Oportunizando envolvimento e desenvolvimento científico na graduação em Medicina
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.36060Palavras-chave:
educação superior, ensino, estudantes de Medicina, pesquisa, capacitação profissionalResumo
A pesquisa é um importante pilar na formação dos estudantes do ensino superior, mas seu desenvolvimento mostra-se desafiador entre acadêmicos de Medicina. Assim, objetivou-se apresentar as experiências positivas de duas docentes de instituições de ensino médico, uma do setor privado e outra do público, em ações direcionadas ao desenvolvimento da aptidão científica de estudantes universitários de cursos médicos, em contextos curricular e extracurricular. Trata-se de um estudo descritivo-qualitativo que relata a experiência das docentes com graduandos de Medicina entre 2016-2021. Em ambas as instituições, está sendo oportunizado o desenvolvimento científico dos acadêmicos, com o nível de produção e publicação desses estudantes variando entre 80-100% de aproveitamento, um forte indicador da presença de comunicação científica nos cursos. Salienta-se a importância do incentivo, da orientação e do acompanhamento docente eficiente como motivadores dos graduandos para a atuação e o interesse em pesquisas e produção acadêmico-científica para além da obrigatoriedade curricular.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Carlos Romualdo de Carvalho et al. Ligas acadêmicas e extensão universitária: contribuições na aprendizagem do estudante de enfermagem. Revista Gestão e Saúde, Brasília, v. 12, n. 1, p. 108-118, jan./abr. 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/31997. Acesso em: 08 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.26512/gs.v12i01.31997.
BATISTA, Nildo Alves; VILELA, Rosana Quintella Brandão; BATISTA, Sylvia Helena Soares da Silva. Educação médica no Brasil. São Paulo: Cortez, 2015.
BRASIL. Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, 20 fev. 1998. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9610.htm. Acesso em: 18 out. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução nº 4, CNE/CES de 7 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Diário Oficial da União. Brasília, 9 nov. 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução nº 3, CNE/CES de 3 de junho de 2014. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Diário Oficial da União. Brasília, 23 jun. 2014.
CARNEIRO, Jair Almeida et al. Liga acadêmica: instrumento de ensino, pesquisa e extensão universitária. Revista Gestão e Saúde, Brasília, v. 6, n. 1, p. 667-679, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2596. Acesso em: 05 set. 2021.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS (UNIFIP). Plano de Desenvolvimento Institucional (2022-2025). Patos - PB, 2021. 240p.
CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA. Resolução CFM nº 1.931 de 17 de setembro de 2009. Aprova o Código de Ética Médica. Diário Oficial da União. Brasília, 24 set. 2009.
DALTRO, Mônica Ramos; FARIA, Anna Amélia de. Relato de experiência: uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 223-237, jan./abr. 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812019000100013&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 10 set. 2021.
GARCIA, Maria Betânia de Oliveira; OLIVEIRA, Michelly Macedo de.; PLANTIER, Amanda Pavani. Interatividade e mediação na prática de metodologia ativa: o uso da instrução por colegas e da tecnologia na educação médica. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 43, n. 1, p. 87-96, jan./mar. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/ymkRSQ7NgSVCGrGH7zmPkKy/?lang=pt. Acesso em: 30 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v43n1RB20180154.
MEDEIROS, Jaline Oliveira; RIBEIRO, Rafaella do Carmo; SOUSA, Milena Nunes Alves de. Mapa conceitual como ferramenta de aprendizagem: revisão integrativa da literatura. SANARE: Revista de Políticas Públicas, Sobral, v. 19, n. 2, p. 69-76, jul./dez. 2020. Disponível em: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1477/733. Acesso em: 01 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.36925/sanare.v19i2.1477.
MÉDICI, Eduardo de Aquino et al. Mentoria reversa: elaboração de curso de ensino digital para professores durante a pandemia de COVID-19. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1-16, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/3337. Acesso em: 07 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.33379.
