Flipped classroom adaptada ao ensino presencial e remoto

estudo de caso no ensino de química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.48821

Palavras-chave:

flipped classroom, aprendizagem, ensino de química, aula remota

Resumo

O presente artigo analisou os impactos da aplicação da metodologia flipped classroom no desempenho dos estudantes nas atividades e provas durante o ensino de química na graduação de uma instituição de ensino superior na cidade de Natal, no estado do Rio Grande do Norte. A metodologia ativa foi aplicada em turmas em períodos que ocorreram antes, durante e após as aulas-remotas, ocorridas em decorrência da pandemia da covid-19. O objetivo foi avaliar o desempenho dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem comparando os resultados da aplicação da metodologia flipped classroom com as aulas tradicionais. Trata-se de um estudo de caso com abordagem descritiva e explicativa, com análise quantitativa de dados coletados. Foi possível verificar que o rendimento dos alunos no ensino flipped classroom foi superior ao rendimento das turmas com aulas tradicionais. O estudo comprovou também que os momentos de encontros presenciais com professor e com os colegas promovem melhores resultados que os encontros remotos. A aplicação da metodologia flipped classroom, nos cenários presencial e remoto, abre possibilidades de metodologias adaptadas em ensino híbrido e em ensino a distância, privilegiando, também, turmas com deficiências no aprendizado de conteúdo mais complexo, como é o caso da química.

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Biografia do Autor

Everlane Ferreira Moura, Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN), Natal, RN, Brasil.

Atua como docente em cursos de graduação (presenciais e híbridos) e de pós-graduação no Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN). Doutora e mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), graduada em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especializações em Design Instrucional pelo Senac-SP e em Tecnologia Educacional pela UFRN.

Wannise de Santana Lima, Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN), Natal, RN, Brasil.

Atualmente é diretora acadêmica e coordena o Núcleo de Educação a Distância do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN). Doutora em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (ULisboa), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atua como docente na graduação e pós-graduação.

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Publicado

01-11-2024

Como Citar

MOURA, E. F.; LIMA, W. de S. Flipped classroom adaptada ao ensino presencial e remoto: estudo de caso no ensino de química. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 14, p. 1–21, 2024. DOI: 10.35699/2237-5864.2024.48821. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/48821. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos