Educação Física e Inclusão nos Currículos das Universidades Federais da Região Sudeste

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.39523

Palavras-chave:

currículo, inclusão, formação inicial, Educação Física

Resumo

O artigo teve como objetivo analisar as ementas das disciplinas voltadas à inclusão nos currículos dos cursos de graduação em Licenciatura em Educação Física de Universidades Federais da região sudeste brasileira. Essa é uma pesquisa documental e de natureza descritiva, na qual os dados foram obtidos por meio digital, a partir da identificação das Instituições Federais de Ensino Superior. A análise baseou-se no conteúdo ementário das dezesseis disciplinas obrigatórias encontradas, sendo estas distribuídas em cursos ofertados por doze universidades. A partir dos resultados, estabeleceu-se três categorias referentes aos objetos estudados nas disciplinas: 1) Inclusão; 2) Caracterização da deficiência; 3) Ações pedagógicas. Assim, foi percebida a diferenciação na abordagem da temática no ensino superior quando comparada com dados anteriores de análise do currículo da formação inicial em Licenciatura em Educação Física, fato que pode favorecer a perspectiva inclusiva na atuação profissional dos professores.

Biografia do Autor

  • Gabriela Freire da Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica, RJ, Brasil.

    Graduada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Bacharel em Educação Física pelo Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM). Atualmente é Pós-Graduanda em Educação Física Escolar pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Atuou como monitora na disciplina de Educação Física Adaptada no momento da realização da pesquisa.

  • Paulo Sergio Avelino dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica, RJ, Brasil.

    Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atualmente é mestrando pelo programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Participa como membro do Grupo de Pesquisas em Docência na Educação Física (GPDEF) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

  • Bruna Barboza Seron, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

    Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina. Docente no curso de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

  • Marina Brasiliano Salerno, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, MS, Brasil.

    Doutora em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas. Docente do curso de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais/CPAQ na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Inclusiva (GEPEFI).

  • Ricardo de Almeida Pimenta, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

    Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Docente no curso de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Líder do Núcleo Integrado de Pesquisas e Estudos em Desenvolvimento Infantil (NIPEDI) e Vice-líder do Grupo de Pesquisas em Docência na Educação Física (GPDEF) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

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Publicado

13-12-2022

Edição

Seção

Seção especial: universidade e inclusão

Como Citar

Educação Física e Inclusão nos Currículos das Universidades Federais da Região Sudeste. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 12, p. 1–20, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.39523. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/39523. Acesso em: 16 dez. 2024.