O exame clínico objetivo estruturado nos cursos de saúde no Brasil de 2013 a 2023
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2025.51311Palavras-chave:
avaliação, clínicas, ensino superior, saúde, OSCEResumo
Introdução: o exame clínico objetivo estruturado (OSCE), é caracterizado como um instrumento de avaliação das competências do raciocínio, analisando a conduta do profissional de forma objetiva e estruturada através de padrões pré-definidos. Objetivo: realizar uma revisão sistemática que reunisse as áreas de aplicação do OSCE no Brasil e as aplicações do seu uso no período de 2013 a 2023. Metodologia: através de um padrão de descritores: (OSCE OR “EXAME ESTRUTURADO”) AND (BRASIL OR BRAZIL OR BR) AND (APLICATION OR APLICAÇÃO OR USE OR USO) foram pesquisados artigos completos, publicados em português e inglês. Resultados: a pesquisa inicial constou com um montante de 71 artigos e, após processos de triagem pelos critérios de exclusão, foram incluídos oito artigos completos, de onde se extraiu um grupo de informações com o propósito de realizar o confronte entre os diferentes autores. O estudo demonstra uma abrangência para cursos como Fisioterapia, Farmácia e Enfermagem, mas ainda com uma prevalência no curso de Medicina. Conclusões: os autores caracterizaram OSCE de duas maneiras, como sendo uma avaliação suplementar às outras ferramentas ou como padrão ouro de avaliação prática.
Downloads
Referências
LOGAR, Gustavo Almeida; COELHO, Cláudia de Oliveira Lima; PIZI, Eliane Cristina Gava; GALHANO, Graziela Ávila Prado; NEVES, Adrieli de Paula; OLIVEIRA, Ligia Teixeira de; BERTÃO, José Maria. O OSCE na avaliação clínica odontológica: relato de experiência com estudantes de graduação. Revista da ABENO, v. 18, n. 1, p. 15-24, 2018. DOI: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i1.444. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/444. Acesso em: 22 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i1.444
BARRICKMAN, Ashleigh L.; GÁLVEZ-PERALTA, Marina; MAYNOR, Lena. Comparison of pharmacy student, evaluator, and standardised patient assessment of Objective Structured Clinical Examination (OSCE) performance. Pharmacy Education, v. 23, n. 1, p. 314-320, 2023. DOI: https://doi.org/10.46542/pe.2023.231.314320. Disponível em: https://pharmacyeducation.fip.org/pharmacyeducation/article/view/2012. Acesso em: 12 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.46542/pe.2023.231.314320
CÁNEPA, Paula Analía. Implementación del sistema O.S.C.E. para la evaluación de competencias clínicas en la carrera de Medicina Veterinaria. Trayectorias Universitarias, v. 2, n. 2, p. 43-49, 2016. Disponível em: https://revistas.unlp.edu.ar/TrayectoriasUniversitarias/article/view/2757. Acesso em: 10 jan. 2025.
CARDOSO, Thaissa Costa; SILVA, Cleiton Bueno da; LOPES, Flávio Marques; DEWULF, Nathalie de Lourdes Souza. A simulação no ensino de competências para a realização de serviços farmacêuticos de âmbito clínico. Clinical and Biomedical Research, Porto Alegre, v. 40, n. 1, 2020. DOI: https://doi.org/10.22491/2357-9730.98027. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/98027. Acesso em: 12 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.22491/2357-9730.98027
CASTELLANI, Luciana; QUINTANILHA, Luiz Fernando; ARRIAGA GUTIÉRREZ, María Belen; LIMA, Maria de Lourdes; ANDRADE, Bruno de Bezerril. Objective structured clinical examination (OSCE) as a reliable evaluation strategy evidence from a Brazilian Medical School. 2020. DOI: https://doi.org/10.33225/pec/20.78.674. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/43870. Acesso em 12 out. 2023.
