Discutindo o Processo de Criação Científica por meio de uma Abordagem Histórica da Anatomia Humana em um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u6794Palavras-chave:
história da ciência, natureza da ciência, anatomia humanaResumo
O objetivo desse estudo foi analisar o papel de uma estratégia de intervenção pedagógica focalizada na história da ciência na (re)construção de concepções de futuros professores sobre o processo de criação científica, considerado uma das várias dimensões da natureza da ciência. Trata-se de uma intervenção pedagógica centrada na abordagem histórica do sistema circulatório humano, desenvolvida e avaliada com um grupo de 22 alunos da disciplina Anatomia Humana, de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Na avaliação da intervenção empregou-se dois instrumentos de investigação, atividades de aprendizagem e roteiro da entrevista dos grupos focais, sendo que as respostas dos alunos às questões contidas nestes instrumentos foram analisadas por intermédio da análise de conteúdo. Os resultados da investigação indicam que a estratégia de intervenção pedagógica implementada contribuiu para que os alunos (re)construíssem suas concepções sobre o processo de criação científica, pois estes passaram a reconhecer a pluralidade de processos mobilizados pelos cientistas e a inexistência de um único método científico.
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