Percepção de estudantes de graduação sobre a aprendizagem em disciplina adaptada para o ensino remoto emergencial
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.39198Palavras-chave:
ensino remoto emergencial, metodologias ativas de ensino, ensino em Farmácia, disciplina introdutóriaResumo
O objetivo deste artigo foi descrever as adaptações realizadas em uma disciplina introdutória do curso de Farmácia adaptada para o ensino remoto emergencial, bem como as percepções dos estudantes acerca dessa experiência educacional. Trata-se de um estudo qualitativo com análise temática de dados obtidos pela técnica de grupo focal. O contexto pandêmico exigiu que professores e estudantes buscassem novas formas de ensino e aprendizagem e a utilização de metodologias ativas nessa conjuntura permitiu a interação e criação de vínculos entre discentes e docentes, mesmo em ambiente virtual de aprendizagem. A percepção dos estudantes sobre o aprendizado na disciplina aponta que os objetivos propostos foram alcançados, embora a sobrecarga de atividades tenha sido apontada por eles como um aspecto negativo da experiência. A investigação realizada mostrou uma percepção positiva dos alunos sobre a experiência educacional, mesmo diante dos desafios da pandemia de covid-19. Os resultados obtidos evidenciam a necessidade de formação docente em métodos de ensino e aprendizagem e avaliação on-line, que poderão se tornar uma nova realidade na educação superior em tempos pós-pandemia.
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