Flipped classroom adaptada ao ensino presencial e remoto
estudo de caso no ensino de química
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.48821Palavras-chave:
flipped classroom, aprendizagem, ensino de química, aula remotaResumo
O presente artigo analisou os impactos da aplicação da metodologia flipped classroom no desempenho dos estudantes nas atividades e provas durante o ensino de química na graduação de uma instituição de ensino superior na cidade de Natal, no estado do Rio Grande do Norte. A metodologia ativa foi aplicada em turmas em períodos que ocorreram antes, durante e após as aulas-remotas, ocorridas em decorrência da pandemia da covid-19. O objetivo foi avaliar o desempenho dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem comparando os resultados da aplicação da metodologia flipped classroom com as aulas tradicionais. Trata-se de um estudo de caso com abordagem descritiva e explicativa, com análise quantitativa de dados coletados. Foi possível verificar que o rendimento dos alunos no ensino flipped classroom foi superior ao rendimento das turmas com aulas tradicionais. O estudo comprovou também que os momentos de encontros presenciais com professor e com os colegas promovem melhores resultados que os encontros remotos. A aplicação da metodologia flipped classroom, nos cenários presencial e remoto, abre possibilidades de metodologias adaptadas em ensino híbrido e em ensino a distância, privilegiando, também, turmas com deficiências no aprendizado de conteúdo mais complexo, como é o caso da química.
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