Percepções de Professores de Química do Ensino Superior Sobre o uso de Modelos Moleculares em Seus Percursos Profissionais
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u935963Palavras-chave:
Recursos Educacionais, Ação Mediada, Modelos Moleculares, Ensino SuperiorResumo
A noção de mediação é central na psicologia sócio-histórica, como originalmente adotada por Vigotski e ampliada por Wertsch com a apresentação da sua Teoria da Ação Mediada. Algumas propriedades da ação mediada são usadas neste artigo como princípio organizador ao analisarmos relatos, em uma perspectiva histórico/processual, de seis professores de Química do Ensino Superior sobre o uso do recurso educacional usualmente reconhecido como modelos moleculares em seus percursos profissionais. Focamos principalmente nos processos mediados por modelos moleculares, nas mudanças que ocorreram nesses processos e no reconhecimento de limitações/possibilidades de seus usos nas suas aulas, à luz da Teoria da Ação Mediada. Como principais resultados, apontamos algumas transformações das ações dos professores, a partir de adaptações, substituição e/ou abandono de modelos moleculares na prática docente e alterações em suas habilidades em usá-los, muitas vezes motivadas pelo reconhecimento de limitações/possibilidades desse recurso no ensino. A partir disso, apresentamos contribuições e implicações desta pesquisa para a área de Educação em Ciências.
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