Desafios de dois professores de Biologia Celular e Molecular na pandemia da covid-19

do ensino às práticas laboratoriais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.38368

Palavras-chave:

aprendizagem de Biologia Celular e Molecular, ensino superior, pandemia da covid-19, práticas laboratoriais

Resumo

A pandemia da covid-19 demonstrou que o improviso foi imperante no ensino e aprendizagem. No contexto da Biologia Celular e Molecular (BCM), disciplina que requer a compreensão de processos celulares e moleculares, é imprescindível a abordagem de outras modalidades didáticas para além da aula expositiva. O objetivo deste estudo foi investigar como dois professores de BCM de duas universidades brasileiras enfrentaram as mudanças impostas pela pandemia num contexto de ensino e aprendizagem em sala de aula e além dela. O estudo teve abordagem qualitativa com delineamento exploratório. Coletamos os dados por meio de entrevistas semiestruturadas, bem como os analisamos por meio da técnica de análise do conteúdo. O estudo demonstrou que ainda que existisse o apego às aulas expositivas, os professores desejaram inovar no ensino e se aproximar fisicamente de seus estudantes, bem como estabelecer práticas laboratoriais para contribuir com o processo de aprendizagem, o que foi inviabilizado devido ao isolamento social.

Downloads

Biografia do Autor

  • Douglas Carvalho de Amorim, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, AL, Brasil.

    Possui graduação em Ciências Biológicas/Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialista em Diversidade Biológica pela Faculdade Campos Elíseos (FCE) e em BCM pela FAVENI. Mestre e doutor em Educação pela UFAL. Youtuber.

  • Luis Paulo Leopoldo Mercado, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, AL, Brasil.

    Possui graduação em Ciências Biológicas/Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestrado em Educação na mesma universidade e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Atualmente é professor titular na Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Referências

ALBERTS, Bruce; JOHNSON, Alexander; LEWIS, Julian; MORGAN, David; RAFF, Martin; ROBERTIS, Keith; WALTER, Peter; WILSON, John; HUNT, Tim. Biologia Molecular da Célula. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BECKHAUSER, Patrícia Fernanda; ALMEIDA, Elzira Maria de; ZENI, Ana Lúcia Bertarello. O universo discente e o ensino de Bioquímica. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular, São Paulo, n. 2, p. 1-7, 2006. DOI: https://doi.org/10.16923/reb.v4i2.24. Disponível em: https://redib.org/Record/oai_articulo667930-o-universo-discente-e-o-ensino-de-bioqu%C3%ADmica. Acesso em: 26 jan. 2022.

BRASIL. Normas gerais do uso do laboratório de biologia celular e molecular. Universidade de São Paulo, 2013. Disponível em: https://mz.usp.br/wp-content/uploads/2019/11/Normas-BioMol-MZUSP.pdf. Acesso em: 26 jan. 2022.

CAMARGO, Solange Soares; INFANTE-MALACHIAS, Maria Elena; AMABIS, José Mariano. Ensino de Biologia Molecular em faculdades e escolas médias de São Paulo. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular, São Paulo, n. 1, p. 1-14, 2007. DOI: https://doi.org/10.16923/reb.v5i1.28. Disponível em: https://www.readcube.com/articles/10.16923%2Freb.v5i1.28. Acesso em 26 jan. 2022.

FLORES, Maria Assunção; SIMÃO, Ana Margarida Veiga; BARROS, Alexandre; FLORES, Paulo; PEREIRA, Diana; FERNANDES, Eva Lopes; FERREIRA, Paula Costa; COSTA, Luís. Ensino e aprendizagem à distância em tempos de covid-19: um estudo com alunos do ensino superior. Revista Portuguesa de Pedagogia, Coimbra, v. 55, p. 1-28, 2021. DOI: https://doi.org/10.14195/1647-8614_55_1. Disponível em: https://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/9189. Acesso em: 26 jan. 2022.

GARCÊS, Bruno Pereira; SANTOS, Kelly de Oliveira; OLIVEIRA, Carlos Alberto de. Aprendizagem baseada em projetos no ensino de bioquímica metabólica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. esp. 1, p. 526-533, 2018. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.nesp1.v13.2018.11448. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11448#:~:text=A%20ABPr%20mostrou%2Dse%20uma,comunica%C3%A7%C3%A3o%20oral%20e%20escrita%2C%20utiliza%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 26 jan. 2022.

