Desafios de dois professores de Biologia Celular e Molecular na pandemia da covid-19
do ensino às práticas laboratoriais
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.38368Palavras-chave:
aprendizagem de Biologia Celular e Molecular, ensino superior, pandemia da covid-19, práticas laboratoriaisResumo
A pandemia da covid-19 demonstrou que o improviso foi imperante no ensino e aprendizagem. No contexto da Biologia Celular e Molecular (BCM), disciplina que requer a compreensão de processos celulares e moleculares, é imprescindível a abordagem de outras modalidades didáticas para além da aula expositiva. O objetivo deste estudo foi investigar como dois professores de BCM de duas universidades brasileiras enfrentaram as mudanças impostas pela pandemia num contexto de ensino e aprendizagem em sala de aula e além dela. O estudo teve abordagem qualitativa com delineamento exploratório. Coletamos os dados por meio de entrevistas semiestruturadas, bem como os analisamos por meio da técnica de análise do conteúdo. O estudo demonstrou que ainda que existisse o apego às aulas expositivas, os professores desejaram inovar no ensino e se aproximar fisicamente de seus estudantes, bem como estabelecer práticas laboratoriais para contribuir com o processo de aprendizagem, o que foi inviabilizado devido ao isolamento social.
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