Google Site como recurso tecnológico na disciplina de Direito Financeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.46065

Palavras-chave:

ensino jurídico, recursos tecnológicos, Direito Financeiro

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados de uma experiência pedagógica aplicada ao ensino do Direito Financeiro. Tem-se como objetivo analisar as contribuições do uso das tecnologias digitais, no caso, a plataforma Google Site, enquanto recurso tecnológico aplicado ao ensino dos principais conteúdos da disciplina de Direito Financeiro. Para isso, os alunos foram desafiados a desenvolver resumos, mapas mentais e esquemas, que os auxiliassem no estudo de temas relacionados ao Direito Financeiro, utilizando o Google Sites como ferramenta tecnológica. A pesquisa é um relato de experiência que traz resultados sobre o ensino a partir da percepção de 45 estudantes do curso de Direito. Para isso, primeiro, optou-se por apresentar a inserção de novas tecnologias como recurso didático no ensino jurídico, após isso, passou-se ao relato de experiência e, por fim, a análise e avaliação dos resultados obtidos com a utilização da plataforma do Google Site. Concluiu-se, por conseguinte, que o uso da plataforma do Google Site, como recursos tecnológicos no ensino, além de modificar a experiência dos estudantes em relação à aula, podem contribuir para a sua autonomia e potencializar os processos de ensino e, por consequência, de aprendizagem acerca dos principais pilares que compõem o Direito Financeiro.

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Biografia do Autor

Tatiele Gisch Kuntz, Universidade do Vale o Taquari (UNIVATES), Lajeado, RS, Brasil.

Doutoranda em Ensino pela Univates, mestre em Direitos Sociais e Políticas Públicas pela UNISC e pós-graduada em Direito Público. Docente do curso de Direito da Univates e no curso de Direito da Faculdade Dom Alberto. Coordenadora do Projeto de Extensão Educação e Cidadania Fiscal: um instrumento de justiça e inclusão social da Univates. Advogada.

Derli Juliano Neuenfeldt, Universidade do Vale o Taquari (UNIVATES), Lajeado, RS, Brasil.

Doutorado em Ciências: Ambiente e Desenvolvimento pela Univates. Professor titular do curso de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Univates. Integrante do grupo de pesquisa "O Ensinar da Infância à Idade Adulta: olhares de professores e alunos". Tem experiência na área do Ensino e da Educação Física Escolar.

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Publicado

22-12-2023

Como Citar

KUNTZ, T. G.; NEUENFELDT, D. J. Google Site como recurso tecnológico na disciplina de Direito Financeiro. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 13, p. 1–20, 2023. DOI: 10.35699/2237-5864.2023.46065. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/46065. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos