Formação continuada de professores/as do campo no Programa Escola da Terra da UFAM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.48435

Palavras-chave:

Educação do Campo, Escola da Terra, formação contínua de professores/as, contexto amazônico

Resumo

Neste artigo, objetivamos socializar as experiências de formação continuada de professores/as do Programa Escola da Terra, desenvolvido pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), através do curso de pós-graduação lato sensu de Especialização Educação do Campo Práticas Pedagógicas, em convênio com a  Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC), com apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar do Amazonas (SEDUC-AM) e secretarias municipais de educação por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR). Dessa forma, este registro evidencia em si os resultados do eixo temático “Fundamentos Epistemológicos da Educação do Campo”, realizado durante os meses de novembro e dezembro de 2022, no município de São Sebastião do Uatumã, estado do Amazonas. A coleta de dados se realizou por meio de pesquisa-ação e diário de campo, contando com o apoio da pesquisa bibliográfica ancorada nos escritos de Caldart (2004, 2012), Santos (2017), Souza Neto (2022), Foerste et al. (2018), Saviani (2019, 2021), Arroyo (2008, 2012), entre outros estudiosos da temática ora abordada. Ademais, ainda foram utilizados documentos oficiais relacionados ao programa Escola da Terra e Projeto Político Pedagógico do curso de especialização para compor esta pesquisa. Os resultados revelaram que os cursistas compreenderam que a Educação do Campo possui uma lógica diferente da Educação Rural, que se sustenta na racionalidade do capital. Além disso, pode-se compreender que os movimentos sociais do campo exercem grande influência na construção da Educação do Campo em curso no país, bem como na formulação de políticas públicas para o campo, denotando a formação humana como um dos aspectos imprescindíveis para a construção de um projeto societário contra-hegemônico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érica de Souza e Souza, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, AM, Brasil.

Doutoranda do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Bolsista FAPEAM.

 

Gabriel Rodrigues do Nascimento, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, AM, Brasil.

Doutorando do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Bolsista FAPEAM.

Heloisa da Silva Borges, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, AM, Brasil.

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Coordenadora do Programa Escola da Terra da UFAM.

Referências

ARROYO, Miguel Gonzáles. Os desafios da construção de políticas para a Educação do Campo. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Departamento de Ensino Fundamental. Educação do Campo: Cadernos Temáticos. Curitiba: SEED, 2008, p. 47-58. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/cadernos_tematicos/caderno_tematico_campo01.pdf. Acesso em: 22 de jul.2022.

ARROYO, Miguel Gonzáles. Pedagogia do Oprimido. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio (org). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012, p. 533-560. Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/l191.pdf. Acesso em: 24 de jul.2022.

BORGES, Heloísa da Silva; MOURÃO, Arminda Rachel Botelho (org). Trabalho e Educação do/no Campo: agricultura familiar, agroecologia e alfabetização ecológica. Amazonas: FACED/UFAM, 2014.

BORGES, Heloisa da Silva. Passos dos tempos formativos do Curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo. In: BORGES, Heloisa da Silva. MOURÃO, Arminda Rachel Botelho. Trabalho e Educação do/no Campo: Agricultura familiar, agroecologia e alfabetização ecológica. Manaus: FUA, 2016, p. 141-152.

BORGES, Heloisa da Silva; OLIVEIRA, Bianca da Silva. Os pontos convergentes entre os/as teóricos/as da educação do campo. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 39, p. 238-258, 2020. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i39.6376. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6376. Acesso em: 29 out. 2024.

BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA. Diário Oficial da União, Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7352.htm. Acesso em: 10 de dez. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 86, de 1º de fevereiro de 2013a. Institui o Programa Nacional de Educação do Campo – PRONACAMPO, e define suas diretrizes gerais. Diário Oficial da União, Brasília, DF. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13218-portaria-86-de-1-de-fevereiro-de-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 jul. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 579, de 2 de julho de 2013b. Institui a Escola da Terra. Diário Oficial da União, Brasília, DF. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/30695064. Acesso em 20 jul. 2022.

Carta em Apoio à SECADI/MEC formulada no Encontro Nacional de Educação do Campo, das águas e das florestas (ENECAF). Salvador-Ba, 28 de fev. a 02 de mar., 2024. Disponível em: https://fonec.org/wp-content/uploads/2024/03/Carta-em-Apoio-a-SECADI_MEC-3-1-3.pdf. Acesso em: 29 out. 2024.

CALDART, Roseli Salete. Elementos para construção do projeto político e pedagógico da educação do campo. Revista Trabalho Necessário, Niterói, v. 2, n. 2, 2004.

CALDART, Roseli Salete. Pedagogia do Movimento. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio (org). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/l191.pdf. Acesso em: 24 de jul. 2022.

CRUZ, Vanessa Aparecida da Silva; RIBEIRO, Luiz Paulo. O Programa Escola da Terra: contextualizando as atividades desenvolvidas pela Faculdade de Educação de Minas Gerais. In: ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel; JUSTINO, Érica Fernanda (org.). Escola da Terra: desafios e possibilidades para formação continuada de professores. Belo Horizonte: autêntica, 2022. (Coleção Caminhos da Educação do Campo).

