Avaliação da percepção de estudantes sobre o ambiente acadêmico de um curso fluminense de Odontologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.37543

Palavras-chave:

avaliação educacional, educação superior, estudantes de Odontologia, saúde mental, ensino

Resumo

Este estudo tem por objetivo avaliar a percepção de estudantes a respeito do ambiente de ensino de um curso de Odontologia de uma universidade pública do estado do Rio de Janeiro. Foram coletados dados sociodemográficos de 233 estudantes matriculados no segundo semestre de 2018. A avaliação do ambiente de ensino foi realizada por meio do questionário DREEM. A média do escore total do DREEM foi de 106,96 e dos domínios aprendizado, professores, acadêmico, atmosfera e social foram, respectivamente, 26,78; 24,02; 16,20; 25,62; e 14,34. Práticas pedagógicas pouco centradas nos alunos, geradoras de insegurança e não comprometidas com o desenvolvimento da autonomia foram identificadas. Embora a percepção do escore total do ambiente acadêmico tenha sido mais positiva do que negativa, todos os domínios avaliados necessitam de aprimoramentos. Há necessidade de uso de metodologias ativas de ensino e de aprimoramentos no apoio psicológico para os estudantes. 

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Biografia do Autor

Karollyne Sousa dos Santos, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil. 

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense. É pós-graduanda em Ortodontia pela Ortho4all. Atuou como membro do Grupo de Pesquisa Qualidade de vida do estudante universitário da área da saúde. 

Thainá Queiróz Nascimento, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil. 

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense. Foi bolsista de iniciação científica e atuou como membro do Grupo de Pesquisa Qualidade de vida do estudante universitário da área da saúde. 

Maria Victória da Silva Bastos, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil. 

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense. Foi bolsista de iniciação científica e atuou como membro do Grupo de Pesquisa Qualidade de vida do estudante universitário da área da saúde. 

Mônica Villela Gouvêa, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil. 

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense, mestrado e doutorado em Odontologia Social pela Universidade Federal Fluminense. Pesquisadora do Grupo de Estudos de Políticas Sociais em Saúde (GEPSS). É professora associada da Universidade Federal Fluminense e docente do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (EEAAC/UFF). 

Deison Alencar Lucietto, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil. 

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz e pós-doutorado na área de Odontologia Preventiva e Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Líder do Grupo Fluminense de Pesquisa sobre Saúde de Populações em Situação de Vulnerabilidade (GFP-SPVUL). É professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. 

Andréa Neiva da Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil. 

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em Odontologia Social pela Universidade Federal Fluminense e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz. Líder do Grupo de Pesquisa Qualidade de vida do estudante universitário da área da saúde. É professora associada da Universidade Federal Fluminense e docente do Mestrado Profissional em Saúde da Família (UFF/FIOCRUZ/ABRASCO). 

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Publicado

02-06-2022

Como Citar

SANTOS, K. S. dos; NASCIMENTO, T. Q. .; BASTOS, M. V. da S. .; GOUVÊA, M. V. .; LUCIETTO, D. A. .; SILVA, A. N. da . Avaliação da percepção de estudantes sobre o ambiente acadêmico de um curso fluminense de Odontologia. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 12, p. 1–21, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.37543. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/37543. Acesso em: 10 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos