a atuação e o interesse em pesquisas e produção acadêmico-científica para além da obrigatoriedade curricular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Paschoalette Rodrigues Bachur, Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS), Fortaleza, CE, Brasil.

Farmacêutica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Vigilância Ambiental pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), mestre em Patologia (UFC) e doutora em Farmacologia (UFC). Ex-professora no curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente, é docente no curso de Medicina do Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS).

Milena Nunes Alves de Sousa, Centro Universitário de Patos (UNIFIP), Patos, PB, Brasil.

Bacharel em Turismo, Administração e Enfermagem e licenciada em Educação Física. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), doutora e pós-doutora em Promoção da Saúde pela Universidade de Franca (UNIFRAN), pós-doutora em Sistemas Agroindustriais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e docente no curso de Medicina do Centro Universitário de Patos (UNIFIP).

Referências

ARAÚJO, Carlos Romualdo de Carvalho et al. Ligas acadêmicas e extensão universitária: contribuições na aprendizagem do estudante de enfermagem. Revista Gestão e Saúde, Brasília, v. 12, n. 1, p. 108-118, jan./abr. 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/31997. Acesso em: 08 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.26512/gs.v12i01.31997.

BATISTA, Nildo Alves; VILELA, Rosana Quintella Brandão; BATISTA, Sylvia Helena Soares da Silva. Educação médica no Brasil. São Paulo: Cortez, 2015.

BRASIL. Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, 20 fev. 1998. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9610.htm. Acesso em: 18 out. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução nº 4, CNE/CES de 7 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Diário Oficial da União. Brasília, 9 nov. 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução nº 3, CNE/CES de 3 de junho de 2014. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Diário Oficial da União. Brasília, 23 jun. 2014.

CARNEIRO, Jair Almeida et al. Liga acadêmica: instrumento de ensino, pesquisa e extensão universitária. Revista Gestão e Saúde, Brasília, v. 6, n. 1, p. 667-679, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2596. Acesso em: 05 set. 2021.

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS (UNIFIP). Plano de Desenvolvimento Institucional (2022-2025). Patos - PB, 2021. 240p.

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA. Resolução CFM nº 1.931 de 17 de setembro de 2009. Aprova o Código de Ética Médica. Diário Oficial da União. Brasília, 24 set. 2009.

DALTRO, Mônica Ramos; FARIA, Anna Amélia de. Relato de experiência: uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 223-237, jan./abr. 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812019000100013&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 10 set. 2021.

GARCIA, Maria Betânia de Oliveira; OLIVEIRA, Michelly Macedo de.; PLANTIER, Amanda Pavani. Interatividade e mediação na prática de metodologia ativa: o uso da instrução por colegas e da tecnologia na educação médica. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 43, n. 1, p. 87-96, jan./mar. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/ymkRSQ7NgSVCGrGH7zmPkKy/?lang=pt. Acesso em: 30 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v43n1RB20180154.

MEDEIROS, Jaline Oliveira; RIBEIRO, Rafaella do Carmo; SOUSA, Milena Nunes Alves de. Mapa conceitual como ferramenta de aprendizagem: revisão integrativa da literatura. SANARE: Revista de Políticas Públicas, Sobral, v. 19, n. 2, p. 69-76, jul./dez. 2020. Disponível em: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1477/733. Acesso em: 01 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.36925/sanare.v19i2.1477.

MÉDICI, Eduardo de Aquino et al. Mentoria reversa: elaboração de curso de ensino digital para professores durante a pandemia de COVID-19. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1-16, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/3337. Acesso em: 07 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.33379.

MORAES, David William et al. Interest in research among medical students: challenges for the undergraduate education. Revista da Associação Médica Brasileira, São Paulo, v. 62, n. 7, p. 652-658, out. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ramb/a/Z5QPWXqkKpQq6vtB9MFQBVp/?lang=en. Acesso em: 08 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9282.62.07.652.

MOREIRA, Bernadete; PELLIZZARO, Inês. Educação em saúde: um programa de extensão universitária. Textos & Contextos, Porto Alegre, v. 8, n. 1, p. 156-171, jan./jun. 2009. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/5680. Acesso em: 08 set. 2021.

NASCIMENTO, André Luis Oliveira do; PORDEUS, Mateus Alves Formiga; SOUZA, Carlos Dornels Freire de. A escrita científica e o desenvolvimento do conhecimento: caminhos para uma nova formação médica. Revista Portal: Saúde e Sociedade, v. 6, p. 1-2, 2021. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/nuspfamed/article/view/12543/8692. Acesso em: 11 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.28998/rpss.e02106001.

PEREIRA, Charlene de Oliveira et al. Manual do discente: orientações gerais sobre o curso de Medicina UNIFIP. Patos - PB, 2021. 44p.

PIROLA, Sarah Beatriz de França Bortolato et al. A importância da iniciação científica na graduação de Medicina. Revista Corpus Hippocraticum, São José do Rio Preto, v. 1, n. 1, p. 1-7, 2020. Disponível em: http://revistas.unilago.edu.br/index.php/revista-medicina/article/view/232. Acesso em: 11 set. 2021.

PONTES, Sara de Moura; TORREÃO, Lara de Araújo. Influência da participação de estudantes em ligas acadêmicas na escolha da especialidade para o programa de residência médica da Bahia 2017. Revista de Medicina, São Paulo, v. 98, n. 3, p. 160-167, maio/jun. 2019. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revistadc/article/view/155902. Acesso em: 11 set. 2021.

RESENDE, Juliana Cavalcanti et al. Importância da iniciação científica e projetos de extensão para graduação em medicina. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, João Pessoa, v. 17, n. 1, p. 11-18, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/14029. Acesso em: 11 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.4034/RBCS.2013.17.01.02.

RIBEIRO, Juliana Terra; ALBUQUERQUE, Natália Mariana Diógenes Silva de; RESENDE, Tania Inessa Martins de. Potencialidades e desafios da metodologia ativa na perspectiva dos graduandos de Medicina. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1-19, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/19233. Acesso em: 11 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.19233.

SILVA, Luana Idalino da et al. Manual do docente e preceptor: orientações gerais sobre o curso de Medicina UNIFIP. Patos - PB, 2021. 42p.

SOUSA, Milena Nunes Alves de. Trilhas acadêmicas: caminhos para a concepção, execução e publicação de artigos científicos. Curitiba: Editora CRV, 2020.

SOUSA, Milena Nunes Alves de; SANTOS, Everson Vagner de Lucena. Formação médica e metodologia ativa: o ensino de ciência e pesquisa. In: SOUSA, Milena Nunes Alves de; SANTOS, Everson Vagner de Lucena. Medicina e pesquisa: um elo possível. Curitiba: Editora Prismas, 2016. p. 17-35.

SOUZA, Mauro Junqueira de et al. Interesse de estudantes de medicina na produção científica em saúde pública. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 38, n. 4, p. 512-518, dez. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/v9ctbhHXDJJwXFhgTFCr5CB/?lang=pt. Acesso em: 11 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022014000400013.

TOLEDO, Miguel Aquila et al. Manual do estudante de Medicina UNIFIP. 2. ed. Patos - PB, 2021. 48p.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ. Projeto pedagógico do curso de medicina. v. 1, Fortaleza, 2017. 99 p.

Downloads

Publicado

13-07-2022

Como Citar

BACHUR, T. P. R.; SOUSA, M. N. A. de. Oportunizando envolvimento e desenvolvimento científico na graduação em Medicina. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 12, p. 1–21, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.36060. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/36060. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos