Educação Física e Inclusão nos Currículos das Universidades Federais da Região Sudeste
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.39523Palavras-chave:
currículo, inclusão, formação inicial, Educação FísicaResumo
O artigo teve como objetivo analisar as ementas das disciplinas voltadas à inclusão nos currículos dos cursos de graduação em Licenciatura em Educação Física de Universidades Federais da região sudeste brasileira. Essa é uma pesquisa documental e de natureza descritiva, na qual os dados foram obtidos por meio digital, a partir da identificação das Instituições Federais de Ensino Superior. A análise baseou-se no conteúdo ementário das dezesseis disciplinas obrigatórias encontradas, sendo estas distribuídas em cursos ofertados por doze universidades. A partir dos resultados, estabeleceu-se três categorias referentes aos objetos estudados nas disciplinas: 1) Inclusão; 2) Caracterização da deficiência; 3) Ações pedagógicas. Assim, foi percebida a diferenciação na abordagem da temática no ensino superior quando comparada com dados anteriores de análise do currículo da formação inicial em Licenciatura em Educação Física, fato que pode favorecer a perspectiva inclusiva na atuação profissional dos professores.
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