DIAS, Edmundo Fernandes. Intelectuais: para que e para quem? LOMBARDI, José Claudinei; MAGALHÃES, Lívia D. Rocha; SANTOS, Wilson da Silva (org.). Gramsci no limiar do século XXI. Edição digital. Campinas: Librum Editora, 2013, p. 118-140.

FOERSTE, Erineu; FICHTNER, Bernd; NUNES, José Walter; SOUZA NETO, João Clemente de. Educação do campo e pedagogia social: interculturalidade em lutas coletivas por terra e educação. Revista Iberoamericana de Educación, [S. l.], v. 76, p. 125-142, 2018. DOI: https://doi.org/10.35362/rie7602853. Disponível em: https://rieoei.org/RIE/article/view/2853. Acesso em: 23 jul. 2024.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. ed. especial, Editora: Paz & Terra, 2021.

GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 7. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2020.

GERKE, Janinha; FOERSTE, Erineu. A pesquisa na formação por alternância: desvelando caminhos e cunhando utopias possíveis. In: FOERSTE, Erineu; PUIG-CALVÓ, Pedro; GERKE, Janinha; CALIARI, Rogério Omar. Pedagogia da alternância: 50 anos em terras brasileiras – memórias, trajetória e desafios. Curitiba: Appris, 2019.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico. Séries Históricas e Estatísticas, 2022. Brasília, DF. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/am/sao-sebastiao-do-uatuma/panorama. Acesso em 10 dez. 2022.

LIMA, Eloisa Aparecido Cerino Rosa; FERNANDES, Silva Aparecido de Souza. Educação do campo como projeto de desenvolvimento e de vida para o campo/Rural Education Education as a project of development and of life for the countryside. Revista Nera, Presidente Prudente, v. 21, n. 45, p. 50–71, 2018. DOI: https://doi.org/10.47946/rnera.v21i45.5841. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/5841. Acesso em: 29 abr. 2023.

MARTINS, Firmino Costa. Pedagogia da alternância: uma possibilidade formativa cidadã. In: FOERSTE, Erineu; PUIG-CALVÓ, Pedro; GERKE, Janinha; CALIARI, Rogério Omar. Pedagogia da alternância: 50 anos em terras brasileiras – memórias, trajetória e desafios. Curitiba: Appris, 2019.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. Tradução Iza Tavares. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

NASCIMENTO, Gabriel Rodrigues; SOUZA, Érica de Souza; BORGES, Heloisa da Silva. Escola da Terra no município de São Sebastião do Uatumã/AM: desafios na pandemia de covid-19. Revista Brasileira de Educação do Campo, [S. l.], v. 7, p. e13836, 2022. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13836. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/campo/article/view/13836. Acesso em: 1 fev. 2024.

SANTOS, Ramofly Bicalho. História da educação do campo no brasil: o protagonismo dos movimentos sociais. Revista Teias, [S. l.], v. 18, n. 51, p. 210-224, 2017. DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.24758. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24758. Acesso em: 10 nov. 2022.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-crítica, Quadragésimo ano: Novas Aproximações. Campinas: ‎Autores Associados, 2019.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: Primeiras aproximações. 12. ed. Campinas: ‎Autores Associados, 2021.

SOUZA, Érica de Souza e. As políticas públicas de formação continuada de professores/as das escolas do campo: estudo na comunidade do Tracajá numa escola municipal de Parintins-AM. 2021. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021. Disponível em: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8863. Acesso em: 21 out. 2024.

SOUZA, Érica de Souza e; NASCIMENTO, Gabriel Rodrigues do; BORGES, Heloisa da Silva; VICTÓRIA, Claudio Gomes. O Programa Escola da Terra em tempos de pandemia de Covid-19: experiências de formação contínua em Presidente Figueiredo/AM. Revista Educação e Políticas em Debate, Uberlândia, v. 12, n. 1, p. 115-134, 2023. DOI: https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n1a2023-67536. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/67536. Acesso em: 1 de fev. 2023.

SOUZA NETTO, Xavier Carvalho de. Prefácio. In: ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel; JUSTINO, Érica Fernanda (org.). Escola da Terra: desafios e possibilidades para formação continuada de professores. Belo Horizonte, MG: autêntica, 2022. (Coleção Caminhos da Educação do Campo).

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2022.

UFAM, Universidade Federal do Amazonas. Projeto Político do curso de Especialização em Educação do Campo: Práticas Pedagógicas. FACED/UFAM, 2021.

WINKIN, Yves. A nova comunicação: da teoria ao trabalho de campo. Tradução de Roberto Leal Ferreira. Campinas: Papirus, 1998.

Downloads

Publicado

29-10-2024

Como Citar

SOUZA, Érica de S. e; NASCIMENTO, G. R. do; BORGES, H. da S. Formação continuada de professores/as do campo no Programa Escola da Terra da UFAM. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 14, p. 1–24, 2024. DOI: 10.35699/2237-5864.2024.48435. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/48435. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos