Relações étnico-raciais no ensino de Anatomia Humana

uma experiência em construção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.39417

Palavras-chave:

anatomia humana, relações étnico-raciais, ensino superior, formação de professores

Resumo

O objetivo do presente estudo é relatar uma experiência formativa, fundamentada no trabalho com relações étnico-raciais, amparada pelo Parecer CNE/CP 003/2004 da Lei nº 10.639/2003 e desenvolvida no âmbito do componente curricular Anatomia Humana, com discentes de um curso de Licenciatura em Biologia. As relações étnico-raciais foram problematizadas por meio de fontes de informação construídas, fundamentalmente, a partir de artigos científicos. Tais fontes dialogam com os seguintes temas: bases teóricas do racismo, uso de fatores de correção racial nos algoritmos clínicos, conhecimentos de matriz africana e cientistas negros. A avaliação desta ação pautou-se na análise das respostas dadas pelos licenciandos às questões colocadas em fóruns virtuais. As análises permitiram inferir que os discentes (re)construíram ideias sobre a imagem de cientista, o papel da instituição Medicina na produção do racismo e os conhecimentos de matriz africana. Esta experiência formativa inova ao questionar diferentes formas de ensino e pesquisa associadas à anatomia humana.

Biografia do Autor

  • Gabriel Ribeiro, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Campus Cruz das Almas, Cruz das Almas, BA, Brasil.

    Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Católica de Salvador (UCsal); especialista em Fisioterapia Musculoesquelética pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp); mestre em Morfologia e Medicina Experimental pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Minho (UMinho). É professor adjunto na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Campus Cruz das Almas, e coordenador do Laboratório de Ensino e Aprendizagem do Corpo Humano (LEACH).

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Publicado

16-11-2022

Edição

Seção

Seção especial: universidade e inclusão

Como Citar

Relações étnico-raciais no ensino de Anatomia Humana: uma experiência em construção. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 12, p. 1–18, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.39417. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/39417. Acesso em: 23 dez. 2024.