GARZÓN, Juan Carlos Vega; MAGRINI, Márcio; GALEMBECK, Eduardo. Realidade virtual no ensino de vias metabólicas. Revista de Ensino de Bioquímica, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 40-50, 2018. DOI: https://doi.org/10.16923/reb.v16i1.730. Disponível em: https://redib.org/Record/oai_articulo1709444-realidade-virtual-ensino-de-vias-metab%C3%B3licas. Acesso em: 26 jan. 2022.

JUNQUEIRA, Luiz Carlos; CARNEIRO, José. Biologia celular e molecular. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

KRASILCHIK, Myriam. Práticas de ensino de Biologia. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2016.

MASETTO, Marcos Tarciso. Professor universitário: um profissional da educação na atividade docente. In: MASETTO, Marcos (org.). Docência na Universidade. 4. ed. São Paulo: Papirus, 2002, p. 9-27.

MASETTO, Marcos Tarciso. Metodologias ativas no ensino superior: para além de sua aplicação, quando fazem diferença na formação de profissionais?. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 16, n. 3, p. 650-667, 2018a. DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i3p650-667. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/37099. Acesso em: 30 jun. 2021.

MASETTO, Marcos Tarciso. Trilhas abertas na universidade: inovação curricular, práticas pedagógicas e formação de professores. São Paulo: Summus, 2018b.

MÁXIMO, Maria Elisa. No desligar das câmeras: experiências de estudantes de ensino superior com o ensino remoto, no contexto da covid-19. Civitas- Revista de Ciências Sociais, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 235-247, 2021. DOI: https://doi.org/10.15448/1984-7289.2021.2.39973. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/civitas/article/view/39973. Acesso em: 26 jan. 2022.

MOORE, Michael G.; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: sistemas de aprendizagem on-line. 3. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

MORAN, José Manuel. Educação híbrida: um conceito chave para a educação, hoje. In: BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. p. 27-46.

NEGRO-DELLACQUA, Melissa; SOUSA, Iane Franceschet de; ALEXANDRE, Clarice Selau; MACHADO, Cassia Fernanda Barth; WEINGÄRTNER, Bruna Letícia; BORGES, Maria Carolina da Silva; SILVA, Laís Eduarda da. Utilização da aprendizagem baseada em projetos no ensino de Biologia Celular e Molecular: relato de experiência no curso de Fisioterapia. Reseach, Society and Develpment, São Paulo, v. 9, n. 8, p. 1-19, 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5579. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/issue/view/65. Acesso em: 26 jan. 2022.

REECE, Jane; URRY, Lisa A.; CAIN, Michael L.; WASSERMAN, Steve A.; MINORSKY, Peter V.; JACKSON, Robert B. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.

SAMPIERI, Roberto Hernandez; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Maria del Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

SCHALLENBERGER, Karoline; SOARES, Natalia Aparecida. O ensino de Biologia Celular e Molecular na formação inicial docente a partir do método team-based-learning. Revista de Ensino de Bioquímica, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 67-81, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.16923/reb.v18i1.900. Disponível em: http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/900. Acesso em: 26 jan. 2022.

SILVA, Mariana Isidoro; ORLANDO, Tereza Cristina; COTULIO, Vanessa Roma Moreno; GOUVÊA, Cibele Marli Cação Paiva. Os conceitos de gene e DNA por alunos ingressantes no UNIFAL-MG e a efetividade da dramatização como estratégia de ensino de Biologia Molecular. Revista de Ensino de Bioquímica, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 24-36, 2014. DOI: https://doi.org/10.16923/reb.v12i2.320. Disponível em: https://redib.org/Record/oai_articulo667719-os-conceitos-de-gene-e-dna-por-alunos-ingressantes-na-unifal-mg-e-a-efetividade-da-dramatiza%C3%A7%C3%A3o-como-estrat%C3%A9gia-de-ensino-de-biologia-molecular. Acesso em: 26 de jan. 2022.

STRAUSS, Anselm; CORBIN, Juliet. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de uma teoria fundamentada. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Downloads

Publicado

02-09-2022

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AMORIM, Douglas Carvalho de; MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. Desafios de dois professores de Biologia Celular e Molecular na pandemia da covid-19: do ensino às práticas laboratoriais. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 12, p. 1–20, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.38368. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/38368. Acesso em: 9 maio. 2025.