Formação continuada de professores/as do campo no Programa Escola da Terra da UFAM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.48435

Palavras-chave:

Educação do Campo, Escola da Terra, formação contínua de professores/as, contexto amazônico

Resumo

Neste artigo, objetivamos socializar as experiências de formação continuada de professores/as do Programa Escola da Terra, desenvolvido pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), através do curso de pós-graduação lato sensu de Especialização Educação do Campo Práticas Pedagógicas, em convênio com a  Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC), com apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar do Amazonas (SEDUC-AM) e secretarias municipais de educação por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR). Dessa forma, este registro evidencia em si os resultados do eixo temático “Fundamentos Epistemológicos da Educação do Campo”, realizado durante os meses de novembro e dezembro de 2022, no município de São Sebastião do Uatumã, estado do Amazonas. A coleta de dados se realizou por meio de pesquisa-ação e diário de campo, contando com o apoio da pesquisa bibliográfica ancorada nos escritos de Caldart (2004, 2012), Santos (2017), Souza Neto (2022), Foerste et al. (2018), Saviani (2019, 2021), Arroyo (2008, 2012), entre outros estudiosos da temática ora abordada. Ademais, ainda foram utilizados documentos oficiais relacionados ao programa Escola da Terra e Projeto Político Pedagógico do curso de especialização para compor esta pesquisa. Os resultados revelaram que os cursistas compreenderam que a Educação do Campo possui uma lógica diferente da Educação Rural, que se sustenta na racionalidade do capital. Além disso, pode-se compreender que os movimentos sociais do campo exercem grande influência na construção da Educação do Campo em curso no país, bem como na formulação de políticas públicas para o campo, denotando a formação humana como um dos aspectos imprescindíveis para a construção de um projeto societário contra-hegemônico.

Biografia do Autor

  • Érica de Souza e Souza, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, AM, Brasil.

    Doutoranda do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Bolsista FAPEAM.

     
  • Gabriel Rodrigues do Nascimento, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, AM, Brasil.

    Doutorando do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Bolsista FAPEAM.

  • Heloisa da Silva Borges, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, AM, Brasil.

    Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Coordenadora do Programa Escola da Terra da UFAM.

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Publicado

29-10-2024

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Como Citar

Formação continuada de professores/as do campo no Programa Escola da Terra da UFAM. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 14, p. 1–24, 2024. DOI: 10.35699/2237-5864.2024.48435. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/48435. Acesso em: 22 dez. 2024.