Transformação da Ação Mediada a partir da Ressignificação do Uso de Objetos Mediadores em Aulas do Ensino Superior

  • Leandro Antonio Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Eliane Ferreira de Sá Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Eduardo Fleury Mortimer Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: ressignificações, ação mediada, meios mediacionais, ensino superior, ensino de ciências

Resumo

Neste trabalho, investigamos como a utilização não usual de objetos mediadores por professores de Ciências Naturais do Ensino Superior possibilita novas significações para esses objetos durante o ensino em sala de aula. Os dados foram gerados a partir da gravação em vídeo de aulas de professores de Física e Química, ministradas em uma Instituição Federal de Ensino Superior. Inicialmente, com o auxílio do software NVivo11, produzimos mapas de episódios das aulas e construímos diagramas de mapeamento do uso de meios mediacionais pelos professores. Posteriormente, realizamos uma microanálise de fragmentos de alguns episódios nos quais os professores utilizaram os objetos, ressignificando-os nessas ações. Os resultados mostram que essas ressignificações são idiossincráticas, mas sempre ampliam e potencializam as qualidades dos meios mediacionais no ato de ensinar. Acreditamos que esses resultados trazem contribuições pontuais, mas importantes para o entendimento das aulas de professores universitários, além de propiciar a discussão e reflexão sobre o uso de diferentes recursos materiais que potencializam o trabalho do professor.

Biografia do Autor

Leandro Antonio Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais
Educação - Ensino de Ciências

Referências

Buty, C., & Mortimer, E. F. (2008). Dialogic/Authoritative Discourse and Modelling in a High School Teaching Sequence on Optics. International Journal of Science Education, 30 (12), 1635–1660. https://doi.org/10.1080/09500690701466280.

Gibson, J. J. (1986). The Ecological Approach to Visual Perception. Front Cover. Lawrence Erlbaum.

Ingold, T. (2010). Da transmissão de representações à educação da atenção. Educação, 33 (1), 6–25.

Moro, L., Pereira R. R., Mortimer, E. F., Araújo, A.C.S., Sá, E. F., Santos, E. P., Silva, P.S., Martins, R. F., Quadros, A. L., & Azevedo, L. L. (2013). Gestos ancorados em um terceiro modo semiótico: como auxiliam na criação de modelos tridimensionais. In IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC. Águas de Lindóia, SP.

Mortimer, E. F., Massicame, T., Buty, C., & Tiberghien, A. (2007). Uma metodologia para caracterizar os gêneros de discurso como tipos de estratégias enunciativas nas aulas de ciências. In R., Nardi. A pesquisa em ensino de ciência no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escritura.

Nakou, I. (2007). Educação Histórica: o uso de ferramentas culturais relacionadas com a diversidade de experiências e atitudes dos estudantes. Currículo sem Fronteiras, 7(1), 137–159.

Oliveira, L. A. Sá, E. F. & Mortimer, E. F (2017). Interações de um Professor de Física com Objetos Mediadores e as Ressignificações Produzidas na Sala de Aula. In Atas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC. Florianópolis, SC.

Otero, V. (2003). Cognitive processes and the learning of physics part II: mediated action. Paper presented at the International school of physics “Enrico Fermi”: Course CLVI Research on Physics Education, Varenna, Italy.

Tomasello, M. (2003). Origens Culturais da aquisição do Conhecimento Humano. São Paulo, Martins Fontes.

Vigotski, L.S. (2001). A construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes.

Wertsch, J. (1998). Mind as action. New York: Oxford University Press.

Wertsch, J. V. (1991). Voices of the mind: A sociocultural approach to mediated action. Cambridge: Harvard University Press.

Publicado
2019-05-04
Como Citar
Oliveira, L., de Sá, E., & Mortimer, E. (2019). Transformação da Ação Mediada a partir da Ressignificação do Uso de Objetos Mediadores em Aulas do Ensino Superior. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 19, 251-274. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u251274
Edição
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##