Recursos educacionais e multimodalidade na construção de significados em aulas de Estereoquímica do Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.40897Palavras-chave:
meios mediacionais, recursos educacionais, modos semióticos, Química Orgânica, Ensino SuperiorResumo
Neste trabalho, analisamos aspectos da ação performática de duas professoras de Química Orgânica de uma universidade federal, em termos de uso de modos semióticos (por exemplo fala, gestos, proxêmica e olhar) e recursos educacionais (como representações em quadro e tela e modelos moleculares 3D). Os dados foram coletados a partir da videogravação de aulas das professoras, ministradas a graduandos em Química (Licenciatura, Bacharel e Tecnológica). Para a análise, selecionamos as aulas nas quais elas ensinavam Estereoquímica e identificamos, caracterizamos e analisamos os modos semióticos e os recursos educacionais que elas utilizaram para explicar a “regra do giro”. Como alguns resultados principais, observamos que o uso de modos semióticos pelas professoras era idiossincrático e influenciado pelo recurso educacional escolhido para ensinar. Além disso, observamos que rotas de ação com recursos e modos possibilitaram diferentes maneiras de construir significados. Assim, tecemos considerações sobre a importância de professores explorarem as possibilidades que os modos semióticos e os recursos educacionais apresentam na construção de significados em aulas de Química do Ensino Superior.
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