Transformação da Ação Mediada a partir da Ressignificação do Uso de Objetos Mediadores em Aulas do Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u251274Palavras-chave:
ressignificações, ação mediada, meios mediacionais, ensino superior, ensino de ciênciasResumo
Neste trabalho, investigamos como a utilização não usual de objetos mediadores por professores de Ciências Naturais do Ensino Superior possibilita novas significações para esses objetos durante o ensino em sala de aula. Os dados foram gerados a partir da gravação em vídeo de aulas de professores de Física e Química, ministradas em uma Instituição Federal de Ensino Superior. Inicialmente, com o auxílio do software NVivo11, produzimos mapas de episódios das aulas e construímos diagramas de mapeamento do uso de meios mediacionais pelos professores. Posteriormente, realizamos uma microanálise de fragmentos de alguns episódios nos quais os professores utilizaram os objetos, ressignificando-os nessas ações. Os resultados mostram que essas ressignificações são idiossincráticas, mas sempre ampliam e potencializam as qualidades dos meios mediacionais no ato de ensinar. Acreditamos que esses resultados trazem contribuições pontuais, mas importantes para o entendimento das aulas de professores universitários, além de propiciar a discussão e reflexão sobre o uso de diferentes recursos materiais que potencializam o trabalho do professor.
Downloads
Referências
Buty, C., & Mortimer, E. F. (2008). Dialogic/Authoritative Discourse and Modelling in a High School Teaching Sequence on Optics. International Journal of Science Education, 30 (12), 1635–1660. https://doi.org/10.1080/09500690701466280.
Gibson, J. J. (1986). The Ecological Approach to Visual Perception. Front Cover. Lawrence Erlbaum.
Ingold, T. (2010). Da transmissão de representações à educação da atenção. Educação, 33 (1), 6–25.
Moro, L., Pereira R. R., Mortimer, E. F., Araújo, A.C.S., Sá, E. F., Santos, E. P., Silva, P.S., Martins, R. F., Quadros, A. L., & Azevedo, L. L. (2013). Gestos ancorados em um terceiro modo semiótico: como auxiliam na criação de modelos tridimensionais. In IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC. Águas de Lindóia, SP.
Mortimer, E. F., Massicame, T., Buty, C., & Tiberghien, A. (2007). Uma metodologia para caracterizar os gêneros de discurso como tipos de estratégias enunciativas nas aulas de ciências. In R., Nardi. A pesquisa em ensino de ciência no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escritura.
Nakou, I. (2007). Educação Histórica: o uso de ferramentas culturais relacionadas com a diversidade de experiências e atitudes dos estudantes. Currículo sem Fronteiras, 7(1), 137–159.
Oliveira, L. A. Sá, E. F. & Mortimer, E. F (2017). Interações de um Professor de Física com Objetos Mediadores e as Ressignificações Produzidas na Sala de Aula. In Atas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC. Florianópolis, SC.
Otero, V. (2003). Cognitive processes and the learning of physics part II: mediated action. Paper presented at the International school of physics “Enrico Fermi”: Course CLVI Research on Physics Education, Varenna, Italy.
Tomasello, M. (2003). Origens Culturais da aquisição do Conhecimento Humano. São Paulo, Martins Fontes.
Vigotski, L.S. (2001). A construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes.
Wertsch, J. (1998). Mind as action. New York: Oxford University Press.
Wertsch, J. V. (1991). Voices of the mind: A sociocultural approach to mediated action. Cambridge: Harvard University Press.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.