CHEN, Isabel; FORBES, Connor. Reflective writing and its impact on empathy in medical education: systematic review. Journal of educational evaluation for health professions, v. 11, 2014. DOI: https://doi.org/10.3352/jeehp.2014.11.20. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC4309942/. Acesso em: 15 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.3352/jeehp.2014.11.20
COSTA, Lívia Cristina Scalon da; AVELINO, Carolina Costa Valcanti; FREITAS, Lara Aparecida de; AGOSTINHO, Aline Aparecida Machado; ANDRADE, Maria Betânia Tinti de; GOYATÁ, Sueli Leiko Takamatsu. Undergraduates performance on vaccine administration in simulated scenario. Revista brasileira de enfermagem, v. 72, n. 2, p. 345-353, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0486. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31017195/. Acesso em: 12 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0486
COUTO, Lucélio B.; DURAND, Marina T.; WOLFF, Amora C. D.; RESTINI, Carolina B. A.; FARIA JR., Milton; ROMÃO, Gustavo Salata; BESTETTI, Reinaldo B. Formative assessment scores in tutorial sessions correlates with OSCE and progress testing scores in a PBL medical curriculum. Medical education online, v. 24, n. 1, p. 1560862, 2019. DOI: https://doi.org/10.1080/10872981.2018.1560862. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31023185/. Acesso em: 17 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.1080/10872981.2018.1560862
ERNSTZEN, Dawn Verna; STATHAM, Susan B.; HANEKOM, S. D. Physiotherapy students' perceptions about the learning opportunities included in an introductory clinical module. African Journal of Health Professions Education, v. 6, n. 2, p. 217-221, 2014. Disponível em: https://www.ajol.info/index.php/ajhpe/article/view/113492. Acesso em: 14 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.7196/AJHPE.524
FARIA, Alexandre Loureiro. Osce-3d: um sistema de simulação tridimensional para uso em avaliações tipo exame clínico objetivo estruturado. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Saúde) – Centro Universitário Christus. Fortaleza, 82 p., 2019. Disponível em: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/804. Acesso em: 14 dez. 2023.
FERREIRA, Érica de Matos Reis; PINTO, Rafael Zambelli; ARANTES, Paula Maria Machado; VIEIRA, Érica Leandro Marciano; TEIXEIRA, Antônio Lúcio; FERREIRA, Fabiane Ribeiro; VAZ, Daniela Virgínia. Stress, anxiety, self-efficacy, and the meanings that physical therapy students attribute to their experience with an objective structured clinical examination. BMC Medical Education, v. 20, p. 1-9, 2020. DOI: https://doi.org/10.1186/s12909-020-02202-5. Disponível em: https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12909-020-02202-5#citeas. Acesso em: 13 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.1186/s12909-020-02202-5
FIGUEROA-ARCE, Nicole; FIGUEROA-GONZÁLEZ, Paola; GÓMEZ-MIRANDA, Luis; GUTIÉRREZ-ARIAS, Ruvistay; CONTRERAS-PIZARRO, Viviana. Implementación de un Examen clínico objetivo estructurado (ECOE) como herramienta para evaluar el desarrollo del razonamiento clínico en estudiantes de fisioterapia. Revista de la Facultad de Medicina, v. 70, n. 2, p. 53-65, 2022. DOI: https://doi.org/10.15446/revfacmed.v70n2.90746. Disponível em: https://researchers.unab.cl/en/publications/implementaci%C3%B3n-de-un-examen-cl%C3%ADnico-objetivo-estructurado-ecoe-co. Acesso em: 14 out. 2023.