MORAES, David William et al. Interest in research among medical students: challenges for the undergraduate education. Revista da Associação Médica Brasileira, São Paulo, v. 62, n. 7, p. 652-658, out. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ramb/a/Z5QPWXqkKpQq6vtB9MFQBVp/?lang=en. Acesso em: 08 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9282.62.07.652.
MOREIRA, Bernadete; PELLIZZARO, Inês. Educação em saúde: um programa de extensão universitária. Textos & Contextos, Porto Alegre, v. 8, n. 1, p. 156-171, jan./jun. 2009. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/5680. Acesso em: 08 set. 2021.
NASCIMENTO, André Luis Oliveira do; PORDEUS, Mateus Alves Formiga; SOUZA, Carlos Dornels Freire de. A escrita científica e o desenvolvimento do conhecimento: caminhos para uma nova formação médica. Revista Portal: Saúde e Sociedade, v. 6, p. 1-2, 2021. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/nuspfamed/article/view/12543/8692. Acesso em: 11 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.28998/rpss.e02106001.
PEREIRA, Charlene de Oliveira et al. Manual do discente: orientações gerais sobre o curso de Medicina UNIFIP. Patos - PB, 2021. 44p.
PIROLA, Sarah Beatriz de França Bortolato et al. A importância da iniciação científica na graduação de Medicina. Revista Corpus Hippocraticum, São José do Rio Preto, v. 1, n. 1, p. 1-7, 2020. Disponível em: http://revistas.unilago.edu.br/index.php/revista-medicina/article/view/232. Acesso em: 11 set. 2021.
PONTES, Sara de Moura; TORREÃO, Lara de Araújo. Influência da participação de estudantes em ligas acadêmicas na escolha da especialidade para o programa de residência médica da Bahia 2017. Revista de Medicina, São Paulo, v. 98, n. 3, p. 160-167, maio/jun. 2019. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revistadc/article/view/155902. Acesso em: 11 set. 2021.
RESENDE, Juliana Cavalcanti et al. Importância da iniciação científica e projetos de extensão para graduação em medicina. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, João Pessoa, v. 17, n. 1, p. 11-18, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/14029. Acesso em: 11 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.4034/RBCS.2013.17.01.02.
RIBEIRO, Juliana Terra; ALBUQUERQUE, Natália Mariana Diógenes Silva de; RESENDE, Tania Inessa Martins de. Potencialidades e desafios da metodologia ativa na perspectiva dos graduandos de Medicina. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1-19, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/19233. Acesso em: 11 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.19233.
SILVA, Luana Idalino da et al. Manual do docente e preceptor: orientações gerais sobre o curso de Medicina UNIFIP. Patos - PB, 2021. 42p.
SOUSA, Milena Nunes Alves de. Trilhas acadêmicas: caminhos para a concepção, execução e publicação de artigos científicos. Curitiba: Editora CRV, 2020.
SOUSA, Milena Nunes Alves de; SANTOS, Everson Vagner de Lucena. Formação médica e metodologia ativa: o ensino de ciência e pesquisa. In: SOUSA, Milena Nunes Alves de; SANTOS, Everson Vagner de Lucena. Medicina e pesquisa: um elo possível. Curitiba: Editora Prismas, 2016. p. 17-35.
SOUZA, Mauro Junqueira de et al. Interesse de estudantes de medicina na produção científica em saúde pública. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 38, n. 4, p. 512-518, dez. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/v9ctbhHXDJJwXFhgTFCr5CB/?lang=pt. Acesso em: 11 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022014000400013.
TOLEDO, Miguel Aquila et al. Manual do estudante de Medicina UNIFIP. 2. ed. Patos - PB, 2021. 48p.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ. Projeto pedagógico do curso de medicina. v. 1, Fortaleza, 2017. 99 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Tatiana Paschoalette Rodrigues Bachur, Milena Nunes Alves de Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).