Avaliação da percepção de estudantes sobre o ambiente acadêmico de um curso fluminense de Odontologia
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.37543Palavras-chave:
avaliação educacional, educação superior, estudantes de Odontologia, saúde mental, ensinoResumo
Este estudo tem por objetivo avaliar a percepção de estudantes a respeito do ambiente de ensino de um curso de Odontologia de uma universidade pública do estado do Rio de Janeiro. Foram coletados dados sociodemográficos de 233 estudantes matriculados no segundo semestre de 2018. A avaliação do ambiente de ensino foi realizada por meio do questionário DREEM. A média do escore total do DREEM foi de 106,96 e dos domínios aprendizado, professores, acadêmico, atmosfera e social foram, respectivamente, 26,78; 24,02; 16,20; 25,62; e 14,34. Práticas pedagógicas pouco centradas nos alunos, geradoras de insegurança e não comprometidas com o desenvolvimento da autonomia foram identificadas. Embora a percepção do escore total do ambiente acadêmico tenha sido mais positiva do que negativa, todos os domínios avaliados necessitam de aprimoramentos. Há necessidade de uso de metodologias ativas de ensino e de aprimoramentos no apoio psicológico para os estudantes.
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