Estudo de casas autoconstruídas
oportunidade para a (des)construção da história da arquitetura
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2025.52701Palavras-chave:
história da arquitetura, autoconstrução, ensino de Arquitetura e UrbanismoResumo
Tradicionalmente, os temas abordados pela história da arquitetura não dão conta da diversidade edilícia que constitui a cidade construída. É recente a ampliação dos esforços no sentido de dirigir olhares para as edificações não monumentais, de períodos mais recentes, não destinadas às elites; edifícios que contribuem de maneira significativa para a constituição da paisagem urbana de muitas cidades brasileiras. O estudo dessa produção é de fundamental importância para a compreensão da arquitetura do país em sua complexidade. Para além de levar a reflexões de ordem historiográfica, essa ampliação de olhares remete, também, à necessidade de alargamento dos conteúdos que permeiam o ensino de arquitetura e urbanismo. Este artigo apresenta uma experiência didática de levantamento de edificações autoconstruídas, que busca ampliar o olhar sobre arquiteturas da cidade real, desenvolvida de maio a agosto de 2022 na disciplina Teoria e Crítica da Arquitetura Contemporânea na América Latina do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Uberlândia.
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