Permanência na educação superior pública
experiência de Política de Acompanhamento do Desempenho Acadêmico de estudantes
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.24242Palavras-chave:
Educação superior, Acompanhamento acadêmico, Desempenho acadêmico, Permanência do estudante, EvasãoResumo
A expansão da educação superior pública no Brasil é acompanhada de uma série de desafios, entre eles os ligados à permanência dos estudantes e à conclusão com êxito dos cursos de graduação. Diversos fatores têm sido relacionados à permanência ou à evasão, dentre eles, engajamento acadêmico, participação em atividades extraclasse, rede de amigos, orientação recebida do corpo docente, satisfação com a carreira escolhida, desempenho nas disciplinas e situação socioeconômica. O objetivo deste artigo é apresentar um Programa de Acompanhamento do Desempenho Acadêmico de estudantes de graduação iniciado em 2016, numa universidade pública brasileira, e analisar dados de desligamento, desistência, conclusão e continuidade no curso de ingressantes entre 2010 e 2019, acompanhados e não acompanhados pelo referido programa. Os resultados indicam menor evasão e maior continuidade nos cursos entre os estudantes acompanhados, ressaltando a importância da estratégia de acompanhamento acadêmico desenvolvida.
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