Serviço de vacinação no curso de graduação em Farmácia

relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.48237

Palavras-chave:

aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseada na experiência, educação para a saúde, experiência pedagógica, vacinação

Resumo

A incorporação do ensino sobre vacinação nos projetos pedagógicos curriculares dos cursos de Farmácia apresenta-se necessária às demandas educacionais contemporâneas. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi descrever a experiência do docente na oferta de uma disciplina sobre o serviço de vacinação no curso de graduação em Farmácia, utilizando-se metodologias ativas de ensino. Para isso, realizou-se um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, baseado nos registros individuais do docente responsável pela disciplina. Após a análise desses registros, identificou-se três temas: a experiência docente na estruturação da disciplina, a performance dos estudantes na disciplina e a utilização do simulador de alta fidelidade em aulas práticas. Nesse contexto, o docente relatou enfrentar dificuldades em administrar as aulas práticas devido ao risco intrínseco de acidentes com perfurocortante durante as atividades desenvolvidas e pela quantidade de discentes, 17 no total, a serem acompanhados, julgando-se necessário a contribuição pontual de outros profissionais para prestarem o apoio técnico. O docente avalia como positiva a performance dos estudantes, pois além dos bons rendimentos médios nas atividades avaliativas, os discentes demonstraram interesse e engajamento no assunto. O docente também avaliou satisfatoriamente a utilização do simulador de alta fidelidade, considerando o aspecto da segurança proporcionada por este ao possibilitar a condição de praticar repetidas vezes as técnicas de administração, o que não seria possível se a prática fosse realizada com aplicações em pessoas. Assim, a experiência do docente apontou contribuições para a estruturação e oferta de uma disciplina para estimular o desenvolvimento de competências clínicas relacionadas ao serviço de vacinação. Dentre elas, destacam-se a necessidade de apoio técnico nas aulas práticas, a eficácia das metodologias ativas de ensino e a utilização de simulador de alta fidelidade, reproduzindo situações reais de atendimento.

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Biografia do Autor

Carlos Eduardo de Oliveira Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutor no Programa de Pós-Graduação em Medicamentos e Assistência Farmacêutica pela UFMG. Mestre no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas pela UFMG. Graduado em Farmácia pela UFMG.

Michelle Cançado Araújo Barros, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Mestre em Ciências de Alimentos pela UFMG. Graduada em Farmácia pela UFMG.

Eduardo Henrique Ferreira Bambirra, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduado em Farmácia pela UFMG.

Clarice Chemello, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutora em Farmácia Assistencial pela Faculdade de Farmácia da Universidad de Granada, Espanha. Graduada em Farmácia pela UFRGS.

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Publicado

19-08-2024

Como Citar

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