FRANCO, Camila Ament Giuliani; FRANCO, Renato Soleiman; CECILIO-FERNANDES, Dario; SEVERO, Milton; FERREIRA, Maria Amélia; CARVALHO-FILHO, Marco Antonio de. Added value of assessing medical students’ reflective writings in communication skills training: a longitudinal study in four academic centres. BMJ open, v. 10, n. 11, p. e038898, 2020. DOI: https://doi.org/10.1136/bmjopen-2020-038898. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33158823/. Acesso em: 17 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.1136/bmjopen-2020-038898
FUENTES, Luigi Stevens Castro. Un breve diagnóstico sobre la actividad de supervisión del OSCE en las compras públicas. Ius et Praxis, n. 054, p. 239-257, 2022. DOI: https://doi.org/10.26439/iusetpraxis2022.n054.5449. Disponível em: https://revistas.ulima.edu.pe/index.php/Ius_et_Praxis/article/view/5449. Acesso em: 18 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.26439/iusetpraxis2022.n054.5449
HARDEN, Ronald M.; STEVENSON, M.; DOWNIE, W. W.; WILSON, G. M. Assessment of clinical competence using objective structured examination. British medical journal, v. 1, n. 5955, p. 447, 1975. DOI: https://doi.org/10.1136/bmj.1.5955.447. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC1672423/. Acesso em 27 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.1136/bmj.1.5955.447
KARNIELI-MILLER, Orit. Reflective practice in the teaching of communication skills. Patient Education and Counseling, v. 103, n. 10, p. 2166-2172, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.pec.2020.06.021. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32684444/. Acesso em: 12 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.pec.2020.06.021
KASSABRY, Maysa Fareed. Evaluation of simulation Using Objective Structured Clinical Examination (OSCE) among undergraduate nursing students: a systematic review. International Journal of Africa Nursing Sciences, p. 100553, 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijans.2023.100553. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2214139123000288. Acesso em: 12 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijans.2023.100553
KHAN, Sabeen Abid; AARAJ, Sahira; TALAT, Sidra; JAVED, Nismat. Students’ perception and scores in Pediatrics end-of-clerkship and final professional Objective Structured Clinical Examination (OSCE): a comparative study. Pakistan Journal of Medical Sciences, v. 37, n. 2, p. 525, 2021. DOI: https://doi.org/10.12669/pjms.37.2.3422. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC7931273/. Acesso em: 24 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.12669/pjms.37.2.3422
MAJUMDER, Md Anwarul Azim; KUMAR, Alok; KRISHNAMURTHY, Kandamaran; OJEH, Nkemcho; ADAMS, Oswald Peter; SA, Bidyadhar. An evaluative study of objective structured clinical examination (OSCE): students and examiners perspectives. Advances in medical education and practice, p. 387-397, 2019. DOI: https://doi.org/10.2147/amep.s197275. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31239801/. Acesso em: 12 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.2147/AMEP.S197275
MAMEDE, Silvia; SCHMIDT, Henk G. The structure of reflective practice in medicine. Medical education, v. 38, n. 12, p. 1302-1308, 2004. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1365-2929.2004.01917.x. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15566542/. Acesso em: 14 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1365-2929.2004.01917.x
MATOS, Flávia Soares; TOLEDO JR, Antonio. A prova prática-oral estruturada é comparável ao exame clínico objetivo estruturado na avaliação de micro habilidades clínicas? Revista Docência do Ensino Superior, v. 10, p. 1-21, 2020. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.19242. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/19242. Acesso em: 2 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.19242
MESQUITA, Alessandra R.; SOUZA, Werlissandra M.; BOAVENTURA, Thays C.; BARROS, Izadora M. C.; ANTONIOLLI, Angelo R.; SILVA, Wellington B.; LYRA JÚNIOR, Divaldo P. The effect of active learning methodologies on the teaching of pharmaceutical care in a Brazilian pharmacy faculty. PloS one, v. 10, n. 5, p. e0123141, 2015. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0123141. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25969991/. Acesso em: 2 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0123141
MUNEEB, Aeman; JAWAID, Hena; KHALID, Natasha; MIAN, Asad. The art of healing through narrative medicine in clinical practice: a reflection. The Permanente Journal, v. 21, 2017. DOI: https://doi.org/10.7812/tpp/17-013. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29035184/. Acesso em: 23 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.7812/TPP/17-013
NUNES, Aida Aguilar; PAZELI JÚNIOR, José Muniz; RODRIGUES, Anderson Tavares; TOLLENDAL, Ana Luisa Silveira Vieira; EZEQUIEL, Oscarina da Silva; COLUGNATI, Fernando Antonio Basile; BASTOS, Marcus Gomes. Desenvolvimento de competências para o uso da ultrassonografia point-of-care em Nefrologia. Brazilian Journal of Nephrology, v. 38, n. 2, p. 209-214, 2016. DOI: https://doi.org/10.5935/0101-2800.20160030. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jbn/a/Vc6g9sYLjFWVp8D46WFX84v/?lang=pt. Acesso em: 24 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.5935/0101-2800.20160030
OLIVEIRA, Fabiana Aparecida Mayrink de; PORTO, Fernanda Ribeiro; RIBEIRO, Cleide Gisele; HADDAD, Ana Estela; OLIVEIRA, Rodrigo Guerra de; FERRAZ JÚNIOR, Antônio Márcio Lima. Exame clínico objetivo estruturado, OSCE: um avanço no processo de ensino e aprendizagem sob a percepção do estudante. Revista de Odontologia da UNESP, v. 48, p. e20190027, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-2577.02719. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rounesp/a/RSgyccpsfc57J7HZfpH6jfB/abstract/?lang=pt. Acesso em: 14 out. 2023.
PAGE, Matthew J.; MCKENZIE, Joanne E.; BOSSUYT, Patrick M.; BOUTRON, Isabelle; Hoffmann, Tammy C.; MULROW, Cynthia D.; SHAMSEER, Larissa; Tetzlaff, Jennifer M.; AKL, Elie A.; BRENNAN, Sue E.; CHOU, Roger; GLANVILLE, Julie; GRIMSHAW, Jeremy M.; HRÓBJARTSSON, Asbjørn; LALU, Manoj M.; LI, Tianjing; LODER, Elizabeth W.; MAYO-WILSON, Evan; MCDONALD, Steve; MCGUINNESS, Luke A.; STEWART, Lesley A.; THOMAS, James; TRICCO, Andrea C.; WELCH, Vivian A.; WHITING, Penny; MOHER, David. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. International journal of surgery, v. 88, p. 105906, 2021. DOI: https://doi.org/10.1186/s13643-021-01626-4. Disponível em: https://systematicreviewsjournal.biomedcentral.com/articles/10.1186/s13643-021-01626-4#citeas. Acesso em: 5 nov. 2023.
PANÚNCIO-PINTO, Maria Paula; TRONCON, Luiz Ernesto de Almeida. Avaliação do estudante–aspectos gerais. Medicina (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, v. 47, n. 3, p. 314-323, 2014. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v47i3p314-323. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/86684. Acesso em: 13 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v47i3p314-323
RAURELL-TORREDÀ, Marta; ROMERO-COLLADO, Àngel; BONMATÍ-TOMÀS, Anna; OLIVET-PUJOL, Josep; BALTASAR-BAGUÉ, Alícia; SOLÀ-POLA, Montserrat; MATEU-FIGUERAS, Glòria. Objective structured clinical examination: an assessment method for academic-practice partnerships. Clinical Simulation in Nursing, v. 19, p. 8-16, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.ecns.2017.11.001. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S1876139917300865. Acesso em: 14 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ecns.2017.11.001
RIVERO-LÓPEZ, Carlos Alonso; POMPA-MANSILLA, Maura; TREJO-MEJÍA, Juan Andrés; MARTÍNEZ-GONZÁLEZ, Adrián. Examen clínico objetivo estructurado en línea (Web-ECOE): percepción de los pacientes, evaluadores y residentes. Investigación en educación médica, v. 11, n. 42, p. 9-18, 2022. DOI: https://doi.org/10.22201/fm.20075057e.2022.42.21383. Disponível em: https://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S2007-50572022000200009&script=sci_abstract. Acesso em: 12 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.22201/fm.20075057e.2022.42.21383
RODERJAN, Amanda Kuster; GOMEL, Bruno May; TANAKA, Amanda Akemi; EGG NETO, Daniel; CHAO, Katherine Bessa; NISIHARA, Renato Mitsouri. Competências clínicas do aluno de medicina em urgência e emergência: análise evolutiva através do OSCE. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 45, p. e193, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.4-20210178. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/qJvcjsjzxS8wsynFfZwdrcp/. Acesso em: 16 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.4-20210178
RODRIGUES, Marcelo Arlindo Vasconcelos; OLMOS, Rodrigo Diaz; KIRA, Célia Maria; LOTUFO, Paulo Andrade; SANTOS, Itamar Souza; TIBÉRIO, Iolanda de Fátima Lopes Calvo. “Shadow” OSCE examiner. A cross-sectional study comparing the “shadow” examiner with the original OSCE examiner format. Clinics, v. 74, 2019. DOI: https://doi.org/10.6061/clinics/2019/e1502. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC6827324/. Acesso em: 17 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.6061/clinics/2019/e1502
ROSSO, Lucas Henrique de; CROSSETTI, Maria da Graça Oliveira; SILVA, Carolina Giordani da; PRATES, Janaína; POTZIK, Bárbara; RAMOS, Vinícius Ruduit. Elementos estruturais do Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE) para o ensino em enfermagem: revisão integrativa. Journal Archives of Health, v. 4, n. 4, p. 1171-1186, 2023. DOI: https://doi.org/10.46919/archv4n4-007. Disponível em: https://ojs.latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/ah/article/view/1443. Acesso em: 19 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.46919/archv4n4-007
SHERAZI, Mubashar Hussain. Objective structured clinical examination introduction. In: SHERAZI, Mubashar Hussain; DIXON, Elijah (ed.). The objective structured clinical examination review, 2019. p. 1-12. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-95444-8. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-95444-8_1
SOTELO, Julca; XIOMARA, Ghilda. El protocolo para la atención al usuario como instrumento de gestión en el Registro Nacional de Proveedores – OSCE. Tese de Doutorado (Escuela De Posgrado Programa Académico De Maestría En Gestión Pública) – Universidad César Vallejo. Lima – Perú, 81 p. 2020. Disponível em: https://repositorio.ucv.edu.pe/handle/20.500.12692/45151. Acesso em: 16 out. 2023.
TRONCON, Luiz Ernesto de Almeida; FOSS, Norma Tiraboschi; VOLTARELLI, Julio César; DANTAS, Roberto Oliveira. Avaliação de habilidades clínicas por exame objetivo estruturado por estações, com emprego de pacientes padronizados; uma aplicação no Brasil (parte lI). Revista Brasileira de Educação Médica, v. 20, p. 53-60, 1996. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v20.2-3-009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/mqmLmWrZVzr48h9QSvsLMzt/. Acesso em: 12 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v20.2-3-009
TSINGOS-LUCAS, Cherie; BOSNIC-ANTICEVICH, Sinthia; SCHNEIDER, Carl R.; SMITH, Lorraine. Using reflective writing as a predictor of academic success in different assessment formats. American Journal of Pharmaceutical Education, v. 81, n. 1, p. 8, 2017. DOI: https://doi.org/10.5688/ajpe8118. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC5339594/. Acesso em: 18 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.5688/ajpe8118
UYGUR, Jane; Ellen Stuart; DE PAOR, Muireann; WALLACE, Emma; DUFFY, Seamus; O'SHEA, Marie; SMITH, Susan; PAWLIKOWSKA, Teresa. A Best Evidence in Medical Education systematic review to determine the most effective teaching methods that develop reflection in medical students: BEME Guide No. 51. Medical teacher, v. 41, n. 1, p. 3-16, 2019. DOI: https://doi.org/10.1080/0142159x.2018.1505037. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30634872/. Acesso em: 7 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.1080/0142159X.2018.1505037
YEATES, Peter; MALUF, Adriano; KINSTON, Ruth; COPE, Natalie; MCCRAY, Gareth; CULLEN, Kathy; O'NEILL, Vikki; COLE, Aidan; GOODFELLOW, Rhian; VALLENDER, Rebecca; CHUNG, Ching-Wa; MCKINLEY, Robert K.; FULLER, Richard; WONG, Geoff. Enhancing authenticity, diagnosticity and equivalence (AD-Equiv) in multicentre OSCE exams in health professionals education: protocol for a complex intervention study. BMJ open, v. 12, n. 12, p. e064387, 2022. DOI: https://doi.org/10.1136/bmjopen-2022-064387. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/36600366/. Acesso em: 3 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.1136/bmjopen-2022-064387
ZERBINATTI, Laysa Fernanda; PRADO, Maria Rosa Machado; AGUILAR, Claudia Paola Carrasco; BORGMANN, Ariela Victoria; VAZ, Rogério Saad. A percepção do estudante de fisioterapia sobre OSCE na ies. Revista Thêma et Scientia, v. 12, n. 2, p. 121-133, 2022. Disponível em: https://themaetscientia.fag.edu.br/index.php/RTES/article/view/1288. Acesso em: 12 out. 2023.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Paula Páglia Braga Araújo, Giliel Rodrigues Leandro, Rafael Dioni Leandro Costa, Erotides Martins Filho, Elzenir Pereira de Oliveira Almeida

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).

























