Proposta de autorreconhecimento de cursos de graduação em Engenharia frente às novas Diretrizes Curriculares Nacionais
estudo de caso no curso de Engenharia Civil da Universidade do Estado de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2025.37455Palavras-chave:
ensino em Engenharia, Diretrizes Curriculares Nacionais, Projeto Pedagógico do CursoResumo
As alterações propostas pelas novas Diretrizes Curriculares Nacionais de graduação em Engenharia publicadas em 2019 sugerem mudanças significativas para o ensino em Engenharia. É necessário entender como implementá-las por meio de estratégias que proporcionem transformações reais e coerentes com a realidade de cada instituição de ensino. O presente trabalho apresenta uma proposta de autorreconhecimento para as fases iniciais do processo de mudança e implementação da nova Diretriz Curricular Nacional no projeto pedagógico dos cursos de Engenharia de forma sistemática, ou seja, através de uma sequência de etapas e recomendações. As etapas foram apresentadas e exemplificadas em sequência pela aplicação em um estudo de caso no curso de Engenharia Civil da Universidade do Estado de Santa Catarina. Os resultados apresentaram que a metodologia aplicada foi capaz de reconhecer as especificidades do curso, auxiliando na concepção de um novo currículo.
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