Desafios de dois professores de Biologia Celular e Molecular na pandemia da covid-19

do ensino às práticas laboratoriais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.38368

Palavras-chave:

aprendizagem de Biologia Celular e Molecular, ensino superior, pandemia da covid-19, práticas laboratoriais

Resumo

A pandemia da covid-19 demonstrou que o improviso foi imperante no ensino e aprendizagem. No contexto da Biologia Celular e Molecular (BCM), disciplina que requer a compreensão de processos celulares e moleculares, é imprescindível a abordagem de outras modalidades didáticas para além da aula expositiva. O objetivo deste estudo foi investigar como dois professores de BCM de duas universidades brasileiras enfrentaram as mudanças impostas pela pandemia num contexto de ensino e aprendizagem em sala de aula e além dela. O estudo teve abordagem qualitativa com delineamento exploratório. Coletamos os dados por meio de entrevistas semiestruturadas, bem como os analisamos por meio da técnica de análise do conteúdo. O estudo demonstrou que ainda que existisse o apego às aulas expositivas, os professores desejaram inovar no ensino e se aproximar fisicamente de seus estudantes, bem como estabelecer práticas laboratoriais para contribuir com o processo de aprendizagem, o que foi inviabilizado devido ao isolamento social.

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Biografia do Autor

Douglas Carvalho de Amorim, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, AL, Brasil.

Possui graduação em Ciências Biológicas/Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialista em Diversidade Biológica pela Faculdade Campos Elíseos (FCE) e em BCM pela FAVENI. Mestre e doutor em Educação pela UFAL. Youtuber.

Luis Paulo Leopoldo Mercado, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, AL, Brasil.

Possui graduação em Ciências Biológicas/Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestrado em Educação na mesma universidade e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Atualmente é professor titular na Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

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Publicado

02-09-2022

Como Citar

AMORIM, D. C. de; MERCADO, L. P. L. Desafios de dois professores de Biologia Celular e Molecular na pandemia da covid-19: do ensino às práticas laboratoriais. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 12, p. 1–20, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.38368. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/38368. Acesso em: 